domingo, 10 de agosto de 2008

Uma equipa em busca do sonho: nós acreditamos

Dois velhos conhecidos do futebol europeu animaram ontem à noite quase 50 mil na Luz. A apresentação do Benfica frente ao Feyenoord (1 - 0) serviu para todos tirarem ilações, de Quique aos adeptos.
Quique começa a ter uma equipa-base, embora com algumas dúvidas, de nomes e de posicionamento. Os adeptos mostraram a mesma euforia de sempre, nos inícios de época. Comecemos por Quique. O seu dispositivo táctico, que todos apontam estar a ser moldado à imagem de Pablo Aimar, está, pelo contrário, dependente de uma decisão bem mais complexa: onde colocar Katsouranis?
O grego, que já teve um pé fora da Luz, parece estar de pedra e cal e com uma vontade de mostrar serviço que nunca se lhe viu antes. E esta sua atitude tem muito a ver com Rui Costa. O director desportivo, tão elogiado pelos reforços que conseguiu, deve é ser enaltecido por este trabalho “invisível”, que não só surtiu efeitos com Katsouranis mas também com Léo – só falhou Rodriguez, mas essas são contas de outro rosário.
Estávamos em Katso. Com o grego como central, ao lado de Luisão (uma ironia, depois da cena protagonizada no ano passado no Bonfim), Quique obriga Carlos Martins a uma maior retracção defensiva, enquanto que Ruben Amorim terá tendência para fechar no meio os avanços do ex-Huelva. Neste caso, Yebda será o único trinco.
Com Katsouranis no miolo, ao lado de Yebda, deixa de haver lugar para Ruben Amorim. A equipa ganha mais balanço ofensivo com Martins mais livre e dois alas puros, Reyes e, em princípio, Balboa. Lá na frente, indiscutíveis, Aimar (mais ou menos recuado) e Óscar Cardozo (na foto depois do golo, comemorado com Urreta, em http://www.slbenfica.pt/).
Quantos aos adeptos, recriaram, mais uma vez, o Inferno da Luz. Para quem assistiu pela primeira vez, mesmo que tenha passado por Highbury (agora Emirates Stadium), pelo Mestalla, pelo Vicente Calderon ou pelo Santiago Bernabeu, já percebeu que a Luz é única. Espera-se que este Inferno se mantenha durante toda a época.
Algumas notas individuais. Cardozo é a melhor contratação do Benfica dos últimos anos. Os quase 10 milhões de euros pagos pelo paraguaio parecem uma pechincha e Tacuara já não parece o corpo estranho da época passada, apesar de ter feito 22 golos.
Deixa água na boca perspectivar aquilo que este jogador imenso, na altura e na classe, pode fazer agora que está bem mais adaptado ao clube, à cidade, ao estilo de jogo. Nenhuma dúvida: Edcarlos vai ter de procurar outras paragens e espera-se que David Luiz esteja pronto em breve. Fica a faltar a contratação de mais um bom central.
Urreta é um jogador empolgante, mas é bom não esquecer Di Maria, que está a fazer um bom torneio olímpico pela Selecção da Argentina. Reyes, esse, é daqueles que vai valer bem o bilhete para ir ver jogar o Benfica. Ou muito me engano ou Quique tem aqui uma boa dor de cabeça: quem escolher entre Urreta, Di Maria e Balboa (já que Reyes é indiscutível)?

Post-ScriptumUma nota muito lateral, mas importante. Pedro Proença, ontem em Alvalade, mostrou porque é que os árbitros portugueses não são respeitados por essa Europa fora. No jogo de apresentação do Sporting frente à Sampdoria, viu, impassível, Derlei agredir, insultar, discutir e tudo fazer para estragar o jogo. Proença fez que não viu e não ouviu. O jogo era amigável, pensaram os espectadores, mas no critério do árbitro português as amabilidades não servem para os outros. Mal viu uma entrada mais dura de um italiano, e zás, puxa do vermelho. Irrelevante? Talvez não, se pensarmos que se Derlei fosse expulso, não jogaria a Supertaça contra o FC Porto, este sábado, o que face à ausência de Liedson era capaz de fazer toda a diferença. Mas, se calhar, o problema de Pedro Proença é mesmo esse, incompetência. Depois de o termos visto arbitrar um Benfica – Sporting, cuja vitória os de verde lhe ficam a dever, nada me espanta.

