domingo, 13 de março de 2011

Um atentado à liberdade de expressão

As últimas 48 horas deram-nos um cenário apocaliptico do que é hoje viver em Portugal. Ontem, por todo o país, centenas de milhares de pessoas protestaram contra a crise, contra o desemprego, a austeridade e a falta de expectativas.
Devo dizer que pelos directos das televisões, visualizei ali, nas praças e nas avenidas do país inteiro, o fermento de um novo PREC, mas também estou convencido de que os nossos governantes estão a avaliar mal a convulsão social que germina.
Na vèspera, um incidente insólito fez a capa do jornal "A Bola" de ontem. Sem que nada o fizesse prever, Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica, comentador desportivo do programa "Dia Seguinte" na SICN, foi agredido ao sair de um restaurante no Porto, por supostos adeptos do fc porto.
Em causa esteve, vamos directos ao assunto, uma questão de liberdade de expressão. Segundo "A Bola", foi dito a Rui Gomes da Silva: "Isto é para aprenderes a não dizer mal do FC Porto".
O mais grave - da mesma gravidadade da agressão - é que hoje quase 36 anos passados sobre o 25 de Abril estamos a regredir em todos os campos, desde as questões sociais, às questões da liberdade de expressão. E o que se passou com Rui Gomes da Silva foi um atentado à liberdade de expressão.
Do lado do Benfica, o clube agiu como devia - formal e informalmente, com todos os instrumentos ao dispor. Do lado do FC Porto, optou-se por ironias e metáforas, de palhaços a palhaçadas. Há uma coisa que eu sei de ciência certa: a esmagadora maioria dos adeptos do FC Porto; a totalidade dos portuenses, repudia este incidente, esta agressão, e gostaria que o clube mais representativo da cidade tivesse uma palavra formal de distanciamento e de censura.
Estamos à beira de algo novo no país e no futebol português. Eu gostaria que fosse para melhor, para muito melhor. Não tenho a certeza de que isso será assim, mas não perco o optimismo. No meio da locura que parece instalar-se, há-de aparecer uma luz ao fundo do túnel.

4 comentários:

  1. Se numa das deslocações do Porto, ao Estádio da Luz, no próximo mês de Abril, Pinto da Costa tiver algum acidente ou incidente, não será a simulação feita por um palhaço, porque os palhaços são gente nobre e íntegra, algo que definitivamente aquele que dizem ser o pai do emplastro não é, será antes, uma simulação feita por um energúmeno.

    ResponderEliminar
  2. "Há uma coisa que eu sei de ciência certa: a esmagadora maioria dos adeptos do FC Porto; a totalidade dos portuenses, repudia este incidente, esta agressão, e gostaria...." Já pareces o LFV a desculpabilizar o Braga e o salvador das cenas do jogo da outra semana!!!!
    Acreditas mesmo no que estás a dizer???santa inocencia....

    ResponderEliminar
  3. quem semeia ventos colhe tempestades. já sucedeu o mesmo ao Bimbo da Costa...agora é a vez de Gomes da Silva que é um arruaceiro encartado provar do veneno que anda por aí a espalhar. apelar à cólera tem destas coisas...

    Egas

    ResponderEliminar
  4. E Liberdade de expreção é chamar Jagunço a um Bracarense???
    Vai tomar banho e lava essa merda que tens dentro da cabaça se é que lá está alguma cóisa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...