segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ser líder


É bem mais fácil criticar do que construir. É bem mais fácil ser demagogo do que falar a verdade. É bem mais fácil o valer tudo para ganhar do que ser credível. O Benfica é tão grande que tem gente que pensa destas duas maneiras.
Daqui a pouco mais de um mês, o Benfica vai a eleições. É uma coisa normal num clube que já era democrático antes de haver democracia em Portugal. Neste momento ainda não há candidatos oficiais, mas um denominado Grupo da Luz, cujo rosto mais visível é Bruno Carvalho, candiato à Presidência do Benfica nas últimas eleições, há 3 anos, já anunciou um candidato para 5 de Setembro, depois de amanhã, e é crível que Luís Filipe Vieira seja de novo candidato.
Se, como tudo indica, Vieira for candidato, esta será a 3ª vez que se sujeitará ao sufrágio dos benfiquistas. Não é coisa pouca. Os opositores do actual Presidente do Benfica falam de um líder déspota e autocrático, que resolveu alterar os estatutos para se perpetuar no poder.
Na verdade, não deixa de ser irónico que um Presidente que devolveu a grandeza ao Benfica seja objecto de ataques soezes e baixos que ignoram qual era a situação do Benfica há 10 anos atrás. É o custo da democracia, sem a qual não há Benfica mas há apito dourado.
Tendo em conta as circunstâncias e o contexto, Luís Filipe Vieira é o melhor Presidente de sempre do Sport Lisboa e Benfica. Já o disse e repito, com Borges Coutinho e Maurício Vieira de Brito completa uma tríade de líderes que ficarão para a posteridade.
Fez tudo bem? Claro que não. Mas depois de erguer a obra e de ser inovador em muitas áreas, vidé Fundação Benfica e Benfica TV, resistiu a tudo delapidar em troca de uma aleatória e vã glória. O exemplo do Malága, e de outros dentro de portas, está aí para lhe dar razão.
O homem que se sujeita a ser insultado em AG´s, desmentindo aqueles que lhe chamam ditador, vai lutar nas urnas por um 4º mandato. Se a gratidão chegasse, Vieira já tinha ganho. Mas ele não espera gratidão, espera responsabilidade dos benfiquistas.
E aos benfiquistas, termino com uma reflexão desportiva: aqueles que diziam que o Benfica não tinha hipóteses na Liga dos Campeões no ano passado, viram a nossa equipa dar um banho de futebol ao actual campeão europeu e ser injusta e traiçoeiramente eliminada.
Este ano, aguentando todas as jóias no plantel, o sonho de uma nova conquista da Europa deve estar mais presente que nunca, numa altura em que na Liga interna lideramos e damos espectáculo (já para não falar nas modalidades). Em Outubro logo se vê...

Post - Scriptum: PARECE QUE DEPOIS DE JOÃO PARADA, O DENOMINADO GRUPO DA LUZ ESTÁ A PENSAR EM RUI RANGEL PARA CANDIDATO.

17 comentários:

  1. Em Outubro terá os meus 25 votos.

    ResponderEliminar
  2. E em 10 anos, quantos títulos conquistámos ??
    E em 10 anos quantas mentiras ouvimos ??

    Quantas vezes ouvimos LFV dizer que os jogadores saíriam apenas pelas respectivas cláusulas de rescisão, e o mesmo não aconteceu ??

    Quantas incompetências desportivas cometeu ?? DEMAIS !!!!

    Só ganhará, porque se agarrou à cadeira alterando os estatutos e também porque não há uma alternativa minimamente válida !!!!!

    Até quando aguentará JJ no banco ?? Até sermos humilhados ?????

    Dizes que este ano, aguentou todas as jóias do plantel ???? Isso é pura areia para os olhos dos cegos !!!!
    JAVI GARCIA ??????????????? Diz-te alguma coisa ??????????

    BANHO DE BOLA ???????????????

    A 1ª parte contra o Nacional ???????
    Contra o Setúbal jogámos contra 10, a partir dos nove minutos !!!!!!!!!!!!!!!! Contra a equipa que tem o orçamento mais baixo da LIGA !!!!! Mais areia, que estás a tentar mandar !!!!! ès pago por alguém ???

