terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pela boca morre o peixe

A participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim tem ficado marcada não pela conquista de medalhas mas pelas afirmações que os atletas têm feito. Desde um que estranhou a prova de manhã porque gosta de dormir, até outra que quis vir mais cedo para casa porque queria ir de férias, e um outro que diz que bloqueou porque viu o estádio cheio, e uma outra que disse não ter feitio para disputar torneios destes, tem sido um regabofe.
Mas aqui, no jogo das palavras, também há quem se destaque pela positiva. Vanessa mostrou que também é uma campeã fora das pistas. A medalha de prata olímpica do triatlo manifestou estranheza pela falta de brio de outros atletas, para quem, disse, chegar em 50º ou em 10º é a mesma coisa. Francis Obikuwelu, cuja lesão no joelho impediu de lutar pelas medalhas, não encontrou nenhum justificativo pitoresco, como os seus colegas atrás referidos. Pediu desculpa aos portugueses pelo dinheiro gasto com ele e anunciou o fim da carreira.
Não foi por acaso que esta pedrada no charco saiu das bocas de Vanessa e Francis. Basta conhecê-los e à sua carreira para percebermos que nunca nada lhes foi fácil, tiveram que lutar, que trabalhar e tudo o que conseguiram foi com muito esforço.
As palavras da nossa medalha de prata olímpica e do homem que veio das obras para se tornar num campeão das pistas devem fazer reflectir muita gente, a começar por muitas vedetas e ídolos com pés de barro.
Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico Português (há tempo demais no cargo), deve abrir já um processo disciplinar a quem manifestou total desrespeito pelos dinheiros públicos gastos na preparação destes atletas para os Jogos, e deixar-se de palavras de circunstância.

12 comentários:

  1. E as responsabilidades do COP, e das Federações?
    Só por um atleta conseguir os minimos não quer dizer que vá aos Jogos, as Fedrações podem o impedir, mas como quiseram levantar a bandeira da 'maior participação de sempre'!!! agora carregem com as consequências...
    A grande maioria dos resultados são 'normais', só que a fome por noticias principalmente dos canais de informação, que têm que 'encher' horario, torna qualquer 'coisa', num escândalo.

    A grande desilução até agora foi a Naide, mas mesmo nesta situação, não é a primeira vez que um favorito numa qualificação, com 3 ensaios é eliminado.
    Em relação à Telma, todos se esqueceram que ela esteve lesionada, foi operada, e regressou à competição pouco tempo antes dos Jogos, onde perdeu para uma Chinessa a jogar em casa, que acabou por ganhar a competição, e perdeu o segundo combate com a numero 1 do actual ranking Mundial!!!

    Esta obsessão pelas medalhas é ridicula, ainda hoje o Gustavo Lima anunciou o fim da carreira após falhar o bronze por um ponto, terminando em quarto, para quem não sabe, os oito primeiros em todas as competições recebem um diploma Olimpico, aliás o senhor Olimpico Português, o Professor Moniz Pereira, que deve perceber alguma coisa disto, sempre avalia as participações Portuguesas, tendo em vista os oito finalistas, e não os três medalhados...

    ResponderEliminar
  2. Tenho seguido a BBC e é impressionante a forma profissional como os atletas da Grã Bretanha são dignos.

    E não falo dos que ganham medalhas (e são já 28, uma das melhores participações de sempre). Falo dos que perdem mas se esforçam para dar o melhor.

    Muitos vão sem ser favoritos e sabem que dificilmente chegarão a finais. Mas vão para dar o tudo por tudo. Para conseguir melhores marcas e aprenderem. E quando falam, agradecem o apoio e prometem continuar a melhorar.

    O problema é que em Portugal a mentalidade é diferente. Muitos acham que é só direitos e nenhumas responsabilidades. Que a Humildade e a dignidade não são necessárias.

    Eu quero atletas que dêem o melhor e que cresçam. Gente que saiba que o dinheiro que eles recebem podia ser de outros, por isso só têm que mostrar que o merecem.

    Querem ficar na cama? Querem ir de férias? Querem participar só por participar? Então vão aos jogos do Inatel.

