quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Carraça, o disciplinador

António Carraça é uma personalidade sui generis. Ex-presidente do Sindicato dos Jogadores, foi de certa maneira este seu cargo, que assumiu com protagonismo, que o catapultou para o Benfica, há uns anos atrás.

A passagem pelo clube não correu bem e saiu tão discretamente como entrou. Não criou ondas enquanto esteve fora e manteve uma postura de respeito para com o clube, o que não é muito normal nos tempos que correm.

Fez bem e isso valeu-lhe, certamente, o regresso. Veio, pela mão de Luís Filipe Vieira, para exercer algumas das funções de Rui Costa. Claramente, o maestro não estava talhado para o cargo. A sua maneira de ser, o seu estatuto ainda recente de ex-jogador, inibiam-no de exercer a autoridade junto de muitos jogadores do plantel.

Vieira viu bem a situação e, também, decidiu bem. O Presidente do Benfica fez apelo de todas as suas características de líder: não ostracizou Rui Costa, pelo contrário, dignificou o seu currículo chamando-o para junto de si; mas precisava de alguém com outro perfil para acompanhar jogadores e equipa.

O rol de nomes que foram surgindo na imprensa, apenas serviu para alimentar especulações e encher jornais. Luís Filipe Vieira nunca esteve indeciso. Ouviu muita gente, falou com muita gente, mas, por fim, decidiu com grande maestria.

Carraça é o homem certo, no lugar certo. Conhece bem a casa porque já lá trabalhou; conhece bem a personalidade dos jogadores, porque foi presidente do sindicato; é um disciplinador nato e um trabalhador compulsivo, à imagem de Vieira.

Nas actuais funções já teve de fazer valer o seu perfil de disciplinador, com eficácia, em situações que não ultrapassaram os muros do centro de estágio do Seixal, o que também joga a seu favor.

A sua personalidade também tem servido para “aplacar” alguns excessos de Jesus, com vantagens para o treinador, para a equipa e para o clube (a excepção foi Basileia). Uma última nota positiva: António Carraça tem mantido uma postura de discrição. É positivo que continue assim.

2 comentários:

  1. Tal como o Emerson, enquanto formos ganhando está tudo bem...

    Não seria melhor guardar estes elogios para o fim da época, se correr bem?

    É que esta época até deve correr bem para no final, o nosso decidido Presidente, nos presentear com mais um contrato por dez anos com a olivedesporkos...

    Depois, com carraça ou sem carraça, já podemos perder novamente cinco campeonatos seguidos...

    ResponderEliminar
  2. Um trabalho invisível, sem protagonismos, mas certamente vital.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...