terça-feira, 26 de abril de 2011

Os erros de JJ: uma teoria à prova de bala

Declaração de interesses: Jorge Jesus deve ser o treinador do Benfica na próxima época, aconteça o que acontecer.
Quando já falta menos de 1 mês para acabar esta época e com a vitória na Liga Europa ainda dentro do sonho materializável, é a hora de começar a fazer um balanço sobre o que correu mal para chegarmos aqui com o campeonato perdido, a taça de Portugal perdida, a supertaça perdida – sempre contra o fc porto e, no caso dos dois primeiros troféus, na nossa casa, na Luz.
A minha teoria, apenas a mim me responsabiliza e tenho o dever de a divulgar – quanto mais não sendo para que não se cometam os mesmos erros.
Começamos a perder este campeonato em 23 de Novembro de 2009. Surpresos? É verdade. A data não vos diz nada, pois não? Eu refresco-vos a memória. O prof. Manuel Sérgio, tido como conselheiro de Jorge Jesus, lançava um livro em Lisboa intitulado “Filosofia do Desporto”. A cerimónia contou com a presença de Jorge Jesus e de Pinto da Costa, que, perante o espanto de muitos e das objectivas e câmaras de televisão, abraçaram-se sorridentes.
No dia seguinte, a A Bola tentou reparar o “erro”, ao lançar em manchete a frase que supostamente Jesus proferiu ao ouvido do presidente portista, “O Benfica vai ser campeão”, mas o mal estava feito.
O Benfica foi efectivamente campeão, perante um fc porto sem alma e em vias de correr com Jesualdo Ferreira, e um sc braga que deu luta até ao fim. Jesus teve muito mérito nesta conquista, mas é bom que se diga que Vieira lhe deu todos os ovos para fazer excelente omelete.
O abraço entre JJ e PC criou mal-estar na Luz. Era inevitável. Doa a quem doer, tem que se dizer: a estrutura do Benfica falhou. JJ nunca podia ter estado sozinho à mercê de PC. O que se seguiu veio demonstrar que este abraço teve influência decisiva na actual temporada.
Vejamos: aureolado com o título, JJ inebriou-se com o êxito – legítimo e humano para quem sempre viveu para o futebol e nunca tinha chegado ao topo. Acenou com a possível ida para o fc porto, que ganhou mais credibilidade à luz do tal abraço, e viu disparar o salário para ficar na Luz.
Deu entrevistas a meio-mundo, sem preparação, ainda sob os efeitos da conquista do campeonato. Foi deixado sozinho, sem um plano de comunicação, expondo as suas debilidades comunicacionais mas carregando nas teclas de uma arrogância desmesurada, entendível em quem não foi educado e preparado para lidar com estes momentos. JJ é o menos culpado desta situação. Mais, ele foi vítima e ainda hoje paga caro essa exposição gratuita e descuidada.
Na RTP N, então, foi o descalabro: “despediu” Quim, sem apelo nem agravo; confirmou estar interessado em Huntelaar, avançado holandês do Milan, passando assim um atestado de menoridade a Cardozo, que até tinha acabado de se sagrar melhor marcador do campeonato, algo que um avançado do Benfica não alcançava desde os tempos de Rui Águas.
A cereja em cima do bolo – ou melhor, as cerejas em cima do bolo -, foi a afirmação de que a Champions era para ganhar (não pela ambição, que se elogia; não pela capacidade do Benfica em lá chegar, veja-se o Schalke 04 e perceba-se que era uma meta atingível) – nunca por nunca se pode dizer tal numa pré-época – soa a ridículo, porque ninguém diz uma coisa dessas, nem Pep Guardiola o faz; e a outra cereja foi as informações que o davam a aprender inglês para seguir as pisadas de Mourinho (a quem já o comparavam).
Desenganem-se aqueles que pensam que foi a venda de Di Maria e de Ramires, mais a de David Luiz, as causas desta frustrante (até ver) época. Nada disso, nem o tardio regresso dos jogadores do Mundial.
Não, mil vezes não. Foram os erros que aqui enunciei que acabaram por desgraçar esta temporada. Luís Filipe Vieira ainda percebeu o que se estava a passar, quando, do Brasil, lançou: “Os campeões não ganham só uma vez”. Mas o Presidente não pode estar em todo o lado e não pode apagar todos os fogos.
Repito: Jorge Jesus tem de continuar. Porque é um excelente treinador; porque sabe muito de futebol; porque tem mais um ano de experiência ao mais alto nível em cima dos ombros e na cabeça.
Mas (e isto é um aviso à estrutura), mais erros como os que enunciei não são perdoáveis. Às vezes tem de se olhar bem para cada uma das árvores para se ver bem a floresta.

