terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que quis dizer Vieira

Há uns anos atrás, Luís Filipe Vieira proferiu uma frase que ainda hoje faz correr alguma tinta. A frase é um dos tiros mais certeiros do futebol português, mas como em Portugal estamos habituados a nunca ver o essencial e a olhar o acessório, a declaração de Vieira foi adulterada, tirada do contexto, usada para os mais variados fins.
Passados estes anos, é cada vez mais claro que o Presidente do Benfica tinha razão na altura e tudo o que se passou desde então veio reforçar essa razão. Então o que disse Vieira? Cito de memória: é mais importante estar nos lugares certos do futebol português do que ter bons jogadores.
Quase que caía o Carmo e a Trindade. Mas, poucos perceberam a ironia das palavras de Luís Filipe Vieira. O líder da Luz, pouco dado a ambiguidades e jogos de palavras, não contou com as adulterações e mentiras que foram ditas sobre esta frase. 
Na verdade, na esmagadora maioria dos últimos 30 anos, para quem dominou o futebol português foi mais importante ter as pessoas certas nos órgãos desportivos do que bons jogadores. Lembrei-me disso ontem à noite quando ouvia Bruno de Carvalho a esbracejar no programa "O Dia Seguinte", da SIC Notícias, contra a chico-espertice do atraso do FCPorto contra o Marítimo para a Taça da Liga.
Bem pode Bruno de Carvalho gritar a plenos pulmões a sua razão, que a tem, porque enquanto o FCPorto ainda tiver os seus homens em lugares-chave será sempre muito difícil fazer cumprir regulamentos e fazer vingar a verdade desportiva.
Conclusão: o que Vieira disse fazia todo o sentido e o "sistema" percebeu bem a mensagem. Por isso é que os porta-vozes desse sistema vieram logo a terreiro tentar distorcer as palavras do Presidente do Benfica. Bruno de Carvalho chegou há pouco tempo mas já está a sentir na pele porque é que para o FCPorto sempre foi mais importante ter os homens certos nos lugares certos do que investir em jogadores. Vieira percebeu-o primeiro que todos...

1 comentário:

  1. Por acaso acho que quem começou a usar esse estratagema ainda percebeu primeiro...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...