terça-feira, 19 de abril de 2011

Vamos falar a sério




 Muitas vezes dou comigo a pensar: se já somos governados por entidades externas, porque raio! o futebol português não pode ser arbitrado por árbitros estrangeiros? Eu sei que a ideia não é nova, mas, como no caso da troca de bancos proposta por José Couceiro, tem sido sempre olhada com desdém.
É natural. Os árbitros estrangeiros a arbitrar em Portugal significava um atestado de incompetência passado aos árbitros portugueses e a quem os dirige e nomeia. Como, aliás, se verifica em quem nos (des)governa (ou (des)governou).
Isso o sistema não permite. Ingerências externas, tipo FMI ou BCE, no futebol português? Nem pensar. Que isto é um Estado dentro do Estado. E se o Sócrates cedeu, os nossos “rostos” do sistema não cedem nem à bomba!
Estava eu nestas divagações quando, zás, me cai no mail a notícia da nomeação de Carlos Xistra para o jogo de amanhã, na Luz, meia-final da Taça de Portugal, entre Benfica e fc porto. Ah, o Xistra, o Xistra, pensei eu…
Este é um daqueles árbitros que, como o algodão, não engana o sistema. Sabe o que quer e para onde vai. Com ele, o sistema dorme sossegado e, se ele não pode (ainda) metê-las lá dentro (as bolas, claro), pelo menos podem contar com toda a sua colaboração.
Agora, sem as ironias do costume: o Benfica, em vez de alimentar querelas, às vezes, sem qualquer significado, devia começar por apresentar propostas e medidas que suscitassem debate e servissem para melhorar o futebol português, em nome de uma maior transparência e credibilidade.
A nomeação de árbitros estrangeiros para jogos decisivos, como o de amanhã, e outros que envolvam o fc porto (e sabe-se que quando envolvem esta equipa os árbitros portugueses são mais susceptíveis) é uma proposta séria e coerente.
Assim, sim, a voz do Benfica era ouvida e respeitada. Da maneira que as coisas estão, já ninguém liga aos comunicados e às declarações por dá cá aquela palha. Quando algo de importante tiver de ser dito, qual o impacto que terá depois de se vulgarizar as reacções do Benfica?

6 comentários:

  1. eu ainda sonhei que este atraso na nomeação iria trazer um árbitro estrangeiro... mas depois acordei e percebi que ainda é tudo muito podre para se poder pensar seriamente que os responsáveis querem um futebol como desporto em vez de um jogo viciado!

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro,
    Há anos que ando a dizer que os jogos entre os Corruptos x BENFICA e vice-versa deviam ser dirigidos por árbitros Estrangeiros e não pelos xistras, Olarápios, Soisas e outros apafaes que constam da folha salarial da gaveta da cómoda.

    Agora outra coisa.
    No blogue onde escrevo fiz um poste dirigido à tua pessoa. Se, como creio não deste conta, aqui vai o linnk:http://www.eddg.gloriosasfera.com/2011/04/porto-canal-intragavel.html

    ResponderEliminar
  3. VOTE NO GLORIOSO NO BLOG:

    http://www.montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

    PEÇO O FAVOR DE DIVULGAREM SFF.OBRIGADO

    ResponderEliminar
  4. este arbito até facilitou á brava o teu clube e mesmo assim levaste 3 a O
    Querias o campionato e foice
    Querias a taça de Portugal e foice
    Talvez ganhes a taça da cervejola e já gosas

    ResponderEliminar
  5. "A HUMILHAÇÃO - parte II - a Taça"

    ResponderEliminar
  6. Este porko verde/azul deveria pagar pelas asneiras que faz sempre contra o Benfica ,,

    MAIS UM GATUNO QUE APARECEU NA LUZ DE XISTRA ....

    ESTE XISTRA E UMA MERDA VERDE /AZUL ....

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...