terça-feira, 3 de junho de 2008

Conselho aos viseenses

Ponto prévio: cometi um lapso involuntário ao publicar uma foto não do Estádio do Fontelo, mas de um dos campos do Complexo Desportivo do Fontelo (estádio 1º de Maio) (aqui). Peço, por isso, desculpa aos viseenses.
Viseenses, esses, presumo, que me encheram o email de comentários sobre o facto de eu ter criticado a escolha de Viseu para sede do estágio da Selecção Nacional de Futebol antes da sua partida para a Suiça onde vai disputar a fase de grupos do Euro 2008.
Os comentários foram de um bairrismo exarcebado legítimo - outros não foram publicados porque ultrapassaram os limites da decência – mas desajustado. O orgulho em se ser viseense não deve estar associado ao facto de durante 15 dias terem a Selecção dentro de portas, mas sim por razões que têm a ver com a nossa realidade local, com a nossa maior ou menor qualidade de vida.
E já agora, pergunto: tanto bairrismo a defender as condições desportivas que a Selecção encontrou em Viseu, no Estádio do Fontelo (foto em http://www.viseudigital.pt/), e nem um bocadinho dessa energia sobrou para defender e tentar reerguer o histórico Académico de Viseu!!!! Pois é, desbaratar energias com coisas fugazes e esquecer o essencial dá nisso. Vejam se aprendem a lição.

3 comentários:

  1. Caro Amigo
    Sou visiense e benfiquista leio o seu blog todos os dias mas sinceramente já chega se agarrar tanto aos visienses, o lapso foi o seu ,a escrita contra Viseu foi sua , que procura agora virar esses gravíssimos lapsos para outras direcções....o académico de viseu não é esquecido vive das suas possibilidades e Viseu merece tanto respeito como todas as outras cidades do no nosso Portugal....as dores de cotovelo é que custam a suportar e Portugal não é só Lisboa,agradeço coloque o meu comentário e visite os meus blogs -http://viseufoot.blogspot.com/ e http://oviseu.blogspot.com/ - verá que não somos tão povincianos e bairristas.. saudações visienses e vermelhas!

    ResponderEliminar
  2. Acho que estás a "deturpar" um pouco a questão.

    Não se trata aqui de orgulho viseense - que também poderia ser lisboeta, portuense, evorense ou famalicense - mas sim do facto de teres posto em causa a escolha de Viseu para local de estágio da selecção, com base em pressupostos que, na minha opinião, não têm grande fundamento ou razão. Lembro-te que localidades mais pequenas, menos importantes e com não tão boas condições foram escolhidas nos últimos anos: Óbidos, Chaves, Évora...
    Porquê só as grandes cidades do litoral com grandes e modernos estádios (e como alguém disse no primeiro tópico, grandes estádios não são tudo)?

    Voltando, porém, à questão do orgulho, concordo que esse não deve vir de coisas fugazes, mas sim de tudo aquilo que fazemos em prol das nossas terras para que elas sejam mais desenvolvidas e aprazíveis para viver. Mas se queres falar no "histórico Académico de Viseu", eu também te poderei falar no "histórico Tirsense" que pelo que vejo já teve bem melhores dias...

    Cumprimentos!

    Nuno Costa - Viseu

    ResponderEliminar
  3. Meu caro na minha opinião Viseu merece tanto como as outras Cidades deste País alguma atenção. Não é por a selecção ter estado em Viseu que Viseu é uma boa Cidade, recordo-lhe que Viseu foi considerada a melhor cidade para se viver, Viseu foi das cidades que mais cresceu (no bom sentido)nos ultimos dez anos, e o seu indice de criminalidade é muito baixo. Quanto a instalações desportivas não nos pudemos queixar, pois o complexo desportivo do Fontelo engloba 1 estadio à dimensão da Cidade e do clube que o representa. 1 relvado para treinos, 1 sintetico, 1 sintetico para futebol de 7, fora os campos de ténis e as piscinas municipais que oferecem condições exepcionais. Temos tambem ao seu dispor um pista de gelo, uma piscina olimpica de 50 metros coberta que não sei se existe outra no País. e ainda se V. Exa quiser um campo de golfe de 27 buracos. Quer mais para uma cidade do interior que foi votada ao ostracismo durante décadas?QUantas cidades deste País oferecem estas condições? Um abraço e mais respeito por Viseu

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...