terça-feira, 9 de novembro de 2010

Um desastre anunciado

Quase 48 horas passadas sobre o pesadelo; depois de muitas horas de comentários, análises e reflexões, vamos a ver se, digerida que está a derrota (com o sporting, qual Prozac, a ajudar), avançamos com a dissecação das causas que nos levaram até aqui.
Julgo que tudo começou numa célebre entrevista de Jorge Jesus à RTPN. Com o título de campeão, pela primeira vez obtido, Jesus foi imprevidente, talvez por ainda estar inebriado com o conseguido. Ter "arrumado" Quim, um jogador consensual e admirado pelo grupo, através da televisão, foi algo que muitos no balneário não esqueceram nem perdoaram.
Curiosamente, Luís Filipe Vieira pressentiu o perigo daquela "gaffe" e soube-se que o Presidente do Benfica ficou muito desagradado com a situação. Jesus mostrou nessa entrevista uma faceta que já se vislumbrava: alguém que chegou ao topo do mundo e se deslumbrou.
Jorge Jesus é um bom treinador de futebol, experiente, competente, dedicado. Mas, como condutor de homens tem as suas falhas, às vezes graves. Desde sempre no futebol, Jesus nunca tinha ganho nada. Se calhar, incompreensivelmente, nunca lhe tinha sido permitido treinar uma grande equipa, lutar pelo título.
Vieira cumpriu-lhe o sonho e deu-lhe, de mão beijada, as condições máximas para ser campeão. Jesus aproveitou e bem, foi competente e atingiu o sonho de sempre: campeão nacional.
O seu pecado foi ter julgado que já tinha alcançado tudo. Vieira, mais uma vez, percebeu o laxismo iminente e lançou o aviso: "Os verdadeiros campeões não ganham só uma vez". Jesus não ouviu ou não percebeu. E planeou uma pré-época com negligência, com deficiências, com algum desleixo até, cujo epicentro foi a Supertaça, abordada com sobranceria, falta de rigor e de profissionalismo. Jesus não foi Jesus. Voltará a sê-lo?

9 comentários:

  1. Faço só uma pergunta:
    Porque razão, o Benfica com JJ, não consegue ganhar um jogo fora da Luz, quando tem de jogar com uma equipa de igual valor ou superior?

    Excepção a esta regra, foi o jogo em Marselha.
    A equipa tinha e tem valor para o fazer. Na minha opinião é culpa do JJ.

    SAUDAÇÕES GLORIOSAS

    ResponderEliminar
  2. Concordo a 99% com exposto, salvo no timing inicial. Julgo que tudo começou com a eliminatória perdida com o Liverpool e posterior deslocação ao Dragão na penúltima jornada... JJ partiu, retirou alma à equipa ao deixar de jogar ao "ataque" como tinha feito durante o campeonato, na meia-final e final da taça da liga e contra o Marselha... Jogou para não perder, mexendo e muito na quase sem mexer nos titulares, tirou-lhe identidade, alma e confiança... O melhor exemplo é a Liga Europa, um Mourinho teria «prioritizado» o campeonato, mas jogaria para ganhar contra o Liverpool nem que fosse com a 2ª equipa, o JJ em vez «secundarizou, desvalorizou...» não só a competição, mas o nome e história do clube, e fê-lo com os titulares... Daí para a frente, subscrevo.

    ResponderEliminar
  3. É claro que voltará a ser Jesus. Eu nunca me esquecerei de tantos momentos de alegria que o Jorge Jesus me proporcionou ao fazer o Benfica jogar gutebol como eu não via ha mais de 20 anos!!! Espero bem que os restantes adeptos não comecem já a sofrer de amnésia, essa amnésia que permitiu queimar treinadores e equipas inteiras nos últimos anos. Espero sinceramente, que não façamos o favor aos nossos adversários e desperdicemos um grande treinador, que cometeu erros esta época e está a pagar por eles. Eu acredito no Jorge Jesus, acredito que ele vai perceber que perdeu o jogo do porto por culpa própria e vai perceber que a equipa do jogo do Lyon, com Peixoto a reforçar o meio campo, coentrão a fazer a ala esquerda e um médio de raiz, o sálvio, na esquerda, equilibra e equipa e permite-lhe meter 4, repito, 4 bolas na baliza do campeão francês, semi-finalista da champions. Eu acredito que o Benfica só terá hipóteses de singrar interna e externamente se tiver um projecto desportivo de longo prazo. É preciso lembrar os benfiquistas que, em quinze anos, ganhamos dois títulos, um com uma equipa de luxo em 93/94 e, 11 anos depois, com a velha raposa, pontuando tão pouco que, no ano passado, tinhamos dificuldade em ir à Uefa. E depois veio jesus, e num ano mudou tudo. Mas se perdermos este campeonato, que eu nao dou como perdido, porque campeões em novembro nunca vi, o próximo ano tem de ser de continuidade, temos de ter a capacidade de dar tempo ao treinador.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. Oh JC o Lyon não é campeão de França!

    ResponderEliminar
  5. Eu estou com o Pedro Fonseca, o treinador não interessa, seja Jesus ou outro qualquer.
    Quem deve continuar, custe o que custar, é o Presidente e o Rui Costa.
    Abraço.
    Declaração de interesses: Sou Portista.

    ResponderEliminar
  6. É também uma dúvida que tenho. Aquilo que vi na primeira época tem sido perdido aos poucos e aquilo que para mim tem sido mais evidente tem sido os comentários que JJ tem feito nas conferências de imprensa.

    Lanço um repto ao Presidente: dê um abanão ao homem para ver se ele acorda e se ganha ânimo para a vida!

    ResponderEliminar
  7. http://eternobenfica.blogspot.com/

    Leia caro Pedro...leia!!

    ResponderEliminar
  8. No seu post de 1 de Novembro de 2010, diz que o presidente do benfica é um nome que começa a fazer história.
    Não podia estar mais de acordo.
    Desde que está no benfica, já foram batidos muitos recordes, nomeadamente:
    1 - Pior classificação do benfica no campeonato (6.º lugar);
    2 - Primeiras vezes (repare que não foi só uma...o presidente do benfica gosta de fazer tudo em grande) que o benfica ficou fora das competições europeias (2001/2002 e 2002/2003);
    3 - Pior arranque de sempre do campeonato(na presente época);
    4 - Pior derrota de sempre no campeonato, em jogos com o F.C.Porto(acho que não preciso de dizer qual é o resultado...é capaz de ainda se lembrar);
    5 - Pior derrota de sempre do campeão em título (pelo resultado referido na alínea anterior).
    Realmente, concordo consigo...acho que o presidente do benfica já fez muita história.
    Que continue por muitos e bons anos!

    ResponderEliminar
  9. O LFV não deve ser posto em causa;está a fazer um bom trabalho!Pelo andar da carruagem a falência vem a paços largos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...