    Um abraço,

    V.

    ResponderEliminar
  3. Há declarações de certos atletas que são uma vergonha!!! Como toda a gente diz, muitos deles foram para lá para fazer turismo. Foram para Pequim, com o dinheiro dos contribuintes. Ainda têm a lata de dizer que o Estado deveria apoiar-lhes mais, sobretudo financeiramente (que é o que lhes interessa!)
    Não se cansaram muito. Não tiveram "ganas de ganar", queriam o quê??!!
    Claro que há atletas e atletas, mas contam-se pelos dedos de uma mão os que se esforçam e os que tentam honrar a bandeira.

    Fiquei com pena de a Naide Gomes não ter conseguido alcançar os seus objectivos.

    Muitos atletas deveriam seguir o exemplo da "nossa" Vanessa e até mesmo do Obikwelu. Um pouco mais de humildade, por favor!


    Saudações Benfiquistas!

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Esqueceste aquela que diz que é do benfica e que perdeu no judo por causa do árbitro. Foi de propósito o esquecimento?...

    ResponderEliminar
  5. portugal é um pais de brancos e anda a ser representado por pretos.
    estranho não?
    agora excluam este comentario por acharem racista, mas quando o estiverem a excluir lembrem-se dos tiros entre pretos e ciganos, esses sim são portugueses de primeira-

    ResponderEliminar
  6. Deve ser o Luis Filipe Vieira o próximo Presidente do COP. Afinal não passa de um grupo de atletas com resultados similares ao SLB.

    ResponderEliminar
  7. Quantos anos a presidir ao cop? já são anos a mais, é preciso gente nova. mas não era só no cop mas em todo o desporto ,principalmente no futebol. é preciso arejar.BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  8. DECLARAÇÃO DE NOVO BOICOTE À SPORTINVEST MULTIMEDIA.

    Retirei os widjets do Benfica!

    A explicação aqui:
    http:// geracaobenfica.blogspot.c...liveirinha.html

    ResponderEliminar
  9. Boas!

    É muito redutora uma análise destas, por vários motivos.

    É certo e concordo que a culpa não pode morrer solteira.
    É certo e concordo que certo tipo de declarações devem ser evitadas ou no mínimo bastante cuidadas.

    Mas também acho certo uma série de outras coisas:

    - Vicente Moura não tem culpa do "Estado" de coisas que temos, onde nunca houve incentivo e projecto para o desporto escolar; onde só aparecem os ditos "governantes" ou "que se governam" em colagens a situações mediáticas.

    - Vanessa abusou. Com todo o valor e sacrifício que lhe reconheço, abusou quando reincidiu em críticas aos colegas de delegação. Se nas primeiras declarações ainda tolerei, acho que passado um ou dois dias tornar a vir bater no ceguinho é abuso. E prepotência. E um bocado de mania de quem sempre pareceu tão humilde. E se ela tivesse falhado, e não faltou muito? E quando ela falhar, como já aconteceu?... Pois é...

    - Num país com a nossa dimensão, com a nossa (des)organização, com o já referido (inexistente) investimento e projecto desportivo de fundo, é normal o que se tem passado. Dias maus toda a gente tem. Atletas menos bons ou mais irresponsáveis ou descontraídos, todos os países têm. O problema é que só 3 ou 4 que normalmente vão a estes eventos com algumas aspirações. Logo, se um, ou dois, ou três desses têm um dia mau, ADEUS! É a miséria, o "fado", a mediocridade... O fim do mundo!
    Nas potências ou países com efectiva organização e projecto isso também acontece. Só que quando falha um ou dois ou três, têm lá mais dez ou vinte ou trinta para fazer esquecer os outros.
    Nós não. Nós temos o Laurentino...

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  10. já não era sem tempo.

    ResponderEliminar
  11. o senhor anónimo com o comentário racista é publicado porque não somos como ele: somos democráticos e damos a cara e não escondemos a nossa opinião atrás de anonimatos. O senhor anónimo tem vergonha da sua opinião e deve ter vergonha.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...