sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A hora de Jesus

Jorge Jesus enfrenta a maior prova de fogo da sua carreira. Agora, sim, se vai ver o que vale o treinador do Benfica. Campeão pela primeira vez, no ano passado, Jesus tem um longo percurso no futebol português. Conhece todas as esquinas e todos os alçapões deste nosso futebol tão peculiar.
Será que esse conhecimento e essa experiência lhe irá valer de alguma coisa? A resposta está para breve. Mas, mais do que tácticas (não é ele o “mestre da táctica”?), mais do que a forma obsessiva com que treina, é ao nível da capacidade de insuflar confiança, força anímica e mental, que Jorge Jesus vai ser testado. Será ele capaz?
Diz-se do treinador do Benfica que “fala” a linguagem dos jogadores. Pois é aí, nesse lugar de segredos às vezes insondáveis que é o “balneário” que Jorge Jesus vai ter de fazer valer todos os seus recursos de liderança e de bom condutor de homens.
Os jogadores vão ter de acreditar outra vez na sua liderança, nas suas decisões, nas suas opções. Só Jesus tem nas mãos os instrumentos para que isso aconteça. Saberá utilizá-los?
Mais do que treinos intensivos; mais do que tácticas inovadoras, o segredo do sucesso do Benfica nesta época (sim, o sucesso ainda é possível e pode ser alcançável) está na forma como Jesus possa chegar ao intimo de cada jogador e promover, de novo, a união com vista a atingir objectivos comuns: o título, a vitória na Taça de Portugal, a final da Liga Europa. Poderá, ainda, consegui-lo?
O que Jorge Jesus precisa de colocar em prática não está escrito em nenhum livro de tácticas de futebol, nem em nenhum compêndio sobre modelos de jogo, nem em nenhum almanaque de perfis de jogadores. É mais profundo, mais imaterial, mais invisível. Por isso, mais difícil.
A carreira de Jorge Jesus como grande treinador de futebol começa agora.

6 comentários:

  1. Ainda acho que ele devia ser demitido! Nem os jogadores tem confiança nele!
    Por exemplo o David Luiz já vai embora em Janeiro...

    ResponderEliminar
  2. Cabe a todo o grupo de trabalho unir-se, trabalhar para que as coisas melhorem e para pelo menos, apresentar um nível exibicional e de resultados, mais de acordo com a valia do plantel e dos pergaminhos do clube.
    Assim, este jogo de Aveiro, pode vir a ser crucial, pois em caso de derrota, a contestação aumenta e a confiança nas potencialidades da equipa, vinda dos próprios atletas, pode baixar a níveis preocupantes, que conduzam a equipa a uma onde de resultados ainda mais catastrofica

    ResponderEliminar
  3. Lancemos na BLOGOSFERA, verdadeira voz benfiquista, um nome consensual para concorrer às eleições do SLB! Basta da ditadura ruinosa de LFV!

    ResponderEliminar
  4. Este já está pregado na cruz...

    ResponderEliminar
  5. Acho uma certa piada. A sério que acho..."Basta da ditadura ruinosa de LFV!"
    Onde estava o clube quando Vilarinho e depois LFV pegaram nele? Como estavam as modalidades? E mais importante, onde estaria agora?
    Haja memória!

    ResponderEliminar
  6. FCP 5 = slb 0
    SCP 1= fcp 1
    Isto não te diz nada?
    Então vai até Israel para o Muro das lamentações

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...