sexta-feira, 3 de maio de 2013

Levantado do chão


O Benfica está a um passo de conquistar a sua 3ª taça europeia. Com a final de Amesterdão, o Benfica é a 7ª equipa europeia com mais finais disputadas em toda a História. Estes resultados devem orgulhar não só os benfiquistas espalhados pelo Mundo, mas os portugueses.
O Benfica é verdadeiramente o maior símbolo de Portugal, um país pobre e sem grandes motivos de alegria. Não somos a Inglaterra, nem a Alemanha, nem a Itália, nem a Holanda, nem sequer a Espanha. Mas somos Benfica,  igual aos melhores da Europa.
Esta História centenária tem muitos nomes, muitos heróis. Seria fastidioso enumera-los. A história que hoje se escreve também tem muitos nomes e muitos heróis. Mas ninguém de boa fé pode ignorar que o que ontem aconteceu só foi possível porque o Benfica, na última década, foi levantado do chão, como o título do livro de José Saramago.
Isso mesmo, “Levantado do chão”. Ontem, os jogadores e a equipa técnica deram uma volta de honra ao Estádio da Luz. Mereceram. Mereceram os aplausos e o apoio de um público em delírio.
Mas lá em cima, na tribunal presidencial, sereno por fora mas em ebulição por dentro, estava um homem que finalmente vê chegada a hora de colocar a cereja em cima do bolo. O Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, está no limiar da História.
Porque foi ele que levantou o Benfica do chão, quando entrou na Luz pela mão de Manuel Vilarinho. Porque teve a coragem de construir o novo estádio, contra ventos e marés, porque teve a visão estratégica de perceber que, naquela altura, a prioridade não era conquistar títulos mas recuperar as finanças e a credibilidade do clube.
Hoje, no limiar de uma época de sonho, verificamos que a visão estratégica de Luís Filipe Vieira estava correcta. E o seu lugar na História será ao lado de outros vultos, como Joaquim Ferreira Bogalho, Maurício Vieira de Brito ou Borges Coutinho.
Como as vitórias desportivas são a alma de um clube como o Benfica, quando esta época terminar, Luís Filipe Vieira tem tudo para ser consagrado como o melhor Presidente de sempre do Benfica. 

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo, forte abraço glorioso.

    (a Luz ontem estava mágica)

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um Benfiquista lúcido !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...