sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Suazo: a história repete-se

A convocação de David Suazo para o jogo com o FC Porto faz lembrar as de Poborsky, Kandaurov e Luís Carlos, nos tempos de Souness.

Depois de Pablo Aimar e de José António Reyes, agora é David Suazo, avançado hondurenho que militava no Inter de Milão, que procura relançar a sua carreira no Benfica. Depois de Aimar e de Reyes, também Suazo afirmou que foi Rui Costa que o convenceu a vir para o Benfica. O que terá dito o “maestro” a estas três vedetas? Numa coisa estamos todos de acordo, o director desportivo do Benfica tem capacidade de persuasão.
Agora, eu gostaria que o meu clube não servisse para relançar a carreira de ninguém, à procura de fáceis momentos de glória. Vem isto a propósito da convocação-surpresa de Suazo para o jogo de amanhã contra o FC Porto.
Como é possível que um jogador que chega de madrugada a Lisboa e que nunca treinou com o plantel possa estar em condições de disputar um desafio de tal intensidade? Para além do mais, Suazo nem era a primeira escolha de Quique para reforçar o ataque, cuja prioridade era, como sabemos, Luís Garcia, o espanhol do Espanhol de Barcelona.
Que confiança é, assim, transmitida a Nuno Gomes ou, pior, a Óscar Cardozo? Não discuto o reforço do plantel com atletas de qualidade, que me parece ser o caso de David Suazo, o que pergunto é se seria o ataque a prioridade, em detrimento da contratação de um lateral-direito de qualidade que continua a faltar.
Esta chamada de Suazo ao lote dos convocados mal aterra em Lisboa faz-me recordar um episódio de há alguns anos atrás. Treinava o Benfica o irreverente escocês Graham Souness e o Benfica contratou no mercado de Inverno três jogadores: Poborsky, Kandaurov e Luís Carlos. Os três foram, curiosa e imediatamente, convocados (e jogaram) para o desafio com o FC Porto, nas Antas. O resultado e a exibição são irrelevantes, o que eu pensava era que esses tempos tinham acabado na Luz. Espero que, pelo menos, agora a história tenha um final mais feliz.

Post-Scriptum: O Benfica vai encontrar o Nápoles, na 1ª eliminatória da Taça UEFA. Independentemente do grau de dificuldade do confronto, o que há a registar é o mediatismo de um desafio que envolve dois históricos do futebol europeu, a fazer inveja a muitos jogos da Liga dos Campeões. Nápoles já não é Maradona, nem Careca, mas continua a ser um emblema mítico de uma cidade mítica, rebelde e autêntica. É um jogo de estrelas!

14 comentários:

  1. Meu caro amigo:
    Não sabia da convocatória do Suazo para este jogo, nem sequer sei se poderá jogar (terá sido inscrito a tempo?)
    Mas não me parece que Quique Sánchez Flores o tenha convocado para jogar; seguramente é uma forma de o integrar mais rapidamente, uma vez que já estamos em plena competição e todo o tempo é pouco...
    Para amanhã só vejo um caminho:
    CARREGA, BENFICA! ATÉ OS COMEMOS!

    Saudações Gloriosas,
    Mohammed (um mouro do norte)

    ResponderEliminar
  2. http://cair-e-levantar.blogspot.com/
    Visitem!
    Viva O Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não percebi o alcance deste post, muito menos a indignação.
    É difícil perceber que o jogador apenas foi convocado para se integrar no grupo e viver por dentro a concentração para um jogo importante?
    Relembro que estão convocados 20 jogadores e que apenas 18 podem constar da ficha de jogo.

    Tenho sentido nos últimos posts algum descontentamento com o trabalho de Quique, estarei enganado?

    Como sempre, em cada um de nós (benfiquistas) está um treinador de nível 4 com larga experiência, daí nenhum treinador servir para o nosso glorioso.

    Cuidado com as expectativas e com a pressão exagerada, podemos amar o Benfica mas não necessitamos ser cegos e facciosos. A equipa é nova assim como toda a estrutura que a rodeia, precisa de tempo. Não podemos começar tudo de novo a cada época que passa.

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos, não pode jogar porque o certificado não chegou a tempo (esta coisa dos certificados não chegarem a tempo é algo que tem de ser corrigido, já com o Reyes foi o que se sabe e não sei se perdemos 2 pontos com o Rio Ave por causa desta falha burocrática). Voltando a Suazo, o que me parece é que isto é um mau sinal para o balneário.

    ResponderEliminar
  5. Antes pelo contrário. O Quique explicou na conferência de imprensa. Mesmo que não possa jogar a convocatória serve para o ambientar e para uma mais rápida adaptação com os colegas. Nada melhor que um Benfica - porcos para ele viver e sentir a grandeza do Glorioso.

    ResponderEliminar
  6. Porquê mau sinal? Obviamente não iria jogar, não faz sentido com um treinador que me parece metodico o convocasse para jogar é simplesmente uma forma de o jogador conhecer os colegas e perceber a dinamica de balneário.
    Não percebo este negativismo sobre o nosso Benfica tudo é mau tudo serve para especular haja bom senso....