    ABRAM os olhos, este, definitivamente, não ´eo caminho !!!!

    ResponderEliminar
  3. "Este ano, aguentando todas as jóias no plantel, o sonho de uma nova conquista da Europa deve estar mais presente que nunca"
    Pois é, o sonho comanda a vida. Tem sido assim nos últimos 10 anos. Quando é que os Benfiquistas acordam?

    ResponderEliminar
  4. Seja lá quem for o opositor o Vieira vai ganhar novamente as eleições. É certo que o Vieira tem feito muito pelo Benfica, que há 10 anos o clube estava quase na falência. Mas, parece-me exagerado que se diga que "Luís Filipe Vieira é o melhor Presidente de sempre do Sport Lisboa e Benfica", pois o Benfica tem muitos anos, muita história e muitos títulos conquistados antes dele...

    ResponderEliminar
  5. fala la agora,que o witsel esta de saída, que merda de gestao é esta?

    nao chegava o javi no dia 31? pior presidente de sempre do Benfica.

    tenho 21 anos, lembro-me de ver o Benfica ganhar 2 campeonatos e o resto humilhações atrás de humilhações. 6º lugar, goleados pelo porto, porto campeao na luz, 1 ponto num grupo de merda na Taça Uefa etc etc

    nao é o LFV que se vem vangloriar sempre que alguma coisa corre bem? entao quando corre mal a culpa também é dele, quase exclusivamente

    ResponderEliminar
  6. Já fez o que tinha a fazer, está na hora de dar lugar a outros.

    ResponderEliminar
  7. Ahh, sim ...

    sem demagogia, o Witsel está na calha e só não sai se não quiser.

    O Zenit, ao que parece, vai fazer como o 'grande líder' com o seu amigo Salvador, pagam a cláusula (ou não ...!)e ainda nos cedem 2 ou 3 Mostovoi.

    ResponderEliminar
  8. Meu amigo, pode ter a opinião que quiser sobre o actual presidente do Sport Lisboa e Benfica, que foi, inequivocamente, eleito pela maioria em 3 mandatos consecutivos.

    Mas, em primeiro lugar, não seja anacrónico e respeite, por favor, os nossos Presidentes saudosos e defuntos que durante anos fizeram do Benfica um clube de Senhores. Uma instituição que se ultrapassava a si própria e onde "vergonha era não ser um exemplo!"

    Em seguida, se LFV tivesse a mínima semelhança que fosse com qualquer um deles (ou com outros como, por exemplo, Ferreira Queimado) jamais admitiria tanta contestação de benfiquistas sem por o seu lugar à disposição.

    Revisite a história do Benfica e dos valores que durante mais de 100 anos guiaram o Sport Lisboa e Benfica, antes de vir aqui defender, de forma intransigente, o indefensável e, como se não bastasse, comparar o incomparável .

    FAS

    ResponderEliminar
  9. ... aguentou as joias no plantel ... ???

    ResponderEliminar
  10. "Todas as jóias do plantel", já depois de despachar Javi por 2/3 da cláusula?
    Tens a certeza dessa análise?
    E agora, sem meio campo? Sem lateral esquerdo, sem alternativa ao centro ou à direita da defesa?
    Não alterou os estatutos num golpe palaciano e até criminoso?
    Resistiu a tudo delapidar? A sério?
    O melhor Presidente do Benfica?

    Estás seguro de todas essas afirmações?...

    Benfica, perdoa-lhes.

    ResponderEliminar
  11. "Luís Filipe Vieira é o melhor Presidente de sempre do Sport Lisboa e Benfica. Já o disse e repito, com Borges Coutinho e Maurício Vieira de Brito completa uma tríade de líderes que ficarão para a posteridade."

    NÃO DIGAS ASNEIRAS!