19 comentários:

  1. Já não era sem tempo, algum bom futebol para os lados da Luz.
    Um bom futebol, rápido e conciso. Falta ao Benfica trabalhar mais a matéria do “pressing” a meio campo, uma equipa que corre muito mas também sem ser preciso, é necessário correr com melhor qualidade, mas com certeza com mais uma ou duas semanas estamos no ponto para um bom inicio de campeonato.

    Nota de rodapé para dizer que para mim Di Maria vai dar muita luta a Reyes no que toca a “conquistar” o corredor esquerdo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. hm ...

    Segundo este post:

    Quim

    Maxi
    Luisão
    David Luiz
    Leo

    Katso
    Yebda
    Carlos Martins
    Reyes
    Balboa

    Aimar
    Cardozo

    12 jogadores :\ ou joga o Aimar numa ala ou o Yebda passa para o banco :)

    ResponderEliminar
  3. Grande jogo o de ontem e grande ambiente vivido na Luz. Arrepiante! Que o Inferno da Luz se mantenha ao longo da época. Igualmente arrepiante é sempre o voo da águia Vitória. Que coisa mais linda. É daqueles momentos que toda a gente pára para ver, independemente de serem da casa ou não.
    Quique não me está a desiludir. Bem pelo contrário. Sempre tive muita confiança neste técnico e no restante staff.
    E Rui Costa (que saudades...) é um SENHOR e merece todos os aplausos e vivas que recebeu quando ontem entrou. Sabe o que quer.
    Por falar em Rodriguez... há pouco estava a ver o jogo do Porto e estava a imaginar a recepção que terá na 2.ª jornada. Que raiva. Nem o posso ver! Não tem princípios nenhuns.
    Já me estou a alongar muito.
    Só uma nota breve: se a bomba de Reyes entra... ui... seria uma estreia de sonho!!!


    Saudações Benfiquistas! Venha o Inter!

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Desde que li o artigo na Mística, que venho a este blogue. Pelo que li parece-me agradável e sério.

    Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. 1 - Obrigado ao dyktus. Volte sempre.
    2 - Obrigado Ana Paula pelos seus comentários.
    3 - Bem visto pain, mas esse é um problema do Quique, não é meu. um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  6. e claro também um abraço e um obrigado ao Diogo Sousa.

    ResponderEliminar
  7. Nas últimas 24 horas houve, praticamente em cada hora, um blog a publicar um post.
    O Benfica está bem vivo 24 horas por dia. Fantástico.

    Informação da Gloriosasfera
    http://gloriosasfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelo comentário que deixou no meu blogue.
    Adoro escrever sobre o Benfica. Acredite que o faço com grande paixão.

    Volte sempre :)

    Saudações Benfiquitas!

    Ana

    ResponderEliminar
  9. Car Pedro
    è por isso que certos programas de televisão de grande subserviência ao FCP, agora começaram a dizer bem do Benfica. Já perceberam que estão a ser ultrapassados pelos Blogues e com as audi~encias a pique. è bem feito, porque quem mente é o que lhe acontece.

    Só gosyaria de comentar a Ana Paula. Eu estou convencido de que o Rodriguez não está no Benfica porque Rui Costa não quis. Ele lá sabe porquê. Recepção na Luz, se jogar vai ser igual à do Tomasson no sábado, eu lá estarei para aplaudir a nossa equipa.