    ResponderEliminar
  7. Fazendo fé nas palavras de Quique a convocatória de Suazo aconteceria apenas para acelerar o processo de ambientação do hondurenho à realidade do Benfica. Dado a testes como é Quique custa-me a crer que o fosse pôr a jogar. Por outro lado a contratação que Suazo é já, por si só, um sinal de alerta para alguns atacantes, em especial, digo eu, para Nuno Gomes que vê cada vez mais reduzido o seu raio de acção.
    A vinda de Suazo é sem dúvida uma mais valia para este plantel mas também creio que o reforço da ala direita devia ter sido uma prioridade. Mas quem sabe se ainda aparece por aí alguém...

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro Alexandre, obrigado pelo seu comentário. Não há nenhum descontentamento com Quique, mas ninguém está acima das críticas. Por exemplo, a entrada de Felipe Bastos para o lugar de Carlos Martins, no jogo contra o Rio Ave, pareceu-me desajustada, mas como não vi o jogo não fiz nenhuma referência ao facto. Agora, parece-me completamente errada esta convocatória: então para se ambientar é preciso ser convocado e depois ir para a bancada? Ambientar-se quer dizer colocar o nome dele numa lista? Não me pareceu bem. Vamos ver se quaresma for para o fcporto se o mourinho vai fazer o mesmo...

    ResponderEliminar
  9. peço desculpa pela insistência, mas o único critério de uma convocatória deve ser escolher os que estão melhores e não servir para ambientar ninguém. como é que se podem sentir os jogadores que treinaram durante toda a semana?

    ResponderEliminar
  10. Não percebo para que se está a arranjar problemas com isto. Tou a ver que se não ganharmos ao Porto a culpa foi do Suazo que assustou os meninos que andaram a treinar a semana toda.
    O jogador foi convocado para o estágio (relembro que foram 20 jogadores, tem de ficar mais 1 de fora alem do Suazo) para se ambientar em vez de ficar fechado no hotel. Não me parece má politica, muito pelo contrário. Depois quando forem para o estádio, obvio que vai para a bancada (juntamente com o 19º convocado).
    Relativamente ao certificado do Reyes, foi a federecao espanhola que não autorizou o envio do certificado por problemas burocraticos do Atletico de Madrid (não sei bem quais). O Benfica não tem culpa nenhuma no processo e não ia deixar de ficar com o jogador so porque nao pode jogar na 1ª jornada, ou ia?

    ResponderEliminar
  11. Boa noite,

    Também achei a convocatória de Suazo um pouco precipitada. Segundo Quique, só são convocados os jogadores que estão em condições físicas e psicológicas para tal. Até aí, tudo bem. Mas, como é que o nosso treinador sabe se Suazo está preparado para ser convocado, à luz do seu critério (que, a meu ver, é correcto), para o embate da amanhã se o jogador acabou de chegar?! Só espero que Suazo não seja visto como o "salvador da pátria". O Benfica é mais que um conjunto de individualidades. O Benfica é uma equipa, um grupo!
    Tenho admiração e respeito pelo trabalho de Quique, mas penso que foi precipitado. Mas lá terá as suas razões...



    Amanhã vamos ganhar! Estou confiante e confio imenso neste grupo de trabalho.


    P.S. Hoje falou-se na possível saída de Nuno Gomes. Não acho correcto. O Benfica tem de preservar os "homens da casa", que já são poucos. Quem transmitirá a mística aos mais novos?!
    Além disso, acho mal, a ser verdade, deixarem sair Nuno Gomes e deixarem no plantel Makukula e Mantorras.
    O Mantorras é um caso especial mas há que acabar com isto. Com muita pena minha, Mantorras não é jogador para o Benfica.


    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  12. o jogador precisa de se integrar conhecer o clube os colegas os métodos e nada melhor que entrar na convocatória para começar a ter uma boa percepção sobre o enorme...
    depois a coerencia e sentido de justiça do quique flores nunca o deixaria meter o suazo nem no banco quanto mais a jogar!
    outra coisa se conhecem o quique flores ele gosta de "lançar" confusão na cabeça dos adversários, e foi isso que fez na cabeça do treinador dos "sebosos"...
    saudações benfiquistas...
    joao o/

    ResponderEliminar
  13. Em primeiro lugar concordo plenamente com a inclusão do Suazo na convocatória, é certo que chegou de madrugada e treinou mas trata-se de um processo de ambientação ao grupo que Quique quer fazer o mais rápido possivel...trata-se de um avançado de diferentes caracteristicas dos outros, que faz rápidas diagonais e facilmente aparece junto da cara do guarda redes, faltou-nos a sua velocidade no último terço contra o Rio Ave...alguém duvida? Cumprimentos benfiquistas: Alexandre Moita e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  14. Com esta coisa de que muitos falam em 'simbolos' do Benfica e tal, qualquer dia este grandioso clube é um asilo.
    O Mantorras ficou porque estão em divida eterna com ele, estragaram-lhe a carreira e agora tem de aguentá-lo (um novo eusébio).
    Quanto ao Nulo Golos,passa como passou o Simão e outros, não rende não joga....vende-se, mais nada, é triste mas é assim.
    Ficam alguns...tipo RUI COSTA, SHÉU (este nem sei o que por lá faz)CHALANA ,DIAMANTINO...enfim dinheiro deitado à rua.
    Portanto as pessoas passam , mas o Benfica fica, sempre !!
    Mas quando lá estão teem de dar o LITRO E MEIO...ou o garrafão de 5 litros!!!!!!!!! mai nada!

    frank

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...