terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mantorras e Hulk, em versão MST

No seu artigo de opinião de hoje n´A Bola, Miguel Sousa Tavares fala de caça. Confusos? MST é um caçador e vangloria-se de o ser. Diz que abriu a época de caça, mas como esteve no estrangeiro não teve oportunidade de se estrear no manuseio da arma.
Logo, como o vício aperta, utilizou a arma da caneta (ou das teclas do computador) para metaforicamente dizer que também abriu a caça ao Hulk. Curioso, depois do filme produzido pelo FC Porto sobre as alegadas faltas sobre o jogador portista, eis que surge MST a afinar pelo mesmo diapasão. Já ninguém duvida que estamos perante uma campanha. Uma campanha com o objectivo de levar ao colo o jogador Hulk e, consequentemente, o FC Porto. Ai dos árbitros que agora admoestaram Hulk e ai dos jogadores adversários que tocarem com um dedo num pêlo do homem.
O artigo tinha a importância que tinha -ou seja, nenhuma - não se desse o caso de MST, para melhor atingir o objectivo a que se propôs, viesse comparar Hulk a Mantorras e trouxesse á colação a célebre frase "Deixem jogar o Mantorras".
Sabendo nós de antemão que MST não prima pela honestidade intelectual no que ao futebol diz respeito, causa porém estranheza que se dê ao trabalho de descer tão baixo. Devia lembrar-se que Pedro Mantorras foi pura e simplesmente massacrado como ninguém no futebol português talvez só à excepção de Eusébio) num célebre jogo na Póvoa contra o Varzim, em 2001.
O jogador do Benfica sofreu dezenas de faltas dos jogadores do Varzim e, principalmente, do seu marcador directo, o defesa varzinista Alexandre. Este acabou o jogo incólume, sem ter visto um único cartão do inefável árbitro de Viseu, Isidoro Rodrigues.
Aquilo a que o país assistiu em 2001, num filme de violência inaudita sobre Mantorras, é algo que comparado com o que se passa com Hulk é a mesma coisa que comparar um filme de terror de David Cronnenberg, com um filme cómico tipo "Mister Bean". Mas, infelizmente, há quem de cinema perceba pouco.
post-scriptum: 2ª Jornada

Principal nota de destaque na arbitragem: Dualidade de critérios. Penalty assinalado no Dragão por mão na bola (Cléber), sem intencionalidade mas com desvio de trajectória. Artur Soares Dias, no jogo da primeira jornada (SLB x Maritimo) esqueceu-se de assinalar o desvio do braço de Fernandinho a passe de Weldon ao minuto 90 + 3.

Cardozo é o jogador mais rematador nas duas primeiras jornadas da primeira Liga. O avançado encarnado tem 11 remates, contra 7 de Liedson e Falcão.


22.08.2009
Liga Sagres – 2ª Jornada
Estádio José de Alvalade, em Lisboa
Sporting 1 X Sp.Braga 2
Golos: Alan 12’;Yannick 71’;Meyong 75’
Cartões Amarelos: Hugo Viana e Mossoró 32’,Daniel Carriço 44’,Liedson 51’,Eduardo 51’,Rodriguez 53’

Equipa arbitragem:
Arbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Auxiliares: Bertino Miranda e João Santos
4ºÁrbitro: Hugo Miguel

Estatística:

Sporting - Braga
Pontapés de canto 7 - 4
Faltas cometidas 14 - 1 6
Remates 11 - 6
Remates Perigosos 2 - 4
Foras-de-jogo 10 - 0
Posse de bola 56% - 44%

Incidências:

4’ – Braço de Moisés na área após remate de Liedson. O pontapé sai forte, com a trajectória da bola a ser alterada pelo braço direito de Moisés. Olegário Benquerença manda jogar. Seguindo o critério de João Ferreira, no Dragão, ficou por marcar uma grande penalidade.
8’ – Fora-de-jogo bem assinalado a Vukcevic após passe de João Moutinho
16’ – Matias Fernandez entra na área e envolve-se com Rodriguez. Lance sem motivo para penalidade
50’ – Carriço ‘varre’ Meyong na área do Sporting. Penalty por marcar
62’ – Fora-de-jogo bem assinalado a Caicedo que se encontrava na pequena área


23.08.2009
Liga Sagres – 2ª Jornada
Estádio D.Afonso Henriques, em Guimarães
V.Guimarães 0 SLBenfica 1
Golos: Ramires 89’
Cartões Amarelos: Javi Garcia 28’,Flávio Meireles 52’ e 60’,Nuno Assis 72 e 90+2’,Fábio Coentrão 90+2’

