sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"A Bola" somos nós

A notícia não é nova mas ganhou uma dimensão inusitada depois do editorial de ontem de Vítor Serpa, director de "A Bola", onde revelou os termos em que se processou o afastamento de Ricardo Araújo Pereira (RAP) e de José Diogo Quintela do painel de colunistas do jornal.
Serpa, que conheço pessoalmente e que considero, assumiu ter sido ele o autor, moral ou material, do "corte" ao texto de Quintela. O excerto referia-se ao "caso" que o "gato leonino" mantém com MST (Miguel Sousa Tavares), nas páginas do jornal - enquanto o "gato" investiga contradições nos artigos de Tavares; este dedica-se ao insulto gratuito a Quintela e RAP (este abandona em solidariedade com aquele).
Custa-me a acreditar que Vítor Serpa se tenha predisposto a tal acto. Aliás, se o fez, não conseguirá fugir à suspeita de ter sido pressionado por MST, depois deste ter ameaçado abandonar o jornal na sua última crónica.
O que sei, e o que mais importa, é que a "A Bola" ficou mais pobre. Sou um leitor diário e fiel do jornal há mais de 30 anos. Continuarei a sê-lo. Mas, vai-me custar passar sem as crónicas do RAP. É que, se é certo que mais dia menos dia o(s) vamos ler no "Record", a "A Bola" será sempre, para mim, uma companhia inseparável.
O que me custa mais, porém, é ver como um jornal com a história e as tradições de "A Bola" se deixa "invadir" e "manietar" desta maneira - MST, Rui Moreira, FJ Viegas. Não é pelo que são clubisticamente, mas pela afronta gratuita a roçar o insulto que destilam contra os colunistas benfiquistas.
Leonor Pinhão e Sílvio Cervan são pequenas "ilhas" de águas límpidas. Onde está a "velha" "A Bola" de Vítor Santos, Homero Serpa, Aurélio Márcio, Alfredo Farinha, Carlos Pinhão, Carlos Miranda, e outros? Quero acreditar que esse espírito ainda habita entre as paredes do jornal da Travessa da Queimada, e nas canetas (teclados) de Vítor Serpa, José Manuel Delgado, Fernando Guerra, João Bonzinho, entre outros.
Quero acreditar, mas quero ver para crer...

10 comentários:

  1. pois caro amigo eu já compro a bola a mais tempo do que os seus trinta anos mas agora a bola já era
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Continuar a ser leitor da bola é pactuar com estas barbaridades. Assim tudo vai ficar na mesma. Eles levam a melhor. Boicote total à compra de jornais desportivos

    ResponderEliminar
  3. “Jesus não interessa nem ao menino Jesus

    Há duas semanas, o Braga perdeu um jogo com um golo do adversário em fora-de-jogo e ficou um penalty por marcar a favor dos bracarenses. Jorge Jesus disse que foi a maior roubalheira a que assistiu em 20 anos de carreira. Ontem, o Braga perdeu um jogo com um golo fora-de-jogo do adversário e ficaram dois penalties por assinalar a favor dos bracarenses. Jorge Jesus disse que preferia comentar o jogo. A grande diferença entre os dois jogos, como o leitor já percebeu, é o adversário. Um tem três ou quatro jogadores emprestados ao Braga; o outro não tem nenhum. O respeitinho é muito bonito. Em Novembro, vários jornais adiantaram que Jorge Jesus poderia render Jesualdo no Porto; nenhum jornal noticiou (e, se Deus quiser, não há-de noticiar) que Jorge Jesus poderia render Quique Flores no Benfica. Talvez isso ajude a explicar que, em certas conferências de imprensa Jesus diga o que quer e noutras dê a sensação de estar numa entrevista de emprego. O mercado de trabalho está difícil e não é boa ideia irritar os patrões, actuais ou futuros.”
    RAP, 25 de Janeiro de 2009

    ResponderEliminar
  4. Essa "Bola" morreu há muito.
    Tenho pena, mas morreu.

    ResponderEliminar
  5. " Leonor Pinhão e Sílvio Cervan são pequenas "ilhas" de águas límpidas "

    Oh Pedro olha para o espelho e deita-te cedo.

    ResponderEliminar
  6. Tambem queres o Salazar???

    ResponderEliminar
  7. Amigo Pedro.
    É por isso que o Glorioso perdeu força.
    Porque façam o que fizerem os benfiquistas não reagem.
    Exemplo disso é o que se passou com o autocarro nas Antas.
    Depois das declarações do nosso presidente, "não se atrevam a apedrejar o nosso autocarro, senão vão ver..." o autocarro foi apedrejado e o que vimos???
    Nada, o bemnfica jogou na mesma. É triste.
    Assim como o Pedro, e milhares de Benfiquistas, apesar de a Bola ser um jornal que destila ódio contra o nosso Glorioso Benfica, continuam a comprar aquela porcaria.
    Assim, ninguém nos respeita.
    Como escrevia Camões, "Fraco Rei faz fracas as fortes gentes"
    Tenho esperança que um dia tenhamos um Rei que saiba aproveitar a verdadeira força da nação Benfiquista.
    Saudações Benfiquistas.
    P.S. Por mim, nunca mais comprarei A Bola, e bem me custa deixar de ler a Leonor Pinhão, mas pelo Benfica, tudo.

    ResponderEliminar
  8. António Barreto16 novembro, 2010 19:52

    Homem de boa fé!

    Quantas décadas serão necessárias para perceber que "A Bola" é um jornal "castrado" que, covardemente, cultiva o estúpido princípio da equidistância entre o bem e o mal, incapaz de denunciar e combater o terrorismo desportivo de que o SLB e o desporto em geral são vítimas,constituindo um dos maiores paradoxos do regime democrático.

    Só os Benfiquistas poderão salvar o Benfica. Ninguém mais o fará! Acordem enquanto é tempo.

    ResponderEliminar
  9. é incrivel mas é verdade o jornal a bola está a tornar-se um jornal equilibrado...veremos se consegue sobreviver sem o apoio dos benfiquistas...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...