sábado, 30 de abril de 2011

Cardozo e Moreira: "casos" para resolver já




O Benfica tem 2 problemas para resolver. Situam-se nos extremos da equipa. O guarda-redes e o ponta-de-lança. Dão pelos nomes de Moreira/Roberto e Cardozo. São dois problemas fulcrais e que vão condicionar toda a estrutura do plantel para a próxima época.
Aconselho Jesus e resolvê-los de imediato. Já se percebeu que o treinador do Benfica, fiel à sua reconhecida teimosia, quer mostrar à saciedade que Roberto foi uma aposta acertada. Não duvido. Aqui mesmo, neste blogue, defendi sempre o portero espanhol, mais: gosto da sua atitude e não me passou despercebido o abraço que deu em Moreira no final da final da Taça da Liga.
Roberto é um bom profissional, um homem de carácter e faz bom balneário. Não são qualidades menores, antes pelo contrário. Mas o Benfica, o grande Benfica, precisa de mais, de muito mais, de quem ambicione ser o seu guarda-redes.
Vê-se que Roberto tem qualidades. Vê-se que tem potencial e uma margem de progressão gigantesca. Vê-se que tem personalidade e não se deixa abater facilmente. Mas detecta-se-lhe alguma imaturidade, devido a nunca ter envergado a camisola de um clube de topo mundial.
No jogo contra o Braga, voltou a mostrar pouca segurança e mais lapsos não foram visíveis porque o Braga, pura e simplesmente não existiu no ataque.
Moreira ainda é um jovem guarda-redes com uma vida de Benfica. Conhece os cantos à casa e tem o apoio do Terceiro Anel, que é como quem diz, do adepto anónimo que costuma encher as bancadas da Catedral. Acresce que também é um bom profissional e um homem de carácter. Ao longo destes anos que penou na sombra, nunca se lhe ouviu um queixume ou uma crítica.
Na final da Taça da Liga fez uma exibição de gala, mais significativa porque se trata de um guarda-redes praticamente sem competição a sério há alguns anos. Das duas uma: ou Jesus percebe que Moreira pode ser o "tal" guarda-redes que o Benfica precisa (e às vezes as soluções passam pelas opções mais evidentes, mais simples e ali à mão de semear); ou Moreira deve ser libertado para um clube onde mostre que o Benfica talvez esteja a cometer um erro (outro) histórico.
O mesmo se passa com Cardozo. O "matador" paraguaio não pode ser o patinho feio da equipa para os adeptos. Ele é um homem-golo por excelência. Não há muitos na Europa e no Mundo como ele. Foi o melhor marcador do campeonato passado, algo que o Benfica não conseguia desde os tempos de Rui Águas, já lá vão mais de 20 anos.
O Benfica deve continuar com Cardozo e os adeptos devem apoiá-lo sempre. Se tal não acontecer, é provável que o paraguaio possa esticar a corda para sair, com toda a legitimidade. E, se tal acontecer (no que não acredito) seria difícil de engolir vê-lo a marcar golos com outra camisola. Atenção, não sejamos masoquistas, o exemplo de Christian Rodriguez ainda está bem fresco.

3 comentários:

  1. Comparar Oscar Cardozo com Rodriguez, é como comparar uma arca de ouro com um balde de M...!

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está um post de alguém que, não tendo tema para escrever, escolhe um em que só quase diz disparates. A mesma lógica dos pasquins.

    ResponderEliminar
  3. Tens razão quanto ao Cardozo. Já não estou tão certo quanto ao Moreira. São opiniões.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...