terça-feira, 30 de julho de 2013

Primeiras impressões

A poucos dias da apresentação oficial, na Eusébio Cup, contra o São Paulo, já é possível tirar algumas ilações sustentadas sobre a equipa do Benfica para a época 2013/2014. O 1º ponto parece-me evidente: o Benfica tem melhor equipa que no ano passado.
Não há, para já, qualquer revolução ou renovação no plantel. E quem entrou, nomeadamente os sérvios, com Markovic e Djuiricic à cabeça, parecem ser jogadores de nível superior. Ou seja, a equipa é mais equilibrada e tem mais soluções.
Para além disso, face a uma pré-época a um nível mediano, as baixas expectativas que estão criadas são um bom presságio. De euforias precoces estamos nós cheios. Caso a caso: na baliza parece-me estar o principal problema. Artur não está a dar a segurança necessária. É um bom guarda-redes, mas não é excepcional. E o Benfica precisa de um guarda-redes de outra dimensão.
Na lateral-direita, Maxi e Sílvio, chegam para as encomendas, e ainda há João Cancelo; na lateral-esquerda, Bruno Cortez e Luisinho (ou Sílvio, ou André Almeida), são suficientes; nas centrais, Luisão, Garay, Steven Vitória, Lisandro Lopez e Mitrovic, dão garantias, mas a eventual venda de Garay obriga a ir buscar um jogador da mesma igualha); no meio campo, a fartura em número e qualidade é imensa, ao contrário do ano passado, Matic não está sozinho, porque tem agora Ruben Amorim e um André Gomes mais entrosado; nas alas, mais fartura e mais qualidade, com o reforço Suleimani; no ataque, a ausência de Cardozo tem de ser rapidamente compensada, e vai sê-lo.
Mas, onde eu vejo um "upgrade" em relação à época passada é mais na existência de Djuricic do que na de Markovic. O "10" sérvio é um novo Rui Costa, que vai fazer a ligação perfeita com os homens mais à frente e filtrar todo o jogo, algo que não existia desde que Aimar começou a perder gás, e começou muito cedo.
Quanto a dispensas, não há que enganar: Roderick, Carlos Martins, Urreta, para além dos que já partiram, Melga, Sidnei, Cardozo (quase), Pizzi (não chegou a entrar); depois os que vão para a B, os irmãos de Matic e Markovic, mais Rojas. Não falo das eventuais vendas, porque são isso mesmo, eventuais e, mais umas que outras, invenções dos jornais.

PS1: Na morte de Fernando Martins, apenas quero dizer que o ex.presidente do Benfica ficou conhecido por 4 coisas: o fecho do Terceiro Anel, a venda de Chalana ao Bordéus, a contratação de Eriksson e a amizade com Pinto da Costa. É justo? É injusto? A História o dirá...

5 comentários:

  1. Esqueceu-se de referir os títulos que o Benfica ganhou sob a presidência de Fernando Martins. Foi o último presidente ganhador, não tendo a amizade com Pinto da Costa, aparentemente, sido prejudicial ao Benfica. E que me conste, não era sócio do FCP.

    Paulo

    ResponderEliminar
  2. é cada tiro cada melro, é que não acerta uma. representa o benfiquista no estado mais avançado de cataratas.

    ResponderEliminar
  3. Escreves e voltas a escrever esses teus delirios de que o teu clube vai ganhar, que é o melhor do bairro, que este ano ninguem vos para,etc e no final continuas a ser sempre o maior cabeçudo da festa Azul e Branca.

    Cada ano que passa a distancia aumenta, olhas para cima e ves que o CAMPEAO tem cada vez mais titulos e os palhaços continuam a ficar mais cabeçudos

    Bem haja por existires caro cabeçudo

    ResponderEliminar
  4. Já sabemos que LFV nunca tem culpa no que de mau acontece no SLB.
    Já tem post a justificar a saída de JJ?

    Aposto que a saída de JJ vai ser mais uma jogada de mestre de LFV!

    ResponderEliminar
  5. Já agora, podemos tb fazer história sobre o que andou a fazer o carraça no Benfica. Podia esclarecer-me?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...