terça-feira, 12 de julho de 2011

Mika e não só

O Benfica contratou o guardião Mika à União de Leiria. Boa aposta. Trata-se de um guardião de largo futuro, de capacidade física evidente e bastante elasticidade entre os postes. Apesar de jovem, não tem problemas em sair da baliza, característica que revela uma precoce maturidade. Deu-se a conhecer há duas épocas nos juniores da União de Leiria, com exibições que despertaram a cobiça dos grandes, e a chamada à selecção nacional de sub-19, e depois sub-20.

Aqui não houve erros. Com Artur Moraes a titular, o jovem guardião poderá aproveitar para preparar a sucessão do brasileiro a longo – prazo, num processo que se deseja semelhante ao que aconteceu, em tempos, com a dupla Enke – Moreira.

Todavia, nem sempre a relação entre Benfica e Leiria foi pautada por certezas: há duas épocas os encarnados dispensaram Carlos Daniel, que recentemente assinou contrato profissional com os leirienses. Avançado com sentido de baliza, com apenas 16 anos e idade de juvenil foi o melhor marcador da equipa júnior, com 16 golos. Foi uma decisão discutível dado o alto rendimento de um atleta internacional, numa posição do terreno – ponta – de – lança – em que o Benfica recorre muitas vezes ao estrangeiro sem êxito. Desta forma, o clube “poe-se a jeito” de levar com a “tarte de maçã” da crítica na cara.

Numa temporada em que o Benfica contratou, e bem, André Almeida – que há duas épocas brilhou no meio – campo de um Belenenses 3º classificado na zona sul – há ainda mais um ponto a reter em Leiria: Ruben Brígido: com 19 anos foi dos suplentes mais utilizados da Primeira Liga. Tem uma visão de jogo ampla que impressiona, com técnica e capacidade de fazer assistências de forma fácil. Falo nele e lembro-me de, na última jornada de 2009/10, ter assistido Cássio para um golo frente ao F.C.Porto. Com um pouco mais de consistência poderá ser, a médio/ longo- prazo, um valor seguro do futebol português.

Voltando a André Almeida, em Belém desponta outro ”André” que sempre me chamou a atenção. Lançado há duas temporadas na equipa principal – ainda com idade de júnior - André Pires é um defesa – esquerdo agressivo no 1x1, de posicionamento eficaz e sentido de recuperação no terreno. Na ocasião foi aposta de Rui Jorge, que seguramente não o vai perder de vista como seleccionador sub-21. Parece faltar-lhe alguma maturação em termos de jogo mas Jorge Jesus, especialista em trabalho de “sapa”, poderia ter uma palavra a dizer em relação a este jogador português.

Gil Nunes
Academia de Talentos
ex-olheiro do SL Benfica

4 comentários:

  1. assim com jogadores novos e mesmo da escola que o benfica tem la a gastar dinheiro sou de acordo, agora contratar jovens estrangeiros só por contratar não sou de acordo!

    ResponderEliminar
  2. Vermelhão de Anadia13 julho, 2011 00:05

    Talvez esses sejam bons, sim, mas o Benfica para já está transformado num entreposto de passagem de jogadores, alguns dos quais contratados há dois dias e que pelo que mostraram nestes jogos que também servem para isso mesmo, não têm qualidade para jogar no Benfica. Está-se a apostar demais em promessas, em jeitosos, em futuros, etc, etc com os custos financeiros que se calculam em vez de apostar em jogadores para entrar de caras na equipa principal de imediato. Basta ver o número incrível de jogadores com contrato e a quantidade deles que lá andam e que não vão ficar...Vi um, por exemplo, que vai ficar mas que passa o tempo a protestar com tudo e todos e ou muda rapidamente ou vai ser um coleccionador de cartões, o Nolito. Até agora só vi um para entrar no onze da época passada, o Bruno César. De resto, enfim, nem digo nada atendendo a que ainda estamos no princípio, mas milagres é coisa rara. E alguns contratados com grande estrondo, que desgraça...O Wass, por exemplo, por aquilo que se viu até agora não tem lugar em metade das equipas da 1ª liga. Agradou-me o David Simão, mas ele e o Bruno César foram os únicos, o resto... e aquela defesa que tem jogado, toda ela, bem, só espero que aquele pessoal nunca chegue a ser titular quando fôr a doer...

    ResponderEliminar
  3. viva meu caro, após ausência perlongada, por cansaço e alguma reflexão, a catedral do desporto regressa à sua actividade, agradecendo desde já o apoio e carinho que me foi dispensado.
    Concordo quase na íntegra contigo, especialmente em relação ao André Pires, que conheço bem e julgo ser um jovem de grande qualidade e futuro.

    ResponderEliminar
  4. SONHOS QUENTES E DELIRANTES DE UM CORRUPTALHO

    www.sakanagem.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...