Depois de largos dias longe de Portugal, dos engenheiros relativos, dos economistas de pacotilha e dos pobres de espírito, regresso ainda com o panorama desportivo absorvido pelo “caso” Roberto.
Durante estes muitos milhares de quilómetros de distancia, minto se dissesse que não tive o feed-back dos estilhaços das bombas que iam rebentando no Estadio da Luz, `a custa dos deslizes do portero espanhol.
Entre sms e reacções mais ou menos inteligíveis, fui-me apercebendo do que se passava. A distancia encerra muitas vantagens. Uma, longe de um pais de opereta e de mentes mais ou menos provincianas e saloias, daquelas que quase nunca passaram para alem de Badajoz, pode melhor reflectir-se sobre a nossa pequenez.
De repente, cai-me nas mãos o artigo de ontem de Fernando Guerra, na BOLA. Li e não quis acreditar. Fernando Guerra, jornalista serio, credível, competente e rigoroso, não poupa nas palavras. Porque?
Aproveito os seus 5 pecados capitais, que aponta a Jesus, para escrever sobre os pecados capitais (bem mais de 5) deste inicio de época menos feliz do Benfica.
1 – A infeliz entrevista de Jesus na RTPN, onde “despede” Quim. Foram vários erros numa declaração. O primeiro e mais grave: uma decisão deste tipo tem de ser primeiramente transmitida ao Presidente. O segundo: o jogador devia ser informado pessoalmente. Terceiro: ao agir assim, Jesus perdeu algum respeito no balneário;
2 – Jesus demonstrou uma soberba exagerada, apos o titulo. Ocupou todo o palco mediático, relegando para segundo plano, Luis Filipe Vieira, o maior obreiro do titulo, Rui Costa e os jogadores;
3 – Vieira deu tudo a Jesus. Deu-lhe a hipótese de ser campeão, algo com que o técnico, já com 55 anos e muitos de futebol, talvez já não sonhasse (Cajuda, por exemplo, nunca teve essa hipótese). Na hora da vitoria, Jesus olhou demasiado para o umbigo;
4 – Vieira percebeu esse andar nas nuvens e lançou um aviso `a navegação: verdadeiros campeões não ganham so uma vez, disse no Brasil. Destinatarios: Jesus, não os jogadores;
5 – As saídas de Di Maria e de Ramires foram excelentes negócios para o Benfica. O primeiro teve um fraco Mundial, o segundo deitou tudo a perder com a expulsão frente ao Chile e o castigo frente `a Holanda. Mesmo assim, o encaixe foi fabuloso. Mas a dinâmica no mercado podia ter sido mais eficaz. Culpado(s)? Jesus, em primeiro plano, Rui Costa, em segundo plano;
6 – Gosto de Jesus, aprecio o treinador, respeito e admiro o homem que sublu a pulso no mundo complicado do futebol ate ao estrelato, sem ajudas e sem padrinhos. Mas o deslumbramento e´ fácil e Jesus caiu nele. Ainda esta´ a tempo de arrepiar caminho;
7 – A chegada a conta gotas dos mundialistas foi mal gerida. Cardozo não pode chegar e entrar de caras, passando um atestado de incompetência a Jara, Weldon, Nuno Gomes, Kardec (embora este estivesse lesionado); Luisao, como capitão, devia ser mais contido nas palavras de reivindicar melhor salário; Carlos Martins não pode ser utilizado como titular em quase toda a pré-epoca e depois relegado para o banco nos jogos oficiais;
8 – A par disto, e não há como escamotea-lo, as arbitragens tem sido gravosas. Se Jesus não lhe quer apontar o dedo (sabe-se la porque), então que alguém o faça, em nome da verdade e dos superiores interesses do Benfica;
9 – Luis Filipe Vieira merece ser bicampeão, tricampeão, tetra e penta. Não pode e´ estar em todo o lado e percebe-se que quando não esta´ a coisa corre mal;
10 – Jesus precisa de voltar a ser o Jesus da época passada. Muito interventivo junto `a linha, sempre activo. Ou sera´ que lhe serve ganhar uma vez?
11 – Como se verifica, Roberto e´ so´ a ponta do iceberg.
(Peço desculpa aos meus leitores, mas o computador, se calhar por falta de uso, resolveu não acentuar algumas palavras, algo ja visivel em textos anteriores. A correcção segue dentro de momentos).
Eu acho que deveriamos construir uma estátua do Presidente Luis Filipe Vieira ao lado do monumento do Eusébio. Merece isso e muito mais. Obrigado por existires, Sr. Presidente!
ResponderEliminarFilipe
Vistas assim as coisas parece que temos um presidente muito próximo da perfeição e que pouca influência teve nas decisões tomadas nesta pré-época, dá sempre mais jeito colocar a culpa nos outros(neste caso Treinador, como já havia feito com F.Santos e com Rui Costa na época de Quique).
ResponderEliminarEu até não considero o Vieira um mau presidente, só não percebo a mania que ele tem de se intrometer numa área que não domina, o Futebol.Deixe isso para o director-desportivo, senão o Rui Costa não está lá a fazer nada, e se o R.Costa não serve para o lugar arranje alguém que saiba.
Três merecidas derrotas em jogos oficiais e aí temos o bestial transformado em besta.
ResponderEliminarÉ o futebol português.
Mas sempre te acrescento mais dois ou três pecados:
os centrais (luisão e Luis) que andam a jogar contrariados porque queriam sair.
