terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Roubo na Catedral

Benfica - 0; Nacional - 0 - Em tempos idos, José Maria Pedroto chamava-lhes “roubos de Igreja”, expressão que ficou célebre, embora tenha servido mais para anatemizar o Benfica perante os adeptos portistas e começar a construir o “sistema” do que para manifestar legítima indignação perante qualquer erro arbitral.
Depois do que vi ontem à noite na Luz, lembrei-me da frase de Pedroto para, glosando-a, dizer que o que o árbitro Pedro Henriques fez ao anular um golo limpo ao Benfica não foi um “roubo de Igreja”, mas sim um “roubo na Catedral”.
Já nos descontos, com muita gente dentro da área, a bola andou ali aos trambolhões até tabelar no corpo de Miguel Vítor estendido no chão (penálti) e ressaltar para o pé de Cardozo, cujo pontapé fulminante levou a bola como uma bala para dentro da baliza do Nacional da Madeira. Golo limpo, golo anulado. Vá lá saber-se porquê…
Acreditar que um erro deste tamanho resulta de incompetência, de lapso involuntário, de falha humana por defeito de visão ou por qualquer outra lacuna, técnica ou física, é acreditar no Pai Natal.
Pedro Henriques tem boa imagem junto da opinião pública, e boa imprensa. Já o apelidaram de o árbitro mais “inglês” de Portugal, em virtude do critério amplo que utiliza ao ajuizar os lances. A carreira de militar deu-lhe a áurea de incorruptível e de não pressionável.
Tudo isto é verdade, mas ontem Pedro Henriques manchou a sua folha para sempre. Quero acreditar que ficou perturbado por isso e mesmo desnorteado. Sentiu o erro tremendo que tinha acabado de cometer.
Só isso explica que, segundo relatos públicos, tenha expulso Nuno Gomes depois do jogo acabar, por alegadas palavras menos próprias do avançado do Benfica. Pedro Henriques, nesse gesto, demonstrou a sua baixeza e a sua falta de carácter.
Nuno Gomes tem vindo a passar momentos difíceis na sua vida familiar, por causa da doença de seu pai. Apesar isso, não pediu dispensa para não jogar. Ontem, mesmo afectado, ajudou o Benfica, com a sua determinação, a sua coragem, o seu carácter. Tudo aquilo que Pedro Henriques não tem.
O que escrevi não invalida que o Benfica tenha feito uma má primeira parte. Onde foi notória a falta de um 10, dada a ausência de Aimar (no banco) e de Carlos Martins (lesionado). A segunda parte foi algo melhor, mas mesmo assim longe do que o Benfica pode e deve fazer.
Quique diz que não acredita no mercado de Inverno, mas vai ser preciso retocar o plantel, sem fazer “revoluções”, como muito bem disse Rui Costa. Fugiram dois pontos, mas vamos em primeiro. E candeia que vai à frente, alumia duas vezes. Foto: José Manuel Ribeiro (Reuters)
Ficha do jogo
12ª Jornada
Benfica - 0; Nacional da Madeira - 0
Estádio da Luz (Lisboa)
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)
Benfica: Moreira; Maxi, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Yebda, Katouranis, Ruben Amorim e Di Maria; Suazo e Cardozo.

12 comentários:

  1. É verdade senhor Pedro, a equipa não jogou bem, mas há tantas grandes equipas pela Europa a jogarem mal, contudo ganham e isso é o que fica na história, as vitórias, os pontos. Ontem o Benfica mesmo jogando mal marcou um golo limpo. Temos sido voluntariamente roubados, prejudicados. Já nos roubaram 9 pontos, que nesta altura fariam toda a diferença. E até na taça não marcaram aquele penalty sobre o Nuno Gomes.

    Ontem fiquei triste, revoltado. Quando vi aquele roubo quase que chorava de raiva e frustração. Não adianta ter os melhores jogadores, os melhores treinadores, este futebol está corrompido de cima abaixo. Quem viu dois penalty a serem negados ao marítimo no domingo e vê o jogo de ontem, é esta a conclusão que deve tirar.

    Nós benfiquistas e o Benfica enquanto instituição deve fazer algo. Chega de resignação, de criticarmos o nosso presidente, treinador e jogadores. Deixemos de jogar nesta liga corrupta. Sem nós este negócio chamado futebol em Portugal vai à falência.

    Estou cansado, farto de toda esta vergonha. São anos e anos de roubos e ninguém neste país faz nada.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro.
    Isto tem sido demais.
    Cada jogo cada roubo.
    Tem que haver solução para estas vigarices.
    Somos roubados até debaixo das nossas nbarbas??? Na nossa própria casa???
    Fico por aqui, não vale a pena!!!!!!
    Boas Festas, um Santo e Feliz Natal.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  3. É o que faz sofrer de clubite ...

    ResponderEliminar
  4. Pois eu aposto que se tivesse sido um jogador do Nacional a ter tocado a bola com a mao (nao interessa se e' casual ou nao), desviando a trajectoria da bola, estavas aqui a dizer que era penalty.

