sábado, 16 de agosto de 2008

Uma homenagem a sério

Eusébio com o capitão do Inter, Javier Zanetti, e a "Eusebio Cup".
(Foto: Paulo Duarte/AP)
Já foi muito dissecado o jogo entre Benfica – Inter de Milão (0 – 0), ontem na Luz, para a “Eusebio Cup”. Estive na Luz e gostei da equipa e da festa. No entanto, quando vi Eusébio da Silva Ferreira entrar no relvado para dar o pontapé de saída do “seu” troféu, não pude deixar de pensar naquilo que o Pantera Negra representa para o Benfica e naquilo que o Benfica tem feito (ou não) pelo Pantera Negra.
Há quem não se queira recordar, mas nem sempre o Benfica foi justo com o seu maior símbolo vivo. Se isso tivesse acontecido, Eusébio não teria tido necessidade de jogar no Beira-Mar, (onde no campeonato de 1976-77 marcou 3 golos, um dos quais ao Sporting), e no União de Tomar, no ano seguinte. Mas teve…
Há pouco menos de 20 anos fui ver uma festa de homenagem a Eusébio no velhinho Estádio da Luz: Benfica contra uma selecção de antigas glórias mundiais e depois um Benfica - Manchester United, em equipas principais. Foi uma tarde/noite de festa, que merecia bem mais público do que as pouco mais de 15 mil pessoas presentes, num estádio que levava 120 mil. Vi jogar Bobby Charlton e Best e Di Stefano e Kempes e Beckenbauer e muitos outros de que não me lembro agora. E vi e ouvi o grande e saudoso Fialho Gouveia, com a voz emocionada a fazer a locução do espectáculo. Foi um agradecimento envergonhado e o obrigado possível.
Eusébio disse que a homenagem de ontem foi a melhor que teve até hoje. Não duvido, e como eu o compreendo: Inter, que já o quis contratar na década de 60, e Benfica na máxima força, perante 55 mil pessoas, disputando um troféu com o seu nome. A “Eusebio Cup” vem com 30 anos de atraso, mas ainda bem que veio. Foi uma homenagem bonita porque não pareceu um agradecimento tardio, nem uma lavagem de consciência, nem um limpar da face.
Há alguns dias, no lançamento deste troféu, o Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, disse que quando chegou ao Benfica Eusébio nem contrato tinha. Agora tem contrato assinado por tempo indeterminado e um torneio a sério para disputar todos os anos entre Benfica e outro grande mundial. Finalmente, o agradecimento a que o Pantera Negra tinha direito.

Post-Scriptum 1: O Inter levou a “Eusebio Cup” para Milão, para expô-la no seu museu de troféus no Giusseppe Meaza, depois da vitória nas grandes penalidades. Não fiquei contente, mas se calhar foi melhor assim. Agora os “interistas” vão poder lembrar-se todos os dias de Eusébio e sonhar naquilo que o Inter de Milão podia ter sido na década de 60 se tivesse conseguido contratar o Pantera Negra.

Post-Scriptum 2: Eusébio é eterno, mas parece que no futebol português há coisas desgraçadas que também tendem a eternizar-se. Uma delas é a incompetência dos nossos árbitros. Bruno Paixão, que arbitrou o Benfica – Inter, é um árbitro incompetente, e sobre isso não há nada a fazer. Gostava que me esclarecessem quem é que “nomeia” os árbitros para estes jogos ditos amigáveis.

6 comentários:

  1. Este blog está na Gloriosasfera.
    Diga não aos pasquins e leia as opiniões de verdadeiros Benfiquistas.
    Navegue na Gloriosasfera em http://gloriosasfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Quem nomeia os árbitros é a mesma entidade que nomeia para um jogo oficial...

    O Benfica tem uma grande equipa mas ainda não está a jogar o máximo por erros de treinador...

    Aimar não está a jogar no seu lugar, e estamos assim a desaproveitar um excelente jogador... Em vez de gastarmos tanto dinheiro num avançado, porque não um bom defesa direito. Gastamos menos e reforçamos mais, pois de avançados tamos bem...


    www.vamdp.pt.vu

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.

    Também estive la e, de facto, mais importante que o jogo foi a linda festa que todos nós fizemos. O Eusébio já marecia uma homenagem destas há muito tempo.
    A equipa também esteve bem. Foi pena não termos ganho a primeira edição da "Eusébio Cup".
    Aquele árbitro... que nervos!!! grrrrr!

    Ontem de manhã, já que fiquei por Lisboa, aproveitei para ir espreitar o centro de estágio no Seixal. Ainda não conhecia. Esperei pela saída dos jogadores :))

    Domingo é que é para ganhar! Vou estar no Estádio dos Arcos a apoiar o grande SLB!


    Cumprimentos Benfiquistas!

    Ana

    ResponderEliminar
  4. O árbitro é nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Este Bruno Paixão é mesmo cromo e não percebe nada disto, é um péssimo árbitro e na minha opinião o pior da Liga Portuguesa.
    Será que para um jogo deste nível não devia também ser convidado um árbitro estrangeiro, já que estamos numa de Espanhóis, vinha um árbitro "amigo" do Quique.

    ResponderEliminar
  5. por favor eu estáva na bancada MEO e vi o lance do golo ou seja não vi falta nenhuma, acho que só mesmo esses incompetente do paixão é que viu estavam lá 55 mil pessoas e só ele é que viu enfim triste.
    outra situação passou-se mesmo á minha frente o leo xuta a bola contra um jogador do inter ela sai e marca lançamento a favor do inter, não é que seja significativo, mas é uma amostra do que vamos passar durante a época com esses apitadores.

    ResponderEliminar
  6. O Benfica quando não sabe o que fazer na pré-época usa o Eusébio. Coitado do pantera ... é usado e ainda agradece.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...