segunda-feira, 5 de março de 2012

A culpa não pode morrer solteira (Proença "casa" com Jesus)

A ressaca acaba hoje porque amanhã é dia de Liga dos Campeões. Já agora, com quem vai jogar o porto? Ah, foi eliminado? Pelo Zenit e pelo Apoel? Bom, passemos à frente. Ou melhor, deixem-me dizer também algumas coisas sobre o Benfica - porto, de sexta-feira.
Mais uma vez a soberba atacou Jorge Jesus. Não podemos fazer de conta que a culpa morreu solteira, porque há culpados por estarmos, agora, a 3 pontos do porto. Falei no plural, porque há jogadores que não estiveram à altura das exigências, mas o dedo acusador tem de ser dirigido a Jorge Jesus, porque é o treinador, porque é o máximo responsável, porque teve esta época tudo o que pediu, porque só tinha de gerir 5 pontos de avanço ao entrar para o último terço do campeonato e fez tudo mal.
Atenção: Jorge Jesus é, na minha opinião, um bom treinador e um treinador que deve continuar na Luz, mas não está imune às críticas nem aos erros. Comecemos pelo fim: antes de se atirar, legitimamente e com toda a razão do mundo, a Pedro Proença, Jesus devia ter feito um "mea culpa", devia ter dito: "eu sou o culpado", "eu errei". Não há ninguém que lhe diga para assumir os erros quando eles são evidentes para toda a gente? Toda a gente erra e só ele é que não erra?
Pois bem, aqui vão os erros de Jorge Jesus: 1 - Fez como Koeman, apostou tudo na Liga dos Campeões e desvalorizou a Liga; ou seja, desvalorizou os jogos em Guimarães e em Coimbra, com a Académica, pensando que o título estava no bolso; 2 - O ano passado apostou até à exaustão em Roberto, este ano é em Emerson. A primeira teimosia custou-nos o campeonato do ano passado, esta segunda espero que não custe o deste ano; 3 - Será que Luís Martins (para já não falar de Capdevilla) não é capaz de fazer melhor que Emerson?; 4 - Qual a intenção de depois de meses de silêncio, se ter lembrado de começar a lançar farpas ao porto, como aquela de dizer que com Lucho e Janko o porto não tinha melhorado?
Há mais, mas fiquemos por aqui. Jorge Jesus está numa altura crucial da sua carreira. Tem experiência e competência suficiente para dar a volta por cima, mas tem de começar por corrigir erros crónicos de comunicação e de planeamento de época.
Pedro Proença foi aquilo que se sabia que ia ser: um árbitro internacional, com experiência, e por isso capaz de fazer o "trabalho sujo" sem sujar as mãos. Foi o que aconteceu. Proença não errou no 3º golo do porto, o fiscal de linha é que foi o culpado (um clássico do futebol português), mas toda a arbitragem foi no sentido de condicionar e amarrar o jogo do Benfica. Foi uma arbitragem armadilhada. O Benfica devia saber que ia ser assim e devia ter actuado em antecipação e não tipo "casa roubada, trancas na porta". Agora não vale a pena chorar sobre leite derramado. É eliminar amanhã o Zenit e confiar que ainda tudo está em aberto na Liga. O resto deve ser resolvido dentro de casa, ok?

15 comentários:

  1. Pedro não acha que devíamos ir já contratar o VILAS BOAS e começar a preparar a próxima época para ver se finalmente atacamos a LIGA DOS CAMPEÕES.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vilas Boas é um treinador mediocre que ira viver nos proximos 20 anos pelo que conquistou na época passada com o FCP!!! só tem comparação com Artur Jorge e Carlos Queiroz.

      Vencer o Campeonato foi tarefa facilitada pelo benfica...e vencer a liga Europa em que jogou uma meia final com Vilareal e final com o braga...nao me parece que tenha sido algo de extraordinario!!

      Será que Jesualdo não conseguiria vencer os mesmos trofeus!!!

      Eliminar
  2. "O resto deve ser resolvido dentro de casa, ok?"

    Infelizmente,uns por ignorância,outros por mercenarismo, os "benfiquistas" de pacotilha contribuem para o esfregar de mãos da seita corrupta.

    ResponderEliminar
  3. Faláste com JJ para saber isso tudo, ou saiu assim dessa cabecinha doente?

    ResponderEliminar
  4. Tudo muito bem, meu caro, mas...

    http://oinfernodaluz.blogspot.com/2011/09/emerson-uma-vitoria-de-jesus.html

    Emerson é, desde há meses, a nódoa deste Benfica. É mais uma panca de Jesus (ou da sua "forte personalidade", como escreveu em Setembro).

