quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Benfica a caminho de si próprio


Apenas 3 dias depois do título, parece que tudo já foi dito, escrito e visto. A mim, não me parece. De tudo o que li, vi e ouvi, retive, entre milhões de palavras ditas e escritas, uma frase, uma simples frase, que diz tudo. "O Benfica está a caminho de si próprio".
A autoria é de Leonor Pinhão, no jornal "A Bola". A síntese de tudo o que aconteceu é perfeita. É de uma inspiração luminosa. O Benfica a caminho de si próprio... Nem mais. Não sei quantos estiveram no Marquês, nem quantos saíram à rua em Portugal e no Mundo das comunidades portuguesas. Nem me interessa.
Não precisava desta prova de força, de gigantesca demonstração de alma e de mística para saber o que sempre soube, não há em Portugal, quiça no Mundo, referência desportiva mais apaixonante do que o Benfica.
Algures nos festejos, uma tarja dizia: "Uma instituição tão grande para um país tão pequeno". Penso interpretar bem o autor da frase se disser que ele não se está a referir ao tamanho físico, mas ao tamanho da determinação, da coragem, da vontade, do trabalho, da dedicação, da mística, da glória.
Nisso, o Benfica é um gigante sem paralelo. E para aqueles milhões e milhões de portugueses para quem os dias, as semanas, os meses são de chumbo, a alegria incomensurável de festejar este título é um acrescido regozijo para quem sabe que o Benfica pode, às vezes, não ganhar. Mas nunca perde...

1 comentário:

  1. Acho que esta frase de Leonor Pinhão diz tudo. Este Benfica encontrou o seu caminho e parece-me que a vitória no campeonato foi só a primeira festa do ano ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...