sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Túneis

Mais de 20 anos depois, os túneis voltaram a marcar o quotidiano do futebol português. Na década de 80, o fcporto fez do túnel das Antas um dos símbolos mais paradigmáticos do seu domínio dos bastidores do futebol em Portugal.

Ficaram célebres as versões de vários intervenientes, jogadores, dirigentes, árbitros, sobre aquilo que se passava desde a saída do relvado até aos balneários, no intervalo ou no final dos jogos. Alturas houve que até no início se começava a desenrolar o processo.

Há 20 anos, não existiam ainda as “mangas”, uma espécie de “túnel” de lona que foi concebido para proteger os árbitros do público, no intervalo e nos finais dos jogos. Os jogadores e os árbitros entravam directamente nos esconsos corredores das Antas e passavam uma via sacra até chegarem ao balneário.

Como disse, o fcporto consolidou muita da sua hegemonia mantendo sempre uma pressão e tensão constantes nesses metros de corredor – o “túnel”. Com o advento de alguma modernidade, os túneis começaram a ter câmaras de filmar. O que serviu para inibir condutas de outros tempos.

No ano passado, as estratégias sempre diligente e inteligentemente montadas na zona da Avenida Fernão Magalhães, no Porto, quiseram criar factos futebolísticos à volta da presença de Rui Costa perto dos túneis. A estratégia visava penalizar o Benfica, como aconteceu com os castigos a Rui Costa e a jogadores, como Nuno Gomes, no final de um célebre Benfica – Nacional.

Recentemente, o Benfica viu-se envolvido noutra história de “túneis”, em Braga, cujas imagens, ao contrário do que se fez crer, não incriminam nenhum jogador do Benfica, ficando assim confirmado que a expulsão de Cardozo foi injustificada.

No final do Benfica – fcporto, os portistas regressam às acções nos túneis. Hulk e Sapunaru foram expulsos por alegadas agressões a pessoal de segurança do estádio. Estamos à espera das imagens. E o que mais surpreende é como jogadores profissionais têm atitudes como as dos jogadores do fcporto sabendo que estão a ser filmados.

Hoje, os túneis já não são espaços de conquista e consolidação de poder, utilizados para influenciar os jogos de futebol. Com as “mangas” e as câmaras de filmar, já nada pode ser escondido, como o foi durante 20 anos no “túnel” das Antas.

É por isso que mesmo que mesmo que o fcporto tenha saudades desses tempos e perceba que o domínio do futebol português lhe escapa como areia entre os dedos, nada voltará a ser como dantes. A Luz venceu a escuridão.

10 comentários:

  1. Ainda não venceu totalmente, mas começo a acreditar que um dia poderá destruir essa mafia podre que se move no nosso futebol.

    ResponderEliminar
  2. Tuneis para o Porto
    Salazar para os Galinaceos de Carnide
    Então?também tens Nos.de telefones de árbitos?

    ResponderEliminar
  3. A Luz ainda não venceu a escuridão...mas há-de chegar esse dia, mais cedo do que alguns pensam!!

    Fica bem!

    Jobar
    http://oalguidar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, os melhores tuneis e naqueles onde o benfica ganha, são os dados pelo Aimar, Saviola e Di Maria e que maravilha de tuneis.

    ResponderEliminar
  5. FANTÁSTICO...!!!Esta é uma grande verdade que a imprensa mais uma vez finge não ver...!!!

    ResponderEliminar
  6. E tu conheces bem é o tunel do Campo Pequeno quando te atiram para a Arena

    ResponderEliminar
  7. Tudo indica que o dono do M.City quer comprar o Maior clube do mundo.
    Por momentos julgava que era o Benfas,mas depóis disse para comigo:F...-se não são os galinaceos esses são o maior de Carnide

    ResponderEliminar
  8. Ó javardo
    ?então não queres trabalhar?
    Põe os com.á vista

    ResponderEliminar
  9. Carlos Queirós tem a vida facilitada
    Pode treinar a seleção Portuguesa em desafios com a seleção 2 do Brasil.
    Basta combinar com o Orelhas
    Pela certa o Orelhas facilita a equipe de 11 jogadores Brazucas do seu clube

    ResponderEliminar
  10. Dá a ideia que o dono deste blogue é que entrou na escuridão
    O gajo deve estar morto;não se sabe nada dele
    Se calhar morreu e fói para o sitio que gosta...o..Inferno

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...