quinta-feira, 26 de agosto de 2010

11 pecados capitais

Depois de largos dias longe de Portugal, dos engenheiros relativos, dos economistas de pacotilha e dos pobres de espírito, regresso ainda com o panorama desportivo absorvido pelo “caso” Roberto.

Durante estes muitos milhares de quilómetros de distancia, minto se dissesse que não tive o feed-back dos estilhaços das bombas que iam rebentando no Estadio da Luz, `a custa dos deslizes do portero espanhol.

Entre sms e reacções mais ou menos inteligíveis, fui-me apercebendo do que se passava. A distancia encerra muitas vantagens. Uma, longe de um pais de opereta e de mentes mais ou menos provincianas e saloias, daquelas que quase nunca passaram para alem de Badajoz, pode melhor reflectir-se sobre a nossa pequenez.

De repente, cai-me nas mãos o artigo de ontem de Fernando Guerra, na BOLA. Li e não quis acreditar. Fernando Guerra, jornalista serio, credível, competente e rigoroso, não poupa nas palavras. Porque?

Aproveito os seus 5 pecados capitais, que aponta a Jesus, para escrever sobre os pecados capitais (bem mais de 5) deste inicio de época menos feliz do Benfica.

1 – A infeliz entrevista de Jesus na RTPN, onde “despede” Quim. Foram vários erros numa declaração. O primeiro e mais grave: uma decisão deste tipo tem de ser primeiramente transmitida ao Presidente. O segundo: o jogador devia ser informado pessoalmente. Terceiro: ao agir assim, Jesus perdeu algum respeito no balneário;

2 – Jesus demonstrou uma soberba exagerada, apos o titulo. Ocupou todo o palco mediático, relegando para segundo plano, Luis Filipe Vieira, o maior obreiro do titulo, Rui Costa e os jogadores;

3 – Vieira deu tudo a Jesus. Deu-lhe a hipótese de ser campeão, algo com que o técnico, já com 55 anos e muitos de futebol, talvez já não sonhasse (Cajuda, por exemplo, nunca teve essa hipótese). Na hora da vitoria, Jesus olhou demasiado para o umbigo;

4 – Vieira percebeu esse andar nas nuvens e lançou um aviso `a navegação: verdadeiros campeões não ganham so uma vez, disse no Brasil. Destinatarios: Jesus, não os jogadores;

5 – As saídas de Di Maria e de Ramires foram excelentes negócios para o Benfica. O primeiro teve um fraco Mundial, o segundo deitou tudo a perder com a expulsão frente ao Chile e o castigo frente `a Holanda. Mesmo assim, o encaixe foi fabuloso. Mas a dinâmica no mercado podia ter sido mais eficaz. Culpado(s)? Jesus, em primeiro plano, Rui Costa, em segundo plano;

6 – Gosto de Jesus, aprecio o treinador, respeito e admiro o homem que sublu a pulso no mundo complicado do futebol ate ao estrelato, sem ajudas e sem padrinhos. Mas o deslumbramento e´ fácil e Jesus caiu nele. Ainda esta´ a tempo de arrepiar caminho;

7 – A chegada a conta gotas dos mundialistas foi mal gerida. Cardozo não pode chegar e entrar de caras, passando um atestado de incompetência a Jara, Weldon, Nuno Gomes, Kardec (embora este estivesse lesionado); Luisao, como capitão, devia ser mais contido nas palavras de reivindicar melhor salário; Carlos Martins não pode ser utilizado como titular em quase toda a pré-epoca e depois relegado para o banco nos jogos oficiais;

8 – A par disto, e não há como escamotea-lo, as arbitragens tem sido gravosas. Se Jesus não lhe quer apontar o dedo (sabe-se la porque), então que alguém o faça, em nome da verdade e dos superiores interesses do Benfica;

9 – Luis Filipe Vieira merece ser bicampeão, tricampeão, tetra e penta. Não pode e´ estar em todo o lado e percebe-se que quando não esta´ a coisa corre mal;

10 – Jesus precisa de voltar a ser o Jesus da época passada. Muito interventivo junto `a linha, sempre activo. Ou sera´ que lhe serve ganhar uma vez?

11 – Como se verifica, Roberto e´ so´ a ponta do iceberg.

(Peço desculpa aos meus leitores, mas o computador, se calhar por falta de uso, resolveu não acentuar algumas palavras, algo ja visivel em textos anteriores. A correcção segue dentro de momentos).

13 comentários:

  1. Eu acho que deveriamos construir uma estátua do Presidente Luis Filipe Vieira ao lado do monumento do Eusébio. Merece isso e muito mais. Obrigado por existires, Sr. Presidente!

    Filipe

    ResponderEliminar
  2. Vistas assim as coisas parece que temos um presidente muito próximo da perfeição e que pouca influência teve nas decisões tomadas nesta pré-época, dá sempre mais jeito colocar a culpa nos outros(neste caso Treinador, como já havia feito com F.Santos e com Rui Costa na época de Quique).
    Eu até não considero o Vieira um mau presidente, só não percebo a mania que ele tem de se intrometer numa área que não domina, o Futebol.Deixe isso para o director-desportivo, senão o Rui Costa não está lá a fazer nada, e se o R.Costa não serve para o lugar arranje alguém que saiba.

