terça-feira, 10 de abril de 2012

Parte da solução ou do problema?

A derrota de ontem à noite culminou um período de 2/3 meses da mais desastrosa gestão desportiva de que tenho memória no Benfica. E numa altura em que se entregou de mão beijada ao fcporto, a não ser que aconteça um golpe de teatro, um campeonato que tivemos seguro, uma questão deve ser já colocada: Jorge Jesus é parte da solução ou parte do problema?

A resposta não é fácil, não é pacífica, nem pode ser definitiva. Ela depende de muitos factores, desportivos e não só, mas é nela que deve ser encontrado o caminho do futuro sucesso desportivo do Benfica.

Os prós e contras da continuidade ou não de Jesus são equivalentes. A contabilização de um lado e do outro da balança terá de ser feita por quem está lá dentro, próximo da esfera restrita do treinador, e o voto de qualidade pertencerá por direito a Luís Filipe Vieira.

A braços com dossiers estruturais para resolver e onde se jogará o futuro a médio/longo prazo do Benfica, como o dos direitos televisivos, Vieira vê-se confrontado com a necessidade de desfocar as suas atenções para resolver um problema imediato: a questão JJ.

Ir pelo lado mais fácil pode ser sedutor para quem tem também de gerir uma próxima época desportiva cujo início colide com a realização de eleições no Sport Lisboa e Benfica. Mas o Presidente do Benfica sabe por experiência própria que o problema nem sempre está onde parece mais evidente.

A época não terminou. A Taça da Liga e a entrada directa na Champions são objectivos que devem ser atingidos. Os recursos humanos que foram colocados à disposição de Jesus, através de uma política de investimento desportivo ambiciosa e certeira, não podem ser desbaratados.

Jesus terá de fazer um mea culpa interno para voltar a ganhar a confiança de todos. Nem tudo está perdido quando se assumir onde se falhou. É esse “relatório e contas” de que Luís Filipe Vieira está à espera. Na sua elaboração, JJ joga o seu futuro. Espero que seja tão sagaz a escrevê-lo como o é tantas vezes no banco.

6 comentários:

  1. Sempre fui um defensor de JJ e sempre achei que dispensá-lo será a repetição da história do Mourinho. Sai do Benfica vai para os corruptos e ganha tudo.
    Mas neste momento já tenho dúvidas. JJ está a fazer tudo para ir para o porko porque sabe que lá poderá ser campeão facilmente.
    Talvez esteja na hora de limpar a casa, o que não falta são treinadores e já se viu que JJ não é nenhum génio.

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa é certa, por muito motivador que seja o JJ, e é, se há jogadores que passam ao lado do jogo, como foi ontem o caso por exemplo do Cardozo, do Rodrigo e até do Gaitán e se há outros que cometem erros infantis como o Luisão no lance do penalti, o JJ nada pode fazer...nem ele nem ninguém...Já não digo o mesmo em relação ao que se podia esperar do adversário no jogo de ontem: bastava ter visto o jogo deles com o Manchester City em Lisboa para se prever com toda a certeza o que iria ser a postura ontem e criar o antídoto para a redução de espaço no meio campo e o lançamento de contra-ataques pelos flancos. E aí o mestre da táctica levou um banho do principiante, por muito que nos custe a admitir.

    Vermelhão d'Anadia

    ResponderEliminar
  3. PARAFRASEANDO ...

    Há Dias que em 90 minutos se resumem 10 anos de LFV...

    e quem disser mal do homem é um filho da puta anti-benfiquista...

    por: Constantino

    em : 'A MÃO DE VATA'

    ResponderEliminar
  4. E mais acima?
    O LFV não tem culpa de nada?

    JJ quando sair do SLB vai para o fruta corrupção e putedo limpar tudo. Porque independentemente do treinador que lá andar o sistema garante as vitórias.

    Chega de enganos. O contrato com a olivedesportos já está assinado. Foi assinado na semana seguinte à derrota do fcp em Barcelos. Pode agradecer a DSO.

    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Quando temos o tão 'sacrificado', pelo seu enorme espírito de missão como presidente - sim a minúsculas - e gestor do futebol, a botar faladura (a lançar areia, para os nossos olhos) a destempo na SIC e a dar o flanco à 'Camorra' ...

    escancaram-se as portas do título aos do costume!

    Há sempre os jogadores e o 'pobre' dum treinador para
    'queimar'...

    Apetece-me citar, Camões e os seus 'Lusíadas'!

    Quando me lembro que Luís Vaz escreveu - 'Fraco Rei faz fraca a forte gente' - aparecem-me logo quais fantasmas os ex-amigos do 'monarca'.

    E quando oiço o Veiga e em especial o Figueiredo, só me apetece cantar:

    - 'p'ra melhor está bem, está bem ...p'ra pior já basta assim' ...

    QUO VADIS BENFICA?

    ResponderEliminar
  6. Os anos passam, os roubos continuam e os benfiquistas nem na luta contra o sistema se unem!

    J1 Gil Vicente 2-2 Benfica
    J1 Benfica 1-2 Académica
    J1 Benfica 1-1 Marítimo
    J1 Rio Ave 1-1 Benfica
    J1 Leixões 1-1 Benfica
    J2 Boavista 3-0 Benfica (1º jogo desta época)
    J1 Académica 0-0 Benfica
    J1 Beira-Mar 2-3 Benfica (2004/2005)
    J1 Boavista 0-0 Benfica
    J1 Benfica 3-0 Marítimo

    Não acredito que exista um candidato ao título nos grandes campeonatos que seja forçado por 7 anos a perder pontos logo na 1ª jornada!!! É que se não se lembram, em quase todos estes jogos ficaram penaltis escandalosos por marcar!! Mas para alguns são apenas coincidências! O Benfica ganhou 60% dos jogos destes últimos 10 anos mas só ganhou em 20% na primeira jornada!

    Mas a culpa é dos sucessivos treinadores, jogadores e da direcção!

    Irra que são umas coincidências do catano!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...