quarta-feira, 6 de março de 2013

Decisões com estratégia


Só surpreende a quem anda distraído. A conquista dos direitos televisivos da Premier League pela Benfica TV é mais um passo no processo de negociação do Benfica junto de vários “players” para a alienação dos direitos televisivos do jogos a realizar no Estádio da Luz.
No passado, outros passos foram dados, como a transmissão de vários jogos internacionais e do Brasileirão, entre outros conteúdos, como a transmissão dos jogos das modalidades. Repito: só surpreende a quem andar muito distraído.
Ou alguém pensava que a Benfica TV ia só servir para debates internos ou para a transmissão de jogos das camadas jovens? Esta recente notícia, que deixou a Sport TV e alguns comentadores mais próximos do fc porto em pânico, vem apenas confirmar algo que digo há vários anos: Luís Filipe Vieira é o melhor Presidente da História do Benfica.
Não o digo por apreciar a personalidade do Presidente do Benfica, digo-o porque sempre vi nele um líder capaz de traçar uma estratégia de médio/longo prazo e não se desviar da rota; e por ter a inteligência de ver mais longe que os outros.
Quando, contra quase tudo e todos, teimou em avançar com a construção, em tempo recorde, do novo Estádio da Luz, Vieira percebeu que se assim não fosse o Benfica ficaria irremediavelmente para trás.
Quando decidiu investir nas modalidades, arrancando-as ao estado comatoso em que se encontravam, Vieira sabia que esta a apostar decisivamente no eclectismo que faz do Benfica o maior clube do Mundo, com reflexos na angariação de sócios e no reforço da dimensão do benfiquismo.
Quando investiu, a tempo e horas, nas infraestuturas desportivas, Vieira sabia que estava a cuidar do futuro do Benfica para muitas gerações de praticantes, sócios e adeptos, tornado o complexo desportivo da Luz um sítio de encontro de gerações.
Quando assumiu a construção do Centro de Estágio do Seixal, Vieira sabia que o futuro do futebol profissional em Portugal passa pela formação e que passa por aí o futuro da principal equipa de futebol do Benfica.
Quando criou a Fundação Benfica, Vieira sabia que os tempos difíceis que aí vinham obrigavam o Benfica a ter um papel de solidariedade para com os seus atletas mais antigos, para com os sócios e adeptos mais desfavorecidos.
Quando está prestes a concluir a obra do Museu do Benfica, Vieira sabe que este projecto é, além de uma importante fonte de receitas, um equipamento que irá perpetuar a glória passada e presente do Benfica, em Portugal e no Mundo.
E quando criou a Benfica TV, Vieira sabia bem o que queria e como queria: que o Benfica, campeão de audiências televisivas, recebesse aquilo a que tem legitimamente direito, e que deve estar em linha com a dimensão de clube maior de Portugal e um dos mais prestigiados do Mundo. E a história ainda agora começou.
Post-Scriptum: depois das notícias de hoje sobre a renovação de Jorge Jesus, já se pode ler a outra luz o meu post de há dias. Ler no link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...