    ResponderEliminar
  3. Três merecidas derrotas em jogos oficiais e aí temos o bestial transformado em besta.
    É o futebol português.
    Mas sempre te acrescento mais dois ou três pecados:
    os centrais (luisão e Luis) que andam a jogar contrariados porque queriam sair.
    O Cardozo idem idem,aspas aspas.
    A defesa que mete água por todo o lado (onde estavam os defesas no primeiro golo do Nacional), o meio campo que joga a passo, um ataque em que reina a indefinição.
    Se calhar há mais culpados do que o JJ.
    Quanto aos árbitros tens toda a razão.
    Arbitragens gravosas mas para os adversários.
    COntra o FCP ficaram 4 vermelhos,coisa pouca,para mostrar a jogadores do SLB.
    Cardozo,César Peixoto,David Luis e Aimar.
    Contra a Académica mais dois.
    Seis vermelhos perdoados em dois jogos é realmente gravoso.
    Tens toda a razão!

    ResponderEliminar
  4. Ri-me.
    O Vieira é o Santo e o Jesus o Diabo.
    Sabias que nunca nenhum treinador com Vieira fez 2 epocas? O Mais proximo é mesmo JJ porque Fernando Santos foi despedido há 1ª jornada.

    ResponderEliminar
  5. AHAHAHAH!!! Até o Guerra anda chateado com o treinador do seu clube...

    ResponderEliminar
  6. Este grupo não tem papões é certo, mas tem 2 equipas fortes e muito semelhantes ao Benfica, num grupo que não me parece tão fácil como à primeira vista parece, podendo mesmo ser aquilo que eu chamo de grupo armadilha, com 3 equipas niveladas para 2 poleiros, devo mesmo fazer notar que o clube não costuma ser muito feliz com equipas alemãs e que o Lyon passa sempre a fase de grupos.
    No entanto, uma boa campanha será passar sempre aos 1/8 de final, do mal o menos continuar na Europa e um desastre ser eliminado.

    ResponderEliminar
  7. BenficaéNosso26 agosto, 2010 21:48

    sei que não vais aprovar o meu comentário mas não me importa, pelo menos sei que tens de o ler.
    Só existem duas hipóteses para seres tão carneiro:
    1) fazes parte do "comité central" e estás a tratar da tua vida como o teu patrono
    2) és mesmo tapadinho de todo.

    ResponderEliminar
  8. Não esperava este texto do carissimo.
    Já está a preparar o terreno de se correr mal a culpa é exclusiva do Jesus, não é?
    Mais 1 tecnico que não serve e depois vai para o clube corrupto é campeão novamente. Já vi este filme muitas vezes.
    Quando se perde, perdemos todos, jogadores, tecnicos, dirigentes, até adeptos e quando se ganha também ganham todos.
    Pode ser admirador e apoiante do Presidente (também o sou desde sempre) mas isto de meter todas as culpas no Jesus é inacreditavel e vergonhoso.
    Então o Presidente e muito bem merece ser Bicampeão , tri, tetra e até penta e o Jesus não merece?

    ResponderEliminar
  9. Não esperava este texto do carissimo.
    Já está a preparar o terreno de se correr mal a culpa é exclusiva do Jesus, não é?
    Mais 1 tecnico que não serve e depois vai para o clube corrupto é campeão novamente. Já vi este filme muitas vezes.
    Quando se perde, perdemos todos, jogadores, tecnicos, dirigentes, até adeptos e quando se ganha também ganham todos.
    Pode ser admirador e apoiante do Presidente (também o sou desde sempre) mas isto de meter todas as culpas no Jesus é inacreditavel e vergonhoso.
    Então o Presidente e muito bem merece ser Bicampeão , tri, tetra e até penta e o Jesus não merece?

    ResponderEliminar
  10. Francisco Micael27 agosto, 2010 16:03

    No seu comentário , diz que o Rui Costa , devia ser mais interventivo, mas , no princípio da época o Luís Vieira , retirou-lhe a capacidade para tal , pois disse que a contratação de jogadores e treinador tinha sido da sua inteira responsabilidade .Mais , aproveitou-se da fragilidade de Rui Costa (contratação de Quique Flores, e que o Rui , não era apologeta da contratação do Jesus ) ,para em directo na tv lhe retirar poderes .Quanto a Jorge Jesus , fez um bom campeonato , mas, a liga europa foi má , por uma razão (chama-se Julio césar )contratação feita Jorge Jesus .

    ResponderEliminar
  11. meus caros,
    rui costa foi importante para o nosso presidente, no inicio da aventura.
    hoje em dia, é uma figura decorativa, devido a sua credibilidade e imagem junto dos adeptos.
    quem manda no clube é JJ e LFV.
    ...e as comissões que recebem das transferencias...

    ResponderEliminar
  12. Meu caro,

    O teu texto tem alguns erros.

    1º Quim não foi despedido numa entrevista. Jesus não disse que Quim tinha sido dispensado, mas sim que já lhe tinha dito o que aconteceria. A Quim foi dito que nunca continuaria como número 1 e Quim que estava em final de contrato decidiu sair. A Moreira foi dito o mesmo, e ele decidiu renovar.

    2º Di Maria não teve um fraco mundial. Não foi excelente como muita gente esperava mas cumpriu o que lhe foi pedido numa tática errada que o colocou a jogar muito recuado.

    3º Ramires não foi expulso contra o Chile. Viu um amarelo nesse jogo (o segundo na competição) e foi isso que o afastou do jogo com a Holanda. Na verdade era provável que nem fosse titular nesse jogo.

    ResponderEliminar
  13. "meus caros,
    rui costa foi importante para o nosso presidente, no inicio da aventura.
    hoje em dia, é uma figura decorativa, devido a sua credibilidade e imagem junto dos adeptos.
    quem manda no clube é JJ e LFV.
    ...e as comissões que recebem das transferencias..."

    LOL... há cada palhaço... só dá vontade de rir!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...