quinta-feira, 26 de maio de 2011

Gil Nunes, especialista em futebol jovem - o 1º artigo

Inicia hoje a sua colaboração com este blogue um dos maiores especialistas nacionais em futebol jovem. De seu nome, Gil Nunes, o seu currículo, apesar de ter apenas 30 anos, não deixa margens para dúvidas: é colaborador do jornal "O Jogo" para a área da formação; é colunista do "site" Academia de Talentos - um dos mais prestigiados "sites" sobre futebol de formação; e já pertenceu ao departamento de prospecção jovem do Benfica. O que acordou com o "O Inferno da Luz" foi de escrever um artigo sobre a formação do Benfica, análise dos jogos, das equipas e dos jogadores que estão no Benfica ou podem interessar ao Benfica. Será, certamente, um artigo importante para quem no Benfica lida e gere a formação. Para que não restem dúvidas, este blogue acredita que o futuro do Benfica está na aposta na formação.

Sub-17: a geração de ouro encarnada


De todas as equipas benfiquistas que militam nos campeonatos nacionais, a equipa de sub-17 é aquela que maior potencial apresenta. Não foi surpresa a conquista do título, repetindo-se o feito de há dois anos, quando os comandados de Bruno Lage conquistaram o campeonato de sub-15.

Os responsáveis encarnados devem olhar com particular atenção para este naipe de jogadores. E tudo começa na baliza com José Costa e Bruno Varela, ambos os guarda-redes da selecção nacional. Depois, a melhor dupla de centrais sub-17 da actualidade: Fábio Cardoso e João Nunes, que deixam os também valiosos Pedro Torrado e Alexandre Alfaiate no banco de suplentes. Nas laterais, dois jogadores conquistaram o espaço no clube e na selecção: na direita David Carvalho e do lado contrário João Cancelo, que por ser destro pode jogar noutras posições.

No miolo, o melhor jogador do campeonato: João Teixeira é um “6” completo, com vocação para construir em passe curto ou longo, e também inteligência felina no preenchimento de espaço ,e bloqueio das zonas de construção adversárias. O Benfica deve proteger contratualmente este jogador bastante cobiçado por outros emblemas. Complementaram-no Guilherme Matos, nas transições, e Diego Lopes, nos desequilíbrios, este último saltando dos sub-19 para a fase final. No miolo saliência também para Valdomiro Lameira, um elemento robusto, de combate, que se mostrou valioso na manutenção da solidez deste sector do terreno.

Na frente, Sancidino Silva e Hélder Costa deram grande vivacidade a um sector que se complementou com dois jogadores de características diferentes: Alseny Bah(mais colectivo), que substituiu Pape Bakary na “arvore genealógica desta equipa, e João Nunes(sub-16), com fino instinto de goleador.

Tudo se torna mais fácil quando se tem um técnico como Bruno Lage à frente dos destinos da equipa. Para além de conhecer de ponta os seus jogadores, Lage conhece bem os trunfos dos adversários. Mostra trabalho de laboratório muito aprofundado, com atenção no detalhe. Na fase final apenas empatou um jogo. Não há dúvidas: este Benfica foi dominador!

Gil Nunes
Colaborador de "O Jogo"
Colunista do site Academia de Talentos
Ex-elemento da prospecção do SL Benfica


4 comentários:

  1. Olá!

    Adoro este blogue!

    Podes adicionar o meu aos teus links sff?

    http://davidjosepereira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. carlos pereira29 maio, 2011 13:29

    Foi um bom texto mas eu cá nao sou muito a favor de ter-mos colunistas do jornal o jogo......
    acho que podê-mos encontrar gente mais séria e mais competente, não conspurcada...
    sempre ouvi dizer que tanto é ladrao o que rouba como o que fica à porta.
    mas é só uma opinião pessoal.
    saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  3. Ah grande otário encontrou ouro nos sub 17 galinaceos visto que as galinhas "maiores" foram depenadas ...orc orc orc

    Cabrao este ano só ganhas ao berlinde ahah

    È tão bom ser do Norte e ver o Porto SER O CAMPEAO!

    ResponderEliminar
  4. Este blogue é um espaço de benfiquistas para benfiquistas. Acontece que sou amigo do Gil Nunes. Ele é um profissional competente e já trabalhou no Sport Lisboa e Benfica como observador das camadas jovens. A sua colaboração neste blogue é uma mais valia para todos os leitores.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...