    Amo-te Benfica

    Saudações Desportivas e muito obrigado Pedro pelo seu trabalho aqu e no Novo Benfica

    ResponderEliminar
  10. EM relação à recepção ao Rodriguez e que tal fazer-mos uma recepção diferente.
    Ver www.slbacores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. visito este blogue pela 1ª vez, e já nem vou comentar o jogo o slb, pois de tantas vezes o fazer, já estou cansado de me repetir. Não posso contudo deixar de comentar a última parte deste post, porque curiosamente fiz o mesmo, de facto é uma vergonha a impunidade que gozam estes jogadores, Derlei, já desde os tempos do Porto, é um agressor nato, uma imagem de marca, obviamente não empolada,aí se fosse o Bynia...
    Espero que não tenha sido o ensaio para o que vai sera liga.

    ResponderEliminar
  12. Grande jogo!

    O Benfica está no bom caminho...

    www.vamdp.pt.vu

    ResponderEliminar
  13. Ao Paulo Bekas um muito obrigado e um abraço. Ao Jotas também um grande abraço e apareça sempre. saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  14. Estive na Luz e gostei da 1ª parte do jogo. Na 2ª baixou um pouco o rendimento o que até é natural olhando às substituições verificadas.

    Estamos no bom caminho. Confio que vamos fazer uma grande época.

    Urreta, ainda um jovem de 18 anos, pode vir a ser um caso sério no futebol do Benfica. Rápido, tecnicamente evoluido, um bom reforço.

    Saudações gloriosas.
    .

    ResponderEliminar
  15. é a primeira vez que venho a este blog, custumo visitar a iliada, mas dei um saltinho aqui e gostei do que vi vou vir mais vezes.
    concordo imensamente com a parte final do teu post, os arbitros portugueses não são piores que os do resto da europa são é mais tendenciosos que os do resto da europa, um italiano que estive-se a ver aquele jogo ficou passado de certeza, e depois do erro a compensação com outro erro vergonhoso.
    quanto ás escolhas de quique flores, bem já há muito tempo não via o benfica com tantas e tão boas opções é sempre uma boa dor de cabeça para os treinadores...

    força benfica...

    ResponderEliminar
  16. Ola meus caros! É interessante dar-me conta da vossa tao grande preocupacao com o que se passa no grande Sporting Clube de Portugal. Permite-me, no entanto, que te faca uma correccaozita: este foi apenas um jogo de preparacao, e nao um jogo de apresentacao como dizes. Esse foi com o tetracampeao holandes PSV Eindhoven no dia 2 de Agosto! Quanto à arbitragem, acho melhor olhares primeiro para o vosso umbigozito... Oh, esquece la isso. Lampiao tem memoria curta, sao como os ratos - muito queijo, muito queijo... Ate se esquecem do erro crasso (que vos deu o belo 4o lugar!) que cometeram no defeso passado e cometem-no novamente neste ano, incrivel! É burrice da grossa... Continuem a gastar os milhoes de euros nas pseudo-estrelas e com a mentalidade do ´epa voces tem é dor de cotovelo... o benfica é o maior clube do mundo... sim, somos maus e rascas mas ao menos somos grandinhos´, que a malta agradece... Sim, porque quantidade nao é qualidade, e no final da ´guerra´ os melhores de Portugal acabam sempre por ser os mesmos: FC Porto e Sporting. É um facto, nao tem como nega-lo! Engulam galinhas, devagarinho. Ah! E já agora: nao percam o grande jogo de dia 16, entre as duas melhores equipas nacionais!!! Ah! E boa sorte na Champions! Ups, Taca Uefa! Sorry, nao vos queria deitar abaixo seus grandalhoes. Beijocas fofinhas, piu piu piu!

    ResponderEliminar
  17. Obviamente que o comentario que mandei nao vai ser aceite - mais uma prova de como a verdade incomoda... Ihihihih... So me estao a dar razao, galinacios!

    ResponderEliminar
  18. ahahahahha.... o inferno da luz é o tipo atrasado mental benfiquista

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...