quinta-feira, 19 de junho de 2008

As "fichajes" de Martins e Sinama

Carlos Martins e Sinama Pongolle, duas contratações de peso para um Benfica campeão.

Carlos Martins e Sinama Pongolle são os nomes de quem se fala. Jogadores do Recreativo de Huelva, da Primeira Liga espanhola, o português e o francês, dados como certos no novo Benfica 2008/2009, apresentam credenciais importantes relativas ao desempenho na última temporada ao serviço de um clube que se classificou na 16ª posição entre 20 equipas num dos campeonatos mais mediáticos do Mundo.
Martins, um meio-campista já chamado por Scolari à Selecção principal, é um jogador que parece estar a viver uma segunda vida, depois de uma passagem pelo Sporting em que muito prometeu mas pouco cumpriu – não se sabe se por culpa sua ou do clube que não soube acompanhar devidamente um jogador “especial”.
Em Huelva, pelo “Recre”, o internacional português cumpriu 31 jogos como titular, num máximo de 38, marcou 6 golos numa equipa onde o principal goleador, Sinama Pongolle, marcou 10, recebeu um cartão vermelho directo e 4 amarelos.
Pelas estatísticas, não custa perceber que Carlos Martins fez uma boa época. Por isso, o seu regresso a Portugal faz todo o sentido. Mais ainda para um clube da dimensão do Benfica, onde Martins pode exponenciar todo o seu talento de grande jogador, dotado de uma inteligência de jogo e de um pontapé-canhão que podem fazer estragos no próximo campeonato e levá-lo, de novo, à Selecção A.
Sinama Pongolle foi, como se disse, o goleador do Recreativo de Huelva na na última liga espanhola, com 10 golos, numa equipa que foi das menos concretizadoras de Espanha, com um total de 40 golos marcados.
O avançado francês, de 23 anos, é dotado de uma grande experiência internacional dado que já jogou no Liverpool e no Blackburn Rovers, e ao olharmos para as suas estatísticas no último campeonato espanhol ressalta como curiosidade positiva que foi o 22º jogador com mais golos, à frente de avançados como Tamudo, do Espanhol do Barcelona, Morientes, do Valência, ou … Simão, do Atlético de Madrid – estando numa das equipas mais fracas da Liga espanhola.
A concretizarem-se, como tudo indica, estas duas contratações são muito bem-vindas. Sinal do grande trabalho de Rui Costa e uma reforçada esperança num plantel de nível para sermos de novo campeões.

Post-ScriptumNum dos meus “post” (para consultar aqui), ficou implícita a ideia de que Yebda não era jogador para o Benfica. Quero, agora, rectificar essa ideia. Há dias, em conversa com um jornalista de L´Equipe que segue a Selecção portuguesa no Euro, de seu nome Régis Dupont, disse-me ele ter feito o Benfica uma grande contratação. Aqui fica o registo e a satisfação.

1 comentário:

  1. A se confirmarem as acquisições de Jorge Ribeiro, Carlos Martins e Pongolle, e a manutenção de Cristian Rodriguez, o Benfica começa a construir uma equipa de grande qualidade.

    Será uma equipa com jogadores lutadores, experientes e com boa capacidade técnico-tática.

    O que me foi dito de Yebda, é mais ou menos o que Régis Dupont diz. Um jogador muito forte no meio-campo e com a cultura futebolistica francesa. Não é um sobre-dotado, mas é um bom jogador com grande margem de progressão. Que pode ser muito útil com um bom treinador.

    Um abraço,

    V.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...