quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Duas entrevistas, a mesma perspectiva




Duas entrevistas marcaram os últimos dias do panorama mediático português. Não, não estou a referir-me à que o PGR, Pinto Monteiro, deu ao DN, mas às entrevistas dadas por Luís Filipe Vieira à Benfica TV e por José Mourinho, ao Record.
O que é que elas têm em comum? A convicção de ambos de que o Benfica tem tudo para retornar ao topo do futebol europeu. Podem dizer-me que tal constatação, nas palavras do Presidente do Benfica, é natural. Errado. Luís Filipe Vieira é e sempre foi um homem pragmático, objectivo, rigoroso.
Nunca embandeirou em arco, nunca foi adepto das grandes proclamações, nunca privilegiou a demagogia e a venda de ilusões vãs. Por isso, quando diz que este ano os objectivos são os mais elevados de sempre, é preciso perceber que o líder da Luz está a dizer que tudo fará para apetrechar a equipa e dar a Jorge Jesus o melhor.
Na verdade, José Mourinho vem, talvez involuntariamente, dar razão a Luís Filipe Vieira. Quando o agora treinador do Real Madrid diz que o Benfica vai lutar pela Champions e tem tudo para ser, de novo, campeão, é a constatação do trabalho, do reforço do plantel, do esforço para manter as pedras mais valiosas, que ele, Mourinho, vê ser realizado ao mais alto nível na Luz.
Vieira e Mourinho afinam, assim, pelo mesmo diapasão: o Benfica está a construir uma grande equipa. E, se calhar, na cabeça dos dois, vai um sonho capaz de ser realizável: uma final da Champions entre Benfica e Real Madrid.

7 comentários:

  1. "Luís Filipe Vieira é e sempre foi um homem pragmático, objectivo, rigoroso.
    Nunca embandeirou em arco, nunca foi adepto das grandes proclamações, nunca privilegiou a demagogia e a venda de ilusões vãs."

    Desculpa, mas tu vives no mesmo Mundo que eu? É que, com o que dizes nessas 2 frases, não me parece mesmo nada que andemos a ver as mesmas coisas...

    ResponderEliminar
  2. Julgo que essa convicção é mais ou menos generalizada, embora, no noss futebol, cautelas nunca fizeram mal a ninguém, até porque sabemos bem como o Porto ganhou a hegemonia.
    Mas depois das palavras de Mourinho, que conhece muito bem Villas Boas, mais convencido fiquei que estamos perante um fiasco.

    ResponderEliminar
  3. Só pq o Mourinho falou positivamente do SLB, estão todos quase ter orgasmo e a pensar que são os melhores do mundo... meus analisem melhor o que o gajo disse:"tem tudo para ser, de novo, campeão"... justificando deste modo "se o FCP consegue ser bi ou tri campeão" pq raio outro clube não o consegue tb, não é uma coisa do outro mundo, até a natural numa conjuntura de ciclos e acontece em todos paises... o que ele disse é um senso comum..."Benfica vai lutar pela Champions" esta frase foi dita no seguinte contexto:"equipas cada vez mais fazem prospecção de talentos mais cedo, por isso fica dificil para o RM pagar valores razoáveis por jogadores bons, pois exigem logo muito dinheiro... e depois existe cada vez mais clubes que querem manter os jogadores pois querem lutar pela champions, e acho isso importante: o SLB vai lutar pela chambions"... daí a colocar na imprensa a dar a entender que o Mourinho disse que o SLB podia ganhar a champions...vai uma grande distância... só não fizeram manchete com o que disse o Tomansson do Fayernord pq ele não deu a resposta que os jornalistas quiseram... os jornalista á boa maneira da imprensa encarnada perguntaram ao Tomansson o que achava da equipa encarnada... a resposta foi a que se esperava.. que tinha uma equipa muito boa, tec... claro que a próxima pergunta dos extasiados jornalistas foi: "e acha que podem ganhar a champions?" pergunta de quem quer fazer uma manchete no dia seguinte do tipo "Tomansson acredita que SLB pode ganhar a champions"... mas desta vez a resposta não foi a que esperavam... foi: " benfica tem uma boa equipa.. (riu-se) mas não chega para ganhar a champions (e mais risos)..." e com isso se perde uma manchete...

    ResponderEliminar
  4. Ou então, ao Mourinho, apenas lhe apeteceu dar umas alfinetadas no Villas-Boas..

    ResponderEliminar
  5. Vamos ver a resistência das nossas muralhas aos ataques que vão surgir até ao fim de Agosto. Para o desejado ataque à Europa e até mesmo ao bi, não pode sair mais nunguém.

    paulo

    ResponderEliminar
  6. O autor do blog já acreditava num benfica bi-campeão e vencedor da champions...eheheheeheheh
    Passados uns dias, depois de perder o 1º troféu da época com um autentico banho de bola e de ter perdido os 2 primeiros jogos do campeonato com duas modestíssimas equipas, será o Mourinho capaz de acreditar nos disparates que proferiu? Ou caiu na real, tal como o autor do blog, a quem faltem forças para escrever umas linhas, desde a humilhação em Aveiro????

    ResponderEliminar
  7. nunca vi um jornalista perguntar a mourinho se despediu villas-boas ou nao?
    e se sim, porque?
    façam-lhe essa pergunta e ficarão surpreendidos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...