segunda-feira, 28 de março de 2011

O fim (de um grande) anunciado

A decadência do Sporting – melhor dizendo: a tomada de consciência pelos sportinguistas da real dimensão do clube – é um facto inelutável e irreversível. É-o desde sempre. Apenas dissimulado durante décadas por se tratar do clube do Estado Novo, cuja intenção de o promover a único clube nacional (e da União Nacional) é o filme-emblemático dos anos 40 “O Leão da Estrela”.
A propaganda fez, então, o seu caminho. E o regime sentiu-se confortável com um clube-bandeira cuja cor era o verde, cor das camisas da Legião Portuguesa, guarda pretoriana de António de Oliveira Salazar.
A génese aristocrata também servia às mil maravilhas a um país liderado por um homem da província, mas que precisava de dar imagem de cosmopolitismo (e precisava, como hoje, dos grandes grupos económicos e financeiros).
Ajudado por este empurrão do Estado Novo, a que não é estranho a fuga de mais de meia equipa do Benfica para Alvalade, o Sporting dominou as décadas de 40 e 50, e de alguma forma conseguiu afirmação nacional. Depois veio o Ultramar, sempre o Ultramar, e um “colored” chamado Eusébio da Silva Ferreira aterrou em Lisboa e rumou à Luz. A história, a partir daqui, é conhecida.
O Sporting nunca mais se recompôs. Até hoje. Confrontado com a dimensão mundial do Benfica, seu vizinho, e com a ascensão do FC Porto, a norte, remeteu-se a um plano secundário, de que nunca mais irá sair.
Sem uma identidade que lhe permita alargar a base social de apoio, isolado voluntária e voluntariamente, o Sporting assume a imagem de fidalgo arruinado, inadaptado aos tempos modernos.
O que se passou nas eleições do Sporting é, simplesmente, a revolta do choque com a realidade. O clube já não é sequer de Lisboa, quando muito é capaz de liderar as simpatias em metade da Av. de Roma e metade do Campo Grande.
Acresce a ausência de títulos no futebol e no resto. O ecletismo, tão propagandeado pela imprensa do regime (que ainda há) é um mito: onde está o voleibol? Onde está o basquetebol? O hóquei patins está na 3ª divisão. O andebol luta a meio da tabela.
A bipolarização faz o seu caminho. Inexorável. Por muito que lute contra ela alguma comunicação social e alguns “opinion makers”. A “culpa” não foi de Jorge Gonçalves, nem de Sousa Cintra ou Roquette ou Bettencourt. Nem será de Godinho Lopes.
O Sporting de hoje e também de muitos “ontens” merece tanto as capas dos jornais e as aberturas dos noticiários televisivos como o Braga ou o Guimarães. Não passa de um clube de simpatias muito localizadas.
O choque com a realidade é duro e quase sempre violento. Mas às vezes é melhor assim…

3 comentários:

  1. Não gosto que façam de um mito, principalmente benfiquistas, uma verdade. Nos anos 50 o clube que mais ganhou foi o GLORIOSO e não o Sporting.
    Fomos inclusive em 1961 campeões europeus e o Eusébio ainda não jogava na equipa. Com a vinda do Pantera Negra, começamos foi a cavar um fosso maior.

    ResponderEliminar
  2. Sem menosprezar a importância da vinda do Eusébio, já antes o Benfica ganhara uma taça dos Campeões. Já era, portanto, uma grande equipa, e as raízes vinham de trás.

    ResponderEliminar
  3. Caros consócios benfiquistas, o grande António Gideão disse um dia " O sonho comanda a vida ", por favor ajudem-me a concretizar um sonho da minha vida, é simples, basta clicar no link com o meu nome, e serão redirecionados para o meu perfil na "24h poker", e depois é só clicar em LIKE . Todos temos os nossos sonhos e este é o meu, por favor ajudem-me a realiza-lo ;) Muito obrigado ;)
    http://www.24hpokerproteam.com/nat%C3%A1lio-da-costa-santos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...