quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Quando nos toca a nós.....

O jornal “O Jogo” publica hoje uma reportagem sobre o árbitro nomeado para dirigir a Supertaça, entre FC Porto e Sporting, este sábado. Fui alertado para a mesma através de um blogue sportinguista “Leão da Estrela”. O que é que essa reportagem tem de especial? Para os mais distraídos, nada, mas para aqueles para quem a memória não é curta, tudo. Xistra é apresentado como um homem com simpatias pelo Sporting, assim como os seus familiares. E o que é que isso tem de mal? Num futebol civilizado, nada. No futebol português, tudo. É que vivemos há décadas inundados de suspeições, de desconfianças, de intrigas. Tudo culpa, desculpem o lugar-comum, do “sistema”, para quem a transparência, a credibilidade, a verticalidade de procedimentos é algo a combater. O “sistema” só convive bem com o obscurantismo, a fraude, a corrupção, o compadrio, o tráfico de influências.
É por isso que esta reportagem existe e foi realizada, para condicionar Carlos Xistra, colocando sobre ele o ónus de ser ou tender para o Sporting. É por isso que Carlos Xistra, a menos que seja um árbitro acima de qualquer suspeita e íntegro, o que não é o caso, está à partida condicionado para, na dúvida, prejudicar o Sporting. É assim que o “sistema” funciona, como muito bem explicaram Luís Filipe Vieira e António Dias da Cunha.
O problema, para os sportinguistas, não é o facto de perceberem que já partem em desvantagem para esta Supertaça. É o facto de terem memória curta. Se não a tivessem, lembravam-se que há 3 ou 4 anos, na véspera de um Benfica – Sporting, um jornal generalista publicou em manchete que Pedro Proença era sócio do Benfica. Mentira ou verdade, essa notícia condicionou totalmente o árbitro Proença, como os relatos da altura demonstraram, tendo o Benfica sido completamente prejudicado.
Na altura, defendi que Pedro Proença devia ter pedido escusa para arbitrar o jogo. Ou, não o fazendo, a Liga devia ter pura e simplesmente trocado de árbitro. Por isso, agora, defendo o mesmo relativamente a Carlos Xistra: deve pedir a sua substituição ou deve ser a Liga a substituí-lo. Só assim se termina com estas habilidades….

3 comentários:

  1. Para quem não sabe, todos os arbitros que sejam conotados com algum clube seja ele qual for, prejudica sempre esse clube.
    Porquê? Porque não quer( e isto é subconsciente,mas está estudado) que digam que BENEFICIOU o clube do coração!!!

    ResponderEliminar
  2. Não sei quais são as afinidades clubisticas dos familiares do Xistra, mas com ele em campo, nos jogos do FCP, a outra equipa, seja ela qual for, não tem mais de 10% de hipoteses, de ganhar o jogo...!!!

    ResponderEliminar
  3. Nao sei se essa teoria funciona com o lagarto do Lucilio.
    Cada vez que arbitra um jogo do sportém favorece escandalosamente esses répteis...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...