    Não sei se o Benfica ficaria melhor SEM Jesus. Porque tudo dependeria de quem fosse o seu sucessor.
    Eu adoro Jesus e agradeço tudo o que ele fez pelo Benfica. Mudou-nos, para muito melhor.
    Eu odeio as birras de Jesus e a sua mania de que é mais inteligente que todos os outros.

    Para Jesus ser bom treinador, precisava de quem tivesse força para o pôr no sítio, quando exagera nas suas ideias. LFV podia fazê-lo, Rui Costa também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem nao gostar do Emerson, mas com toda a certeza, ele não é tão mau como pintam!!
      Se bem me lembro perdemos conta o Zenith com uma falha incrivel do nosso MAXI...e nao ouvi assim tantos comentarios, como ouve o Emersos sempre que falha!!!

      Eliminar
  5. Assusta-me um pouco que ao fim de quase três anos ainda se acredite que Jesus dará volta por cima, que corrigirá os seus erros, que irá mudar..

    ResponderEliminar
  6. Caro Pedro, só agora tiveacesso ao seu blogue, através d'A Tertúlia Benfiquista, e deixe-me concordar consigo. O seu comentário revelou a lucidez necessária para analisar o jogo de sexta feira e a presente situação do nosso Benfica.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. É também o meu ponto de vista.
    Os nossos problemas temos que os resolver dentro de casa.
    Só espero que amanhã a nossa equipa feche com chave de oiro e consiga fazer esquece esta "desgraçeira" que foi o mês de Fevereiro 2012.

    ResponderEliminar
  8. Exactamente. Gostei da última frase, "O resto deve ser resolvido dentro de casa". Assim é que é.

    ResponderEliminar
  9. José Martins, Vila Nova de Gaia05 março, 2012 19:13

    Concordo em absoluto. O LFV, que espero continue muitos anos, ´também foi anjinho. Como é que pode apoiar o Fernando Gomes e da entrevista recente na RTP passar um cheque em branco aos arbitros. E por fim, também temos anjinhos nos programas televisivos.

    ResponderEliminar
  10. Assino por baixo deste post. A um terço do campeonato, não se gerem 5 pontos. Gerem-se as motivações e as "ganas" como dizem os Espanhois para aumentar de 5 para 8. Nem parece do Jesus, tirar velocidade à equipe em Guimarães e, só perceber isso no intervalo do jogo com a Académica. O Benfica deu três partes de avanço, porque só na 2ª parte do jogo com a Académica é que o Benfica fez pevalecer naquilo que é fortissimo, a velocidade, as transições rápidas e um um a um. O Benfica não pode ir jogar com o Guimarães e com a Académica a ocupar os espaços todos do campo e a colar o jogo, tem sim, de jogar junto e a fazer pressão de modo a que haja muito espaço de campo livre e os 20 jogadores a ocupar uma pequena parcela do campo.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  11. Jesus tem culpa? Tem!
    LFv tem culpa) Tem, e muita! Fiou-se nas balelas de joaquim oliveira e domingos soares de oliveira e já assinou a renovação do contrato com a olivedesportos.
    LFV não protegeu o Benfica dos ataques do sistema e o sistema, depois de garantir os direitos televisivos, atacou em força e os erros do JJ fizeram o resto.

    Cumps

    ResponderEliminar
  12. Uma loja é assaltada..chega a policia e o dono diz"A culpa foi minha pq não coloquei policias à porta!!!" É mais ou menos isto que vc diz.Poderei concordar com algumas criticas que faz (Emerson) mas no resto há alguma demagogia ou vc não sabe como se movimenta o futebol português.Tivesse o SLB ganho com um golo daqueles e logo veria a quantidade de "acusações" de estar a ser levado ao col0, de ser um escândalo. Vejam-se os "comentadores" portistas como desviam as atenções chamando caceteiros aos jogadores do SLB.Será que somos cegos? Em vez de actuarmos de modo a acabar com estes "proenças" passamos a vida a chorar o leite derramado e "eles" riem-se. Mais se riem com as ajudas que estes comentários dão aos corruptos para que continuem a agir na sombra. assinado redthunder

    ResponderEliminar
  13. Jorge Jesus é seguramente o melhor treinador do Benfica dos ultimos 20 anos, basta ver a quantidade de recordes que tem alcançado e a qualidade do futebol apresentado pelo Benfica.
    Errar...todos erram e teimosia todos também a tem!
    A questão da gestao dos 5 pontos é muito facil de analisar...não fossem os erros grosseiros de arbitragem e o benfica estaria 2 pontos a frente do FC Porto (venceria na Académica e empataria com o FCP)...

    Força Benfica

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...