Equipa arbitragem:
Arbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Auxiliares: Tiago Trigo e André Campos
4ºÁrbitro: Paulo Costa

Estatística:

Guimarães - Benfica
Pontapés de canto 7 - 3
Faltas cometidas 20 - 13
Ataques 26 - 38
Remates 10 - 15
Eficácia remate/golo 0% - 7,1%
Remates Perigosos 3 - 4
Foras-de-jogo 1 - 1
Posse de bola 45% - 55%

Incidências:

2’ Flávio Meireles, depois de Pedro Proença ter assinalado falta, pontapeia já com o jogo interrompido Javi Garcia nas costas. Conduta anti-desportiva que deveria ter sido sancionada pelo árbitro
17’ Cruzamento de Shaffer para Cardozo que cabeceia para dentro da baliza adversária mas em situação de fora-de-jogo, correctamente assinalado
40’ Sereno atinge Di Maria no pescoço. Pedro Proença nada assinala
43’ Cruzamento de Andrezinho para a área encarnada, onde Douglas cai após choque com Luisão. Não existe qq falta.
60’ Flávio Meireles corta a bola ostensivamente com o braço esquerdo na sequência de um canto (expulso por acumulação de amarelos). Penalty bem assinalado a favor do Benfica
60’Na marcação da penalidade, Cardozo atira para defesa de Nilson (2º penalty seguido falhado por Cardozo na Liga). Nota: Até à presente temporada Cardozo com eficácia 100% na marcação de penalidades (9/9)
90+2’ Coentrão atira a bola para fora após falta de Shaffer. Nuno Assis reage quando o benfiquista se aproxima. Aceitam-se os amarelos mostrados aos dois jogadores, o segundo no caso de Assis

Curiosidades:
- Desde que foi campeão (2004/05) que o SLB não ganhava para a Liga no mês de Agosto
- Desde 1996 que Benfica não ganhava três vezes seguidas em Guimarães

24.08.2009
Liga Sagres – 2ª Jornada
Estádio do Dragão, no Porto
FC Porto 3 Nacional 0
Golos: Falcao 66’,gp,Rolando 71’, Cristian Rodriguez 86’
Cartões Amarelos: Raul Meireles 21’,Cléber 40’ e 63’,Patacas 63’,Clebão 63’ e 64’

Equipa arbitragem:
Arbitro: João Ferreira (Setúbal)
Auxiliares: Luís Ramos e Pais António
4ºÁrbitro: Bruno Esteves

Estatística:
Porto - Nacional
Pontapés de canto 9 - 3
Faltas cometidas 10 - 14
Remates 19 - 5
Eficácia remate/golo 16,66% - 0%
Remates Perigosos 12 - 2
Foras-de-jogo 2 - 2
Posse de bola 52% - 48%

Incidências:
20’ Mariano pressionado e tocado dentro da área do Nacional, mas sem qualquer falta
22’ Varela cai na área. Árbitro bem, nada assinalou
32’ Raul Meireles agarra Leandro Salino sem tentar sequer jogar a bola. Amarelo por mostrar, que seria o segundo
43’ Fora-de-jogo mal assinalado a Amuneke. Jogador em linha com penúltimo defesa do FC Porto
45´ Falcao cruza para a área com a bola a bater no braço de Felipe Lopes. O braço do defesa do Nacional estava junto ao corpo e não o mexeu. Bem o árbitro em nada assinalar
63’ Mariano remata na área, Cléber dá o corpo à bola, esta bate-lhe na perna e é desviada com o braço quando se encaminhava para a baliza. Penalidade bem assinalada.
Nota: o árbitro perto do lance assinalou canto, e corrigiu depois a decisão após indicação do seu fiscal de linha. Esta atitude enervou os jogadores do Nacional, dois jogadores levaram cartão por protestos (Patacas e Clebão). Cleber e Clebão já tinha amarelo, o Nacional ficou reduzido a nove jogadores
80’ Falcao entra na área nacionalista tenta o remate, mas pressionado por dois adversários é desarmado sem qualquer falta.

9 comentários:

  1. Mas será que este dito escritor só tem merda naquela cabeça ? Ou será que está com alzheimer , porque se esquece da coisas com bastante facilidade.
    Como diria o Dr.Vilarinho estou me cagando para este senhor.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Fonseca, V. gosta muito de citar MST e RM, que ao contrário da sua prestação naquele vomitório do Porto Canal, primam pela elevação e inteligência ao esgrimir argumentos no que ao futebol concerne.

