segunda-feira, 14 de setembro de 2009

À moda antiga

Belenenses – 0; Benfica – 4 (4ª jornada da Liga). Foi um jogo à moda antiga: pela afluência de público que o Restelo não via há muitas décadas; pela hora do jogo – um domingo radioso à tarde; pela goleada à boa maneira dos bons velhos anos 60, 70 e 80.

A onda vermelha conheceu no Restelo um momento de grande afirmação, determinação e classe. Nas bancadas viveu-se uma hora e meia de entusiasmo e paixão. No relvado, um esplendor sobre a relva, protagonizado por artistas do calibre de Ramires, Aimar, Saviola e Di Maria.

A goleada por quatro a zero ao Belenenses, após dois anos consecutivos sem conseguir ganhar no Restelo, tem como máxima virtude a força do colectivo, a solidariedade entre os jogadores e, depois, o talento individual de cada um.

Sabia-se que esta deslocação encerrava vários riscos e vários perigos. O primeiro advinha do facto do Belenenses ser tradicionalmente um adversário temível, mormente em sua casa. Mas outros factores contribuíam para que fosse necessário muita concentração para levar de vencida o Belenenses.

Alguns jogadores nucleares do Benfica, como Ramires, Luisão e Cardozo, vinham de viagens desgastantes ao serviço das respectivas selecções. No caso de Luisão isso era agravado pelo facto de ter disputado os 90 minutos dos dois jogos ao serviço do Brasil.

Jorge Jesus não os poupou, demonstrando, assim, a importância que dava a este jogo. Depois, havia uma carga emocional muito grande à volta do confronto: Jesus regressava a uma casa que conhece bem, assim como Ruben Amorim.

Acresce que o FC Porto tinha arrumado o Leixões, a sensação da época anterior, com um resultado concludente. O Benfica respondeu a tudo isto com uma entrada em grande estilo, alta velocidade, pressão alta, circulação de bola entre todos os jogadores.

O resultado foi um volume enorme de oportunidades de golo, que só não fizeram repetir o resultado contra o Vitória de Setúbal porque falhou demasiadas vezes o último passe. Agora, resta descansar para regressar à Luz quinta-feira, contra o Bate Borisov, na 1ª jornada da Liga Europa (fase de grupos).

Um jogo em que é previsível que Jorge Jesus faça mudanças na equipa. Desde logo com a entrada de Maxi, cujo regresso se saúda, para a lateral direita. Uma palavra final para o apoio que a equipa recebeu dos milhares de adeptos, incansáveis do primeiro ao último minuto a gritar “Glorioso SLB”.

Homem do jogo: Saviola

Foto: José Manuel Ribeiro

6 comentários:

  1. Ver os jogos do SLEstrangeiros tem uma vatagem:estamos a ver dóis espectáculos ao mesmo tempo;futebol e o canal FASHION
    Considero que o canal FASHION é melhor,é uma beleza ver o J.J.a andar naquela passerel com aquele andarzinho de carola a meia Aste,com aquela marreca pezada,e o strep que fás,o espétáculo seria completo se junto a ele estivese mais dóis artistas:João Gabriel(o Leprozo)e o Rui Caracolinhos,isso sim seria uma passagem de Modelos de arromba

    ResponderEliminar
  2. Mais uma exibição segura, confiante e com autênticos momentos de pura magia, com destaque para o golo de Saviola, um hino ao bom futebol, assim como a jogada do 2º golo.
    O que mais me tem impressionado nesta equipa, é a capacidade de pressão que demonstra, em zonas adiantadas do terreno.
    Uma palavra para o ambiente no Restelo, uma autêntica maré vermelha de que fiz parte, com um apoios incansável à equipa e que esta faz por justificar.
    Para mim, Saviola também foi o homem do jogo.

    ResponderEliminar
  3. A clasificação dos Trauliteiros sofreu alteração.O Bruno Alves desceu de lugar,a clasificação passou a:
    1=David Luis
    2=Aimar
    3=Bruno Alves

    ResponderEliminar
  4. Ao "anonimo" tubérculo - e tuberculoso.

    "É curto o caminho entre o ódio e o medo". Gianbattista Casti.

    O ódio mostra mais a natureza de quem o manifesta do que de quem é vitima dele.

    "Uma das razões porque as pessoas se agarram aos seus ódios com tanta teimosia é porque sentem que, quando o ódio se vai, serão obrigadas a confrontarem-se com a dor". James Baldwin.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  5. Como é possível um presidente de um clube corrupto que foi suspenso por 2 anos pela liga de clubes, continuar a dar entrevistas e a fazer afirmações em toda a comunicação social ?so mesmo em portugal...

    Acho que uma das poucas medidas práticas de uma suspensão de um dirigente desportivo é ele não poder fazer declarações. Não há nenhuma punição para este facto ?

    vergonha de justiça vergonha de país que branqueia os casos de mafias e corrupção ,isso de prescrever era mais um manguito dado pelo povo aos iluminados das leis...

    ResponderEliminar
  6. Que importa ganhar por muitos ,se os 3 pontos são os mesmos?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...