quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Para durar


A usual entrevista de Luís Filipe Vieira ao jornal “A Bola” no início de cada ano foi, desta vez, pródiga em novidades. O homem que ocupa a cadeira do poder na Luz há quase 10 anos mostra-se num registo diferente de anos anteriores.
Desde logo, Vieira evita lançar promessas vãs no que a futebol dizia respeito, como era normal no passado. Não que não acredite nos títulos que hão de chegar, se tudo correr como previsto, mas porque já percebeu que essa estratégia não dá frutos. E ele também já não tem necessidade de correr atrás dos votos.
Luís Filipe Vieira tem muitas qualidades de liderança. Uma, nem mais nem menos importante que as outras, é que aprende depressa. A entrevista mostra isso mesmo. Vieira aprendeu a não mais lançar foguetes para o ar e depois, muitas das vezes, a ter que apanhar as canas.
Mas aprendeu mais. O homem das boas contas, do equilíbrio financeiro e da credibilidade, fala com muita propriedade de todos os dossiers do futebol, jogador a jogador, caso a caso, dentro da máxima “o segredo é a alma do negócio”.
É então um Luís Filipe Vieira diferente aquele que hoje se mostra nas páginas de “A Bola”? Não, é um Luís Filipe Vieira igual a ele próprio mas num registo diferente, para muito melhor. Onde se percebe, no entanto, que Vieira é ele mesmo é quando fala com a emoção que as palavras induzem, no museu, nos novos projectos, e na solidariedade que nunca falta no seu discurso: antes era a Fundação Benfica, hoje é a ajuda e o apoio que o Benfica deve dar aos seus sócios e adeptos mais sacrificados com a crise. E também às suas glórias passadas.
Depois de tudo, o que fica é uma ideia: Luís Filipe Vieira está para durar no Benfica. No fim do caminho, que se deseja longo, vai-se contabilizar os títulos e os troféus e, num tempo mais transparente e com mais ética desportiva, ver-se-á que lugar ocupará Vieira no galarim mundial dos presidentes de clubes de futebol. 

3 comentários:

  1. Já que estamos em crise... Vamos dar um campeonatozito ao benfica (nem que seja a penalties)! Porque eles são 6 milhões e qualquer coisa de adeptos! Assim o "Povo" fica contente apesar da crise!

    Com certeza ja devem ter ouvido isto,alias este discurso ja nao é novo e costuma dar belos frutos.Peço a todos na Blogosfera para contra argumentar este argumento,Todos passar a mesma mensagem ao mesmo tempo.

    "Porque se assim fosse,NOS tambem podemos argumentar que por outro lado..A Região do Porto é aquela com mais desemprego!
    Vamos la pessoal,isto aqui é muito mais util do que andar a fazer Pseudo analises a jogos contra mortos de fome onde demos 6.TEMOS QUE ESTAR TODOS EM SINTONIA

    ResponderEliminar
  2. Sim, também acredito que Vieira poderá subir na lista de melhores presidentes do mundo, liderada por Pinto da Costa, como assinala grande parte da comunicação social internacional.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Luizinho Veiga V.Azevedo03 janeiro, 2013 14:58

    Oh camarada, o Natal já lá vai!
    Não tiveste a prenda no sapatinho? Vá dá mais um pouco de graxa no transparente (transparência como a do sr borracha não há!).
    E com mais ética desportiva? Camarada em que mundo vives?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...