sexta-feira, 28 de março de 2014

O complexo de inferioridade do fcporto

O fcporto - Benfica da passada quarta-feira tem muito que se lhe diga. Dentro e fora do relvado. Dentro, a rotatividade de Jorge Jesus não merece reparos. Jogadores como Cardozo, Suleimani, Salvio, Ruben Amorim ou Sílvio (mesmo Artur), não são primeirissimas escolhas e, por isso, necessitam de jogos e minutos.
Podem sempre dizer-me: mas contra o fcporto!? Não vejo porque não. A meia-final é a duas mãos. O jogo foi fraco. Está tudo em aberto para a Luz. Tenho, aliás, uma tese em que defendo, já há muito tempo, o complexo de inferioridade do fcporto (e do sporting) em relação ao Benfica.
Dois exemplos desse complexo de inferioridade são os cânticos insultuosos contra o Benfica que os adeptos portistas utilizam para festejarem as suas vitórias ou para se fazerem ouvir em jogos onde nem sequer o Benfica participar e o espaço nobre que foi destinado a kelvin no museu do fcporto.
O jogo de quarta-feira foi mais um flagrante exemplo desta inferioridade. O Benfica geriu o plantel de acordo com o seu calendário, o fcporto com um jogo complicado na Madeira contra o Nacional (quando ainda ambiciona alcançar o sporting) e logo a seguir contra o Sevilha para os quartos de final de Liga Europa, apostou tudo contra o Benfica. Porquê? Porque era o ... Benfica!
Os que defendem que o Benfica devia ter entrado na máxima força para, de uma vez, subjugar o fcporto em sua casa, quando, aparentemente, este está mais fragilizado, desconhecem a natureza do Benfica.
O fcporto (e o sporting), pelo contrário, apostam todas as fichas no(s) jogo(s) contra o Benfica. Então se a época está má, a vitória sobre o Glorioso vale bem uma missa. No Benfica sempre se pensou mais alto e mais longe.
O Benfica entra para ganhar em todos os jogos e encara todos os adversários por igual. Quem aposta uma época no jogo contra o Benfica são o sporting e o fcporto. Para esses sim, a vitória sobre o Benfica vale bem uma época. É o tal complexo de inferioridade.
Fora do campo, a rábula dos abraços entre Pinto da Costa e Jorge Jesus é risível. Aliás, eu que até nem sou supersticioso, vejo nisto um sinal premonitório. A última vez em que PC e JJ se cruzaram e se cumprimentaram com agrado (como foi noticiado) foi em 2009/2010, na primeira época de JJ no Benfica. Na ocasião, ia a época a meio, estavam ambos a assistir a uma palestra de Manuel Sérgio. O resultado final foi: Benfica campeão!

4 comentários:

  1. Não diria melhor.
    E a prova disso é que, ainda hoje, assisti a uma conversa entre dois portistas em que o primeiro dizia:
    - Então e o nosso porto? Aquilo está mau... se bem que agora está melhor.
    Ao que o primeiro concordou.

    Lá está, para eles está melhor porque ganharam há dois dias ao Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Vieira do Pneu28 março, 2014 15:23

    Tem pai que é CEGO...

    ResponderEliminar
  3. aquilo que eu acho é o sr jorge com aqueles abraços deixa muito a desejar é natural que o bimbo da costa se sinta com muita esperança de dia o ver na sua equipe de futebol mais respeito sr jorge já ganhas o dinheiro que o clube te paga a conta dos adeptos

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está um benfiquista inteligente e sábio, que sabe ler nas entrelinhas e decifrar os códigos e um post que fazia falta no contexto actual. Totalmente de acordo.

    Mas para quem lê a blogosfera verifica que esta é bem a cloaca onde vão desaguar os benfiquistas bipolares, os benfiquistas que não gostam do Benfica, dos benfiquistas doentes porque frustrados, dos benfiquistas invejosos, os benfiquistas hipócritas, os benfiquistas padrecos que se acham com superioridade moral sobre os outros, os benfiquistas acéfalos e com graves défices de inteligência, enfim os benfiquistas que não fazem falta ao Benfica e que por isso melhor seriam que desaparecessem do mapa.
    E onde desaguam também aqueles que não sendo benfiquistas passam por benfiquistas enganando e puxando para o rebanho os acéfalos acima referidos.

    Coitados, não sabem o que dizem nem o que fazem!


    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...