4 comentários:

  1. Nem mais e quase assinava por baixo, apenas não auguro grande futuro a JJ no Benfica, parece-me que não sabe motivar os jogadores e, principalmente, lidar com o clube corrupto...

    ResponderEliminar
  2. espero estar enganado, mas nao me parece que o JJ seja o treinador certo para o Benfica. Qualquer pessoa ligada ao benfica que queira ser competente e isenta nao pode ter relaçoes com corruptos e entao o JJ falhou redondamente...para mim amigos de corruptos mais cedo ou mais tarde tornam-se do mesmo género...
    o JJ teve muito, mas mesmo muito dinheiro ao seu dispor para contrataçoes, portanto tem serias responsabilidades no que a equipa fez durante o ano...ele ainda nao sabe ser treinador ao mais alto nivel...quando encontra treinadores rivais de qualidade, sejam portugueses ou estrangeiros ele muito raramente ganha, é certo que nao tem experiencia neste tipo de jogos, mas já é o segundo ano...já deveria estar melhor. o que penso é que ele é um treinador muito bom para equipas médias ou para equipas boas que estejam numa fase de varios anos sem ganhar nada. para equipas de topo (tipo Benfica) pelo que se tem visto ele nao serve. por exemplo é muita burrice em 5 jogos com o porto só ganhar 1...será que ele nao aprende??? outra coisa é a gestao do plantel... a gestao do esforço fisico dos jogadores nao se faz desta forma...nao se criam duas equipas num plantel, uma de titulares ou seja meninos bonitos e outra de suplentes ou seja meninos feios... a rotaçao faz-se mudando 5 ou 6 jogadores por jogo e depois ao longo do jogo as substituiçoes servem para gerir os esforço de outros... o JJ para mim neste momento é o melhor treinador do mundo, porque é o treinador actual do Benfica...mas tendo em conta que o Benfica tem ultimamento obtido através das transferencias boas receitas financeiras, logo poderia contratar um grande treinador a nivel europeu...uma vez que actualmente o JJ já tem um contrato milionario...

    ResponderEliminar
  3. o mesmo acontece com a má relação dos adeptos com o Cardozo que em muito se deve ao seu empresário que não sabe estar calado e está sempre a falar em transferências...

    ResponderEliminar
  4. "O nosso Benfica começou a perder o actual campeonato no mesmíssimo dia em que vencemos o anterior. E pela 'comunicação' de 2 pessoas.

    Soltaram-se as línguas e a vaidade pedante e a bazófia bacoca dos 'rapazinhos de bairro' apareceu em força."

    Escrevi isto em comentário ao seu texto sobre as 'tais' 2 derrotas.

    A crítica ao primeiro dos 'rapazinhos de bairro' aí está.

    Factual, forte, agressiva e contundente.

    E justa!

    Fico à espera de uma análise justa à actuação do outro 'rapazinho de bairro' !!!

    E se houve quem reclamasse para si os méritos que nos levaram ao 'paraíso', da escolha do treinador e de novos jogadores, menorizando o 'papel' de Rui Costa, pergunto:

    A quem se deve imputar a responsabilidade no falhanço do reinício de uma nova época no futebol português? De mais UM NOVO CICLO ?!

    Estou grato porque desta vez e neste 'ciclo' - espero que seja mais avermelhado - ninguém disse que "os benfiquistas ainda não estavam preparados para ser campeões".

    E se podemos esperar pela crítica (acho esta fora de tempo, quanto a mim deveria ser feita no final da época) ao outro 'rapazinho' também
    se dispensa o tecer das habituais loas, aqui ensaiada subreptíciamente com :

    "Luís Filipe Vieira ainda percebeu o que se estava a passar, quando, do Brasil, lançou: “Os campeões não ganham só uma vez”. Mas o Presidente não pode estar em todo o lado e não pode apagar todos os fogos."

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...