    Senão reparemos, o meu amigo tirsense gosta muito de falar nos "roubos" do Arturito. Sem dúvida, que é muito discutível a não marcação da grande penalidade aos 92 minutos. É daqueles lances em que nem os entendidos se entendem. Na minha opinião não é, mas concedo que se o árbitro marcasse não deveria ser criticado, desde que no futuro mantenha um critério coerente. Agora V. faz vista grossa à cotovelada do David Luiz, às 3 faltas passíveis de amarelo e que não foram assim sancionadas; assobia também para o lado aquando da entrada do Aimar de sola "em riste"; e o que dizer da bárbara entrada do Cardozo merecedora de vermelho directo e uns 2 a 3 jogos...

    Em todos estes lances dos "artistas" D. Luiz, Aimar e Cardozo, os variados paineis de analistas de arbitragem reconhecem quase unanimemente (pasme-se o leitor a ler a crónica de Cruz dos Santos!!) que o Benfica em nada se podia queixar da arbitragem, devendo até ficar bem contente por não ficar sem o trio de "artistas" por 2 ou 3 jogos.

    Que me diz sobre isto?

    É V. capaz da seriedade intelectual para conseguir descrever todos os lances mal ajuízados, em vez de falar apenas nos "que dão jeito"?

    Faça primeiro. Não custa nada. Vai ver!

    Ainda assim, aqueles que V. acusa de "não primarem pela honestidade intelectual" dão-lhe lições de cátedra no que à elegância, inteligência e nível diz respeito.

    ResponderEliminar
  3. O MST esqueceu-se do Novo Eusébio(Fred Adu)afinal também era para:deixem jogar o Fred ou então;deixem jogar o Makukula ehehehehehehe

    ResponderEliminar
  4. Porra, um benfiquista a falar de honestidade intelectual ? Isto está mesmo mal !

    ResponderEliminar
  5. porra, um benfiquista a falar? isto está mesmo mal!

    ResponderEliminar
  6. De lembrar ainda um famoso jogo no Bessa, onde o Paulo Turra, e o Pedro Emanuel distribuiram 'fruta' para cima do Mantorras, de todas as maneiras...

    Vejo que este blog anda muito mal frequentado, por aprendizes de corruptos, que ecoam as cassetes dos paineleiros mais intragáveis...
    Vivem no mundo onde pensam que por repetir muitas vezes a mesma mentira, ela passa a ser verdade:
    O David Luis não deu nenhuma cotovelada no Briguel, os dois jogadores saltaram à bola da mesma forma, com os braços na mesma posição, e o David não fez nenhum movimento no ar com o cotovelo, se quiserem aprender o que é uma cotevelada vejam alguns videos do Burro Alves, ou ainda os do Benni McCarthy...!!!

    ResponderEliminar
  7. "Sabendo nós de antemão que MST não prima pela honestidade intelectual no que ao futebol diz respeito, causa porém estranheza que se dê ao trabalho de descer tão baixo. Devia lembrar-se que Pedro Mantorras foi pura e simplesmente massacrado como ninguém no futebol português talvez só à excepção de Eusébio) num célebre jogo na Póvoa contra o Varzim, em 2001.
    O jogador do Benfica sofreu dezenas de faltas dos jogadores do Varzim e, principalmente, do seu marcador directo, o defesa varzinista Alexandre. Este acabou o jogo incólume, sem ter visto um único cartão do inefável árbitro de Viseu, Isidoro Rodrigues."
    Isto diz tudo.
    Quanto a certos comentários de supostas agressões e afins dos jogadores encarnados, estranho tão sinuosa mudança de critérios de análise, pois supostamente, nunca consideraram violentas, entradas de jogaodres tipo André, Paulinho Santos, Fernando Couto, Bruno Alves, etc, etc, etc e que se quiserem podem ser visualizadas no youtube.

    ResponderEliminar
  8. ???? HONESTIDADE????

    Nas Antas = FCP 1
    Em Braga = FCP 2
    Em Olhão = FCP 3


    Em Carnide = SLB 1
    Em Guimarães = SLB 2
    Em Belem = SLB 3
    Na Madeira"Nac. = SLB 4
    No Estoril = SLB 5

    è esta a verdade vergonhosa despotiva

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida isto é uma campanha, mas o Hulk não aguentou a pressão um jogo sequer e já ficou de fora 2 jogos.

    O Mantorras levou muito mas mesmo muito cacete.
    Até o ano passado o Reyes foi massacrado.

    http://desportodesofa.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...