quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O lugar do Rui

A presença de Rui Costa num dos bancos junto ao relvado do Estádio dos Barreiros no Funchal, bem próximo do evoluir dos acontecimentos e dos jogadores, foi alvo das mais diversas especulações.
O que fazia ele ali? Porquê o administrador da SAD no banco? Ah, também é o director desportivo? E depois? Será que estava ilegal, como quando entrou no relvado em Guimarães e em Coimbra?
As questões, mais ou menos anedóticas, foram muitas. Todas protagonizadas por adeptos dos nossos principais adversários. E, acreditem, que acho que todas estas interrogações têm razão de ser. É sinal de que estão preocupados com o Benfica.
Eu, que me habituei a ver Rui Costa evoluir nos relvados como um génio do futebol, depois de passar a usar fato e gravata no gabinete, nos treinos, na tribuna, ou no relvado a abraçar os jogadores no final do jogo, gostei de ver Rui Costa ali.
Não porque a sua presença bem perto do treinador e dos jogadores constitua um sinal de pressão reforçada e uma injecção suplementar de responsabilização, mas porque é ali o seu lugar.
Como gostam de dizer alguns “experts” do fenómeno desportivo, um jogo de futebol é decidido nos detalhes. E o Benfica tem perdido muitos jogos e muitos campeonatos por, às vezes, não estar atento aos detalhes.
No passado, o presidente do FC Porto sentava-se no banco de suplentes. A sua presença, aliada à imagem de senhor todo-poderoso do futebol português, foi, seguramente, factor decisivo para muitas e muitas vitórias do FC Porto.
Essa função foi, posteriormente, delegada em Reinaldo Teles, o fiel escudeiro, conhecedor como ninguém dos cantos no túnel das Antas. Quantos campeonatos, quantas vitórias foram conseguidas com base nos “sinais” emitidos por Reinaldo Teles?
Hoje, no FC Porto, os tempos são outros e, a face mais visível é o facto de nem Pinto da Costa nem Reinaldo Teles já estarem sentados naquele banco, embora a sua “longa mão” ainda faça muita mossa. Mas a crise envergonhada por que passa o FC Porto também tem a ver com estas ausências.
Não quero que o Benfica copie estes maus exemplos. Longe disso. Mas os adversários e os árbitros precisam de sentir bem perto de si a face da autoridade, da credibilidade, da defesa de princípios e de valores. E, principalmente, o rosto de quem está ali para não deixar que o Benfica seja prejudicado.
Gosto de ver Rui Costa ali. De mangas arregaçadas, como quem está também lá dentro a ajudar. Quem passa toda a semana junto ao plantel, não pode depois, no dia mais importante, ficar na bancada a gesticular quando as coisas correm mal. Nem vir a correr abraçar os jogadores quando as coisas correm bem, ou insurgir-se contra os árbitros quando correm mal.
Não sei se Rui Costa vai continuar a ocupar esse lugar. Imagino que esteja a reflectir nas vantagens e nas desvantagens. Eu sei que o caso do Funchal foi especial, até por causa das especificidades do Estádio dos Barreiros e da colocação dos balneários, mas acho que Rui Costa devia estar junto ao relvado nos próximos jogos. Seja qual for a sua opção, o Benfica tem muito a ganhar estando atento a estes detalhes. Muitas vezes são eles que ganham jogos e campeonatos.

9 comentários:

  1. Eu vi no Porto canal essa crítica ao Rui Costa e fiquei abismado com a desvirtuação completa da realidade. Rui Costa estava num banco penso que atrás da baliza juntamente com outro elementos do Benfica como o Director de Comunicação João Gabriel.
    Aliás nesse programa é típico os anti-benfiquistas desvirtuarem a verdade dos factos para prejudicar o Benfica.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. concordo em absoluto com este post, é ali o lugar do grande Rui Costa.

    cmpts benfiquistas e saúde
    Cigarrilha

    ResponderEliminar
  3. Só pessoas naturalmente estúpidas é que não percebem o óbvio, num momento menos bom da equipa, como excelente líder e director desortivo, Rui Costa quis mostrar que está com a equipa e que acredita nos jogadores. Sinceramente não vejo nenhuma razão de espanto, a não ser que quisessem que ele fizesse com alguns que ao veem a sua equipa a ser goleada em paços de ferreira, se forma embora a meio da 2ª parte.

    ResponderEliminar
  4. pergunto eu.
    ó meu,como é possível um gajo de santo tirso,
    não ser do tirsense?
    palhaço.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro.
    O lugar do Rui é onde ele quiser.
    Ele está devidamente credenciado portanto pode sentar-se onde acha que serve melhor o BENFICA.
    O pinto corrupto já não se senta no banco porque infelizmente por motivos de saúde não pode( sofre da próstata e dos intestinos), vai ao WC de 15 em 15 minutos, o que como se pode perceber é muito incomodativo tanto para ele como para os árbitros que nunca sabiam aonde ele estava.

    ResponderEliminar
  6. publiquei o comentário anónimo de que me chama palhaço para lhe devolver a qualificação. palhaço és tu ó anónimo, que não tens coragem de dar a cara. e deixa que te diga que não recebo lições de bairrismo de ninguém: sou mais tirsense que tu, de certeza, que é e sempre será o clube da minha terra. Mas de uma coisa podes estar certo: sou muito, mas muito benfiquista.
    para a próxima põe o nome e responde, se fores capaz de o fazer com um mínimo de elevação.

    ResponderEliminar
  7. Caro Pedro Fonseca

    Gosto muito do Shéu, mas até me passo qdo vejo na TV o banco do Benfica com o Shéu sozinho com aquele ar triste e passivo...

    O Rui Costa devia ir sempre pró banco, é preciso firmeza e uma atitude pró-activa no banco pra impor respeito e dar outra imagem...

    Desculpem lá mas apesar de o adorar já tou cansado de ver ali o Shéu há tantos....

    Precisamos de sangue na guelra novo...

    Abraço e Saudações Gloriosas
    CDAG

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 17.58, quando arrotaste essa posta de pescada deverias estar a ver-te ao espelho.
    Não conheço o Pedro Fonseca de lado nenhum, mas pelo que tenho lido dele e pelo que tenho visto na tv, meu caro!Palhaço? Antes pelo contrário, o palhaço tem mascara o Pedro dá a cara, que é o que não fazes.
    Conclusão: Não serás tu o palhaço?
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  9. meu caro mafarrico, muito obrigado pelas tuas palavras. um abraço do Pedro Fonseca. Benfica Sempre!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...