terça-feira, 8 de maio de 2012

Uma questão de timing...

Na última semana, o Benfica lançou um violento ataque às arbitragens que marcaram negativamente este campeonato. Depois de Jesus, e de Carraça, foi a vez de João Gabriel. Compreendo-os bem. Se, como se diz, "quem não se sente não é filho de boa gente", então o Benfica deve gritar bem alto a sua indignação.
Nunca fui adepto de silêncios tácticos, calculistas ou cúmplices. Acho que quando se tem de falar deve-se fazê-lo no momento e na altura certa. O Benfica muitas vezes esquece isso. Por estratégia, por táctica ou... por esquecimento.
Não faço avaliações definitivas de situações ou estratégias que não conheço. Mas sempre me pareceu claro que o Benfica devia ter agido e não, como agora está a fazer, a reagir. Ou seja, devia ter jogado por antecipação.
Admito que o jogo de Guimarães, logo após o jogo da Champions em S. Petersburgo, contra o Zenit, tenha corrido mal e causado mossas internas, até porque se tratava da primeira derrota. Acho que neste jogo ninguém errou. Foi uma derrota, é certo; houve um penálti sobre Rodrigo, é certo, mas as atenuantes eram muitas: jogo da Champions, viagem longa, lesão de Rodrigo, resultado que marcou psicologicamente face à sua evolução.
O que já me custa aceitar é que, aparentemente, ninguém tenha percebido o que aí vinha. O jogo de Coimbra é crucial. Ao não lançar, naquela altura, e sem dó nem piedade, um ataque aos árbitros, como o que agora está a fazer, o Benfica hipotecou o campeonato. A seguir foi Olhão, foi Porto na Luz, foi Sporting em Alvalade, até, vejam lá, Rio Ave, em Vila do Conde. Houve, sem dúvida, uma errada gestão do timing - quem cala, consente.
Há dois anos, depois da célebre golpada de Guimarães (outra vez Guimarães, não acham estranho), o Benfica não perdeu tempo e estancou a hemorragia. O problema é que a diferença era já muito grande e havia Roberto. Que, pelo menos, isto sirva de lição...

Post-Scriptum: Também me custa aceitar que o Benfica não tenha percebido o que vinha aí, quando o FCPorto lançou um ataque contra os ditos "bloqueios" do Benfica nas bolas paradas. Ao não ter respondido na mesma moeda, o Benfica deu "carta branca" ao árbitros para o prejudicarem. 

2 comentários:

  1. Águia Eterna11 maio, 2012 23:08

    Caro Pedro Fonseca, vejo que és um BENFIQUISTA esclarecido, lúcido, inteligente. Gostei da tua prestação na Nossa BENFICA-TV.
    É de BENFIQUISTAS assim como tu, com MASSA CRÍTICA que o Nosso BENFICA precisa.
    Concordo em absoluto com o teor deste teu post.

    Quanto à estratégia ou falta dela do Nosso BENFICA, que TUDO CALA e TUDO CONSENTE, tenho a dizer-te que nada se faz, porque infelizmente não temos um VERDADEIRO PRESIDENTE. Temos sim, em seu lugar, uma mera FIGURINHA DECORATIVA, que apenas é capaz de falar grosso e de maus modos para os próprios BENFIQUISTAS que sustentam e são a ALMA DO CLUBE, mas que é um ZERO, UM MEDROSO, UM COVARDOLA, etc,etc,etc, quando se trata de tomar MEDIDAS EM DEFESA INTRANSIGENTE DO NOSSO BENFICA.

    eSTOU FARTO DESSE ANJINHO sem asas do vieira.
    Temos URGENTEMENTE de encontrar um PRESIDENTE NA LINHA dos já falecidos JOAQUIM FERREIORA BOGALHO OU DUARTE BORGES COUTINHO.

    Um abraço e saudações da Águia Eterna.
    BENFICA, SEMRPEEEEEEEEEEEEEEE.

    P.S. Adorei a tua frase: " O Benfica sabe quantos anos tem".
    CERTÍSSIMO. há um clubeco que ALDRABOU a sua idade em 13 anos. Até podeiam dizer que foram fundados antes da Nacionalidade (1143). LOL.

    ResponderEliminar
  2. Estão a brincar, só pode ser...

    Este filme já tem 35 Anos!

    Qd pensamos que o actual presidente é sócio do fócuporko tudo parece encaixar...

    E, já agora, onde estão as apostas ganhas?
    - Emerson... enterrou o Benfica nos jogos com o fócuporko e nos mais difíceis da Champions... naturalmente que, contra o Feirense não se nota muito.
    - Carraça... só agora se queixa? que fez nos momentos dificeis?

    É bom pararmos de idolatrar jogadores ou dirigentes que nunca ganharam algo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...