terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A liderança e o mercado

Enquanto Bruno de Carvalho tapa a cara com as mãos, numa daquelas imagens que valem mais que mil palavras e não escondem o desespero (pois, o banco - de suplentes - pode ser um purgatório a caminho do inferno), Pinto da Costa parece apostado em destruir em pouco tempo a aura de infalibilidade que conseguiu ganhar em mais de 30 anos de consulado.
O presidente do sporting arrisca cair num poço sem fundo, agora que o estado de graça parece estar a esvaziar. O golpe fatal numa política de formação com tradições em Alvalade foi dado neste mercado de Inverno, numa altura em que as pressões para lutar pelo título começaram a chegar em dose cavalar.
Leonardo Jardim não deve ter gostado da chegada de estrangeiros com escola feita e feitio variável, e a resposta do treinador do sporting ao seu presidente foi dada no escalonamento da equipa contra a Académica.
Em vez de Capel e/ou Carrillo, Jardim lançou Carlos Mané, como que a dizer que o egípcio será 3ª ou 4ª opção. Já se percebiam algumas divergências de discurso entre Jardim e Bruno, mas a tragicomédia de Alvalade não prenuncia nada de bom.
Mais a norte, Pinto da Costa reuniu uma noite inteira com empresários de jogadores importantes, como Fernando e Otamendi. O fumo que saiu foi muito negro. E continuou a ser negro no fim de semana, com uma viagem à Madeira, tudo menos paradisíaca.
O papa já não é o que era e Fernando, um antigo na casa, já o percebeu há muito. Ao recusar-se a renovar e ao assinar nas costa de PC com o Manchester City, Fernando pode ter sido o primeiro a dar um grito do Ipiranga. Ou muito me engano ou outros se seguirão.
Na Luz, longe dos holofotes e das páginas dos jornais, Luís Filipe Vieira burilou os melhores negócios do mercado de Inverno. A genialidade negocial que demonstrou permitiu-lhe juntar o útil ao agradável. Um encaixe de 70 milhões de euros, sem descurar o desempenho desportivo.
A equipa vai à frente isolada. Ao contrário dos adversários mais directos, as movimentações de mercado não afectaram a tranquilidade dos jogadores, nem a estabilidade interna. Dizem que isto tem tudo a ver com liderança. E não é que tem?

2 comentários:

  1. Eh la. Este post veio directamente do computador do Vieira?

    ResponderEliminar
  2. Este texto tem dono? Quem escreveu?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...