O Cardozo idem idem,aspas aspas.
A defesa que mete água por todo o lado (onde estavam os defesas no primeiro golo do Nacional), o meio campo que joga a passo, um ataque em que reina a indefinição.
Se calhar há mais culpados do que o JJ.
Quanto aos árbitros tens toda a razão.
Arbitragens gravosas mas para os adversários.
COntra o FCP ficaram 4 vermelhos,coisa pouca,para mostrar a jogadores do SLB.
Cardozo,César Peixoto,David Luis e Aimar.
Contra a Académica mais dois.
Seis vermelhos perdoados em dois jogos é realmente gravoso.
Tens toda a razão!
Ri-me.
ResponderEliminarO Vieira é o Santo e o Jesus o Diabo.
Sabias que nunca nenhum treinador com Vieira fez 2 epocas? O Mais proximo é mesmo JJ porque Fernando Santos foi despedido há 1ª jornada.
AHAHAHAH!!! Até o Guerra anda chateado com o treinador do seu clube...
ResponderEliminarEste grupo não tem papões é certo, mas tem 2 equipas fortes e muito semelhantes ao Benfica, num grupo que não me parece tão fácil como à primeira vista parece, podendo mesmo ser aquilo que eu chamo de grupo armadilha, com 3 equipas niveladas para 2 poleiros, devo mesmo fazer notar que o clube não costuma ser muito feliz com equipas alemãs e que o Lyon passa sempre a fase de grupos.
ResponderEliminarNo entanto, uma boa campanha será passar sempre aos 1/8 de final, do mal o menos continuar na Europa e um desastre ser eliminado.
sei que não vais aprovar o meu comentário mas não me importa, pelo menos sei que tens de o ler.
ResponderEliminarSó existem duas hipóteses para seres tão carneiro:
1) fazes parte do "comité central" e estás a tratar da tua vida como o teu patrono
2) és mesmo tapadinho de todo.
Não esperava este texto do carissimo.
ResponderEliminarJá está a preparar o terreno de se correr mal a culpa é exclusiva do Jesus, não é?
Mais 1 tecnico que não serve e depois vai para o clube corrupto é campeão novamente. Já vi este filme muitas vezes.
Quando se perde, perdemos todos, jogadores, tecnicos, dirigentes, até adeptos e quando se ganha também ganham todos.
Pode ser admirador e apoiante do Presidente (também o sou desde sempre) mas isto de meter todas as culpas no Jesus é inacreditavel e vergonhoso.
Então o Presidente e muito bem merece ser Bicampeão , tri, tetra e até penta e o Jesus não merece?
Não esperava este texto do carissimo.
ResponderEliminarJá está a preparar o terreno de se correr mal a culpa é exclusiva do Jesus, não é?
Mais 1 tecnico que não serve e depois vai para o clube corrupto é campeão novamente. Já vi este filme muitas vezes.
Quando se perde, perdemos todos, jogadores, tecnicos, dirigentes, até adeptos e quando se ganha também ganham todos.
Pode ser admirador e apoiante do Presidente (também o sou desde sempre) mas isto de meter todas as culpas no Jesus é inacreditavel e vergonhoso.
Então o Presidente e muito bem merece ser Bicampeão , tri, tetra e até penta e o Jesus não merece?
No seu comentário , diz que o Rui Costa , devia ser mais interventivo, mas , no princípio da época o Luís Vieira , retirou-lhe a capacidade para tal , pois disse que a contratação de jogadores e treinador tinha sido da sua inteira responsabilidade .Mais , aproveitou-se da fragilidade de Rui Costa (contratação de Quique Flores, e que o Rui , não era apologeta da contratação do Jesus ) ,para em directo na tv lhe retirar poderes .Quanto a Jorge Jesus , fez um bom campeonato , mas, a liga europa foi má , por uma razão (chama-se Julio césar )contratação feita Jorge Jesus .
ResponderEliminarmeus caros,
ResponderEliminarrui costa foi importante para o nosso presidente, no inicio da aventura.
hoje em dia, é uma figura decorativa, devido a sua credibilidade e imagem junto dos adeptos.
quem manda no clube é JJ e LFV.
...e as comissões que recebem das transferencias...
Meu caro,
ResponderEliminarO teu texto tem alguns erros.
1º Quim não foi despedido numa entrevista. Jesus não disse que Quim tinha sido dispensado, mas sim que já lhe tinha dito o que aconteceria. A Quim foi dito que nunca continuaria como número 1 e Quim que estava em final de contrato decidiu sair. A Moreira foi dito o mesmo, e ele decidiu renovar.
2º Di Maria não teve um fraco mundial. Não foi excelente como muita gente esperava mas cumpriu o que lhe foi pedido numa tática errada que o colocou a jogar muito recuado.
3º Ramires não foi expulso contra o Chile. Viu um amarelo nesse jogo (o segundo na competição) e foi isso que o afastou do jogo com a Holanda. Na verdade era provável que nem fosse titular nesse jogo.
"meus caros,
ResponderEliminarrui costa foi importante para o nosso presidente, no inicio da aventura.
hoje em dia, é uma figura decorativa, devido a sua credibilidade e imagem junto dos adeptos.
quem manda no clube é JJ e LFV.
...e as comissões que recebem das transferencias..."
LOL... há cada palhaço... só dá vontade de rir!!!