    NÃO COMPARES UM PANO DE CHÃO COM DUAS TOALHAS DE LINHO

    ResponderEliminar


  12. Não há palavras para esta "incompetência"! E já não falo na "política" de informação e de comunicação em que continuamos a ser amadores. Nem falo no papel do Carraça e do Rui Costa, que ninguém nos explica o que fazem na estrutura do futebol: viu-se o desnorte que foi o episódio de Dusseldorf. Falo da equipa e das contratações. Sabia-se que o Javi, o Witsel e mais uns quantos jogadores importantes podiam sair porque o Benfica tinha que fazer um encaixe de pelo menos 50 milhões. Tudo bem. Mas, então, ninguém tratou de assegurar o preenchimento dos lugares-chave que, com toda a probabilidade, iam ficar vazios?! Temos sete alas e ninguém para número 10 (o Aimar não defende como o Witsel, nem aguenta dois jogos por semana), nem temos nenhum bom substituto para nenhuma das outras posições, com excepção, agora, do ponta-de-lança.




    Qual é o treinador que, tendo feito a pré-época com o Witsel como pivô da equipa, resiste todos os anos a estas saídas à última hora?! O Jesus tem tentado minimizar as dificuldades, porque não pode criticar a política de contratações nem tirar confiança aos jogadores e aos adeptos. Mas, como é possível que, em dois anos, não se tenha encontrado um defesa esquerdo "já feito"?! E que não haja um substituto à altura para o Maxi?!




    O problema é que o presidente pode sempre despedir o treinador, mas o treinador não pode despedir o presidente. Qual é o treinador que resiste a esta incerteza e a este improviso? O último grande treinador antes do Jesus que passou pelo Benfica, o Fernando Santos, não resistiu, e tornou-se o bode expiatório desta incompetência. Nos últimos anos, ainda pensei que o Presidente tinha aprendido: pelo menos, não se precipitou a fazer o treinador pagar todas as favas (sim, porque também tem algumas culpas no cartório, mas as suas imensas qualidades como treinador suplantem os seus defeitos, e os defeitos podem ser corrigidos pela estrutura, as qualidades é que não se compram no mercado: para não falar da qualidade de jogo da equipa, que há anos não se via, quanto já rendeu ao Benfica, por exemplo, a sua capacidade para valorizar jogadores?).




    Com esta equipa a que partiram a espinha dorsal (viu-se na primeira parte com o Nacional, em que a equipa perdeu de uma assentada, os dois pivôs do meio campo: o Javi e o Witsel, que "desapareceu" como médio criador, porque foi obrigado a fazer de Javi, e em que toda a gente percebeu que seria impossível, sem ninguém que levasse a equipa para a frente, marcar um golo a quem quer que fosse: Nacional ou outra equipa do mesmo nível, ou mesmo inferior), com esta equipa, dizia eu, só um milagre nos pode salvar a época (como o campeonato vai parar, o Jesus pode sempre "inventar" em poucos dias um novo Witsel, como está em vias de inventar um novo Coentrão): Senão, adeus Campeonato e adeus Champions. Talvez nos devêssemos concentrar na Taça da Liga!




    Que Deus nos ajude, porque o Jesus, sozinho não pode fazer muito. Com este rumo, o Museu do Glorioso, que vai ser inaugurado com pompa e circunstância dentro de semanas, arrisca-se a ser um Mausoléu!




    António-Pedro Vasconcelos, in Master Grove

    ResponderEliminar
  13. "POR UM BENFICA NA EUROPA DOS CAMPEÕES"

    faz-te lembrar alguém ou alguma coisa?!

    ResponderEliminar
  14. "O Benfica vai ter um plantel que qualquer clube na Europa se orgulharia de ter"

    lembras-te quem e há quanto tempo alguém afirmou isto?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tantos se orgulham que viram buscar dois dos nossos melhores jogadores. E não levaram o Rodrigo porque o Rodrigo disse que não. Somos vítimas da própria competência e sucesso e estes idiotas ainda criticam.



      Eliminar
    2. E porventura vai mesmo, só que Roma e Pavia não se fizeram num dia.
      Tanta iluminação e tão pouca luz - é triste.

      Eliminar
  15. Poderia efectivamente elaborar aqui a defesa de Luís Filipe Vieira porque inteiramente merecida mas o texto reflete tudo aquilo que penso. No entanto deixo aqui a minha mensagem para aqueles que a coberto do guarda chuva da democracia insultam um dos maiores Presidentes da estória do SLB e conheci muitos, alguns deles não sei se o seriam no atual contexto do futebol profissional. Derrotemos pois nas urnas os demagogos, os oportunistas, os infiltrados e restantes bandidos que querem usar o SLB para as suas festanças de vaidade

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...