    O arbitro decidiu bem. So' tens que esperar que os intelectuais do futebol analizem a jogada e vais ver que todos vao dizer que decidiu bem....

    ResponderEliminar
  5. Já vos adicionei a minha lista de blogues visitem

    http://ultimos-a-baliza.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. foi ontem como tem sido em todo o campeonato:

    1ª jornada: O Benfica empatou 1-1 com o Rio Ave e no Estádio dos Arcos ficaram dois penaltis claros por marcar. Na primeira parte e na sequência de um canto Delson corta a bola (de Luisão) com a mão; na segunda parte Gaspar atropelou Aimar na área;




    5ª jornada: Leixões 1 - Benfica 1! Logo no início do jogo Reyes sofre uma pancada brutal e o jogador nem amarelo viu. Anulou-se um golo limpo, claro, limpinho a Yebda no seguimento de um canto. Ainda na primeira parte fica por assinalar um penalti evidente a favor do Benfica e que só não teve piores repercussões porque deu golo de Cardozo;




    6ª jornada: apesar da vitória sobre a Naval existe um penalti claríssimo (toda a critica esteve de acordo) sobre Ruben Amorim;




    7ª jornada: o Benfica vence em Guimarães por 2-1. Ninguém conseguiu explicar o 1º amarelo a Reyes porque ele não toca em João Alves, Andrezinho pontapeou Suazo na cara (pé na cara, pé na cara) e não houve falta, nem amarelo, nem sumaríssimo, penalti claro sobre Aimar e ainda cotovelada de Flávio Meireles que passou ao lado do árbitro e dos sumaríssimos-que-só-existem-para-o-Benfica;




    10ª jornada: Benfica 2 - Setúbal 2! mais uma inovação da arbitragem Portuguesa, o árbitro dá lei da vantagem numa agressão brutal de sandro a Reyes (já tinha amarelo) e quando o Benfica marca golo ele invalida a jogada...mas, mais, marca falta do jogador sadino e nem sequer o segundo amarelo lhe mostra;




    11ª jornada: Reyes foi pontapeado na cara, pisaram-lhe a mão e ninguém viu amarelo, Aimar foi pontapeado nas costas e o jogador não viu amarelo, Moreira, Ruben Amorim e David Luiz viram amarelos sem fazerem qualquer falta ou terem atitude passível dessa punição disciplinar. O Benfica venceu 6-0;




    12ª jornada: o que todos viram...um ladrão que anula um golo limpinho ao Benfica e ignora na mesma jogada um penalti claro a favor do Benfica!


    chega?

    cumprimentos,

    tiago pinto

    ResponderEliminar
  7. Um feliz Natal e Bom Ano, são os votos deste assíduo visitante deste fantástico espaço.
    Jotas e família

    ResponderEliminar
  8. Espero que as férias ajudem a retemperar energias, e, sobretudo, os dirigentes a começar pela equipa técnica a reflectir sobre as asneiras que têm sido feitas e que, a continuarem, nos custaram mais uma vez o título. Espero que não usem esta ROUBALHEIRA de que fomos vítimas como desculpa para mais uma fuga em frente.
    Quanto a reforços, estou muito esperançado, sobretudo se se confirmar o dispêndio de 8 milhões para adquirir Reyes (não eramos nós que tinhamos um crédito de 5 milhões soobre o Atlético pela venda do Simão? Afinal não). E também em boa verdade os Benfiquistas não têm normalmente boas recordações dos reforços de Inverno...
    Abraço, boas festas,
    Zé Amaral

    ResponderEliminar
  9. Benfiquistas!
    As lamentações e os insultos aos árbitros não vão resolver nada. Só servem para aliviar as frustações de anos e anos de roubalheira e corrupção. Num campeonato corrupto e manipulado como o nosso nem a melhor equipa do mundo alcançava o título.
    Chegou a hora de agir.
    É necessário criar um movimento cívico que através de acções pacíficas e legais defendam o nosso direito a uma justiça desportiva e coloque um fim à tirania dos corruptos.
    Várias manifestações podem ser levadas a cabo. Já se discutem variadas formas de protesto. É preciso criar um núcleo de benfiquistas que inicie todo o processo.
    Os blogs devem abrir este tema à discussão pública dos benfiquistas.
    São precisas ideias e actos.
    TODOS POR UM, TODOS PELO BENFICA.

    ResponderEliminar
  10. Um feliz Natal para o Inferno da Luz.

    ResponderEliminar
  11. Um coisa que podemos fazer e está nas nossas mãos, sem ofender ninguém, é boicotar todas as actividades dos srs. árbitros que continuem a prejudicar sériamente o SLB.
    Não compremos nada nas lojas que eles possuem, nem os produtos que eles comercializem. Nada. Nadinha.
    Não é ilegal e só assim demonstraremos a nossa força.

    ResponderEliminar
  12. Ola visitei seu blog e achei um barato e gostaria de convidar para acessar o meu também, conferir a postagem desta semana: Estratégia Esportiva – Versão: A águia e a galinha. E fizemos também uma mensagem especial de fim de ano para você.
    Sua visita será um grande prazer para nós.
    Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...