sexta-feira, 19 de março de 2010

Nota artística: 10


Marselha - 1; Benfica - 2 (oitavos final da Liga Europa). Não me lembro de ver uma equipa portuguesa ter uma exibição tão superlativa em tudo como o Benfica de ontem, em Marselha: super-garra; super-talento; super-classe; super-combatividade.
Talvez que a exibição só seja comparável aquelas em Leverkusen (4-4), com o Bayer, e à de Londres, contra o Arsenal (1-3), no prolongamento. Ambas nos anos 90. Claro que não são para aqui chamadas as gloriosas noites europeias dos anos 60.
O Benfica de Marselha diferenciou-se porque não foram 15 minutos de luxo, nem sequer 45 minutos. Foram mais de 90 minutos de gala, com oportunidades de golo às carradas, tendo dominado, massacrado, empurrado e encurralado o Marselha, que tinha vindo da Liga dos Campeões e se prepara para lá voltar.
Esta exibição é tanto mais magnífica porque para além de tudo o que o Benfica fez de excepcional (e de menos bem, como os muitos golos falhados), ainda teve de combater uma arbitragem vergonhosa, que perdoou duas grandes penalidades ao Marselha, e teve de dar a volta ao marcador, depois de estar a perder, injustamente, por 1-0, a 15 minutos do fim.
Mais palavras para quê? Ficará e perdurará muitos anos na nossa memória a noite mágica do Vélodrome. E assim ficou vingada a eliminação de Portugal aos pés da França, nas meias finais do Euro 84, naquele mesmo estádio. Foto: Claude Paris (AP Photo)

11 comentários:

  1. Anos 90. Ambas nos anos 90.

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  2. Só uma pequena correcção.
    Os jogos de Leverkussen e de Londres não foram nos anos 80, mas sim no início da década de 90.

    ResponderEliminar
  3. Essas noites (Londres e Leverkusen) foram nos anos 90!

    ResponderEliminar
  4. anos 90, meu caro, anos 90!! arsenal em 91 e bayer em 94!! e o arsenal, com os golos do Isaias nem foi necessario nenhum prolongamento..

    ResponderEliminar
  5. A vossa atenção é digna de registo. Mais uma vez obrigado. Anos 90, claro, mas nos 80 também houve noites loucas: contra o Liverpool e o Steuau, por exemplo. agora não venham dizer que me enganei. um abraço e saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  6. :) Eu digo que te tornaste a enganar sim. Contra o Liverpool nos anos 80 só houve pesadelos. 4-1 em casa e uma vitória por 1-90 que não valeu de nada para evitar a eliminação :):).

    Já agora, pumpumjata, com o Arsenal houve prolongamento sim. E dos bons!

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  7. Siga para Liverpool, já devem estar a tremer, o Benitez é melhor pedir um daqueles palitos do Deschamp, para ir roendo também durante o jogo para não se enervar.Também acho que o Miccoli devia ir ver o jogo ao estádio para dar sorte, pelo menos na escolha do árbito, porque este do Marselha por amor de deus.

    ResponderEliminar
  8. O jogo com o Arsenal foi mesmo a prolongamento (1-1) e aí o Isaías fez mais um e o Kulkov outro.
    Este jogo de Marselha vai perdurar muito tempo na memória como ficou na memória o jogo de Roma em 83, porque foi o jogo-alavanca de uma grande equipa que se vai consagrar daqui por uns tempos ;-)

    ResponderEliminar
  9. Que me interessa lá se foram nos anos 90, 80, 60 ou do troca-o-passo...
    - Vi-as todas e gostei!
    Mas ontem, ano de 2010, foi mesmo de mais! Depois daquela demonstração de valor europeu dada pelo OM na Luz, há oito dias, ir a França, naquele mítico estádio e dar um "banho de bola" como o que vimos... só mesmo uma super equipa, como é a do SLB actual, orientada por um "Jesus Super Star".
    Quem viver mais 10/20/30 anos, há-de lembrar-se!...
    R. Silva

    ResponderEliminar
  10. Realmente, nota artística 10. Ainda não consegui encontrar em nenhum lado as estatísticas de posse de bola. O jogo chegou a parecer o Benfica - Leiria, tal a evidente superioridade.

    Espero que este Benfica não pare, não vale parar agora.

    Sería muito ingrato esta equipa, com esta superioridade não ganhar.

    ResponderEliminar
  11. Porque será que a maioria da imprensa não fala nisto...???

    http://relvado.aeiou.pt/?st=72705

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...