quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Porquê Lyon e Schalke?

Quando Jorge Jesus, no início da época, prognosticou que o Benfica ia longe nesta edição da Liga dos Campeões, acredito que estava a dizê-lo com convicção. É certo que ainda não tinha perdido as esperanças de ficar com Ramires e que Gaitán seria o novo Di Maria, mas este discurso ambicioso de Jesus falha por outros motivos.
Gosto da arrogância discursiva do treinador do Benfica e admiro a sua postura corajosa. Tarimbado, como poucos, num futebol português que viveu muito de pelados, de carolas e de improvisos mais ou menos excêntricos, Jesus não temeu subir ao patamar mais alto.
Aí chegado, Jesus utilizou as armas que a “universidade da vida” lhe ensinou – marcou o terreno. Há alguns meses, em Nyon, na Suiça, junto aos mais consagrados treinadores mundiais – entre os quais, Mourinho e Ferguson -, Jesus fez saber que era “um catedrático do futebol”. Estou certo que o é.
Onde estão então as causas do, até agora, menos conseguido percurso do Benfica na “Champions”? Numa coisa tão simples, como complexa. Falta de experiência. Falta de experiência da equipa; falta de experiência do treinador.
Isso viu-se ontem, de forma flagrante, em Lyon, perante uma equipa que nos últimos 5 anos andou a lutar pelo acesso à final quase até ao fim. Da equipa do Benfica, apenas Luisão, Aimar e Saviola jogaram a “Champions”. O Benfica paga assim um afastamento de 5 anos da Liga Milionária, e paga-o caro.
Jorge Jesus está também a fazer o seu tirocínio na Liga dos Campeões. Mas, tal como a equipa, acredito que está a aprender rapidamente. Nos próximos dois jogos em casa, contra Lyon e Schalke, o Benfica estará bem mais preparado, principalmente mentalmente, para assegurar o apuramento para os oitavos-de-final, que carimbará em Telavive, contra o Hapoel.

7 comentários:

  1. É verdade que o Benfica não defrontou uma equipa qualquer, jogou contra um adversário que na história desta competição, nunca se ficou pela fase de grupos, o que não invalida, que não só pelo jogo de ontem, se deva reconhecer que a este Benfica falta classe e dimensão europeia e essa é por muito que nos custe reconhecer, uma evidência.
    Há que ter em mente, que antes de se reerguer na Europa, o Benfica tem de se reerguer em Portugal, ou seja, nunca poderá a voltar ser grande na Europa, sem antes voltar a ser dominador e a ganhar com regularidade a nível nacional.
    Apenas uma ressalva ao teu fantástico post.O Benfica, a garantir o apuramento, não será em Israel, mas sim em casa com o Shalke, que é a última jornada.

    ResponderEliminar
  2. ahah entao nao iam ganhar este ano a champions?' como diz o zazus só na playstation aha

    nem aos oitavos vão, a arrogancia fica vos muito bem, os caes ladram a caravana passa, para o ano de volta á vossa realidade : levar 4 numa qualquer eliminatoria da liga europa aha

    ResponderEliminar
  3. Nem mais!

    Essa é a visão real no momento e não uma visão otimista.

    Nem falar em falta de garra ou vontade porque elas estão lá bem patentes

    Infelizmente há muita gente cuja visão anda um tanto ou quanto distorcida.Há que retificar.

    ResponderEliminar
  4. Oxalá isso aconteça.mas...

    ResponderEliminar
  5. Gaita? Dimaria
    Kardek?Cardoso
    Tanto Lixo

    ResponderEliminar
  6. Pois ..., na Europa é diferente.
    Faltam lá os amigos do apito e os zelosos stewards.

    ResponderEliminar
  7. SCP: vitória
    FCP: vitória
    SLB: derrota
    Voltou tudo à normalidade.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...