domingo, 8 de junho de 2008

Diário do Euro (1)

Os jogadores portugueses agradecem o apoio do público, depois da vitória sobre a Turquia. Petit foi um gigante e Nuno Gomes decisivo, só foi pena o Quim. (Foto Reuters)
O centro de Genebra virou, ontem à noite, uma cidade portuguesa. A festa enorme, depois da vitória sobre a Turquia (2-0) no primeiro jogo da fase de grupos do Euro 2008, exaltou a nossa portugalidade.
Milhares de bandeiras nacionais, buzinas e claxons a cortar a noite suíça, gritos de Portugal, Portugal, Portugal, estradas entupidas, cortadas, com filas de carros de cujas janelas saíam enormes bandeiras, cachecóis, alegria a rodos.
Elas e eles e crianças, vestidos a rigor, saudando-se em francês: “On a gagner”, transformaram a Genebra fria, austera, rigorosa, suíça, num relógio desregulado e alterado . A hora era portuguesa. Desde o inicio da tarde que as varandas dos apartamentos perto do Stade de Genéve estavam coloridas com as cores de Portugal e da Suiça.
Na fan zone, os ecrãs gigantes transmitiam o jogo inaugural da equipa da casa contra a República Checa, mas o corropio de portugueses já dominavam a zona. Existe outro factor que nos una, que nos identifica, que os exalte?
O futebol, a Selecção, é a nossa correia de afectos, de cumplicidades, de auto-estima, de amor-próprio, de sentir Portugal. Para o bem e para o mal. A Suiça, país com um superior estádio de desenvolvimento, não é um “país do futebol”. Talvez este Euro possa alterar as coisas, mas não será fácil.
O estádio onde decorreu o jogo de Portugal não tem as mínimas condições para receber uma partida desta transcendência. Ricos, os suíços, preferiram não investir em novos estádios. O Stade de Genéve é impróprio para consumo, com acessos estrangulados e horas para aceder ao perímetro do estádio.
Mas o que merece realce é a alegria portuguesa a cortar a noite fria de Genebra, de carro, de bicicleta, a pé, os portugueses produziram mais ruído e mais desordem (positiva) numa noite do que os suíços num ano.
No coração da Europa, numa Suiça que virou as costas à União Europeia, o nome de Portugal foi elevado à condição de Nação valente e imortal. Aconteça o que acontecer até ao final deste Europeu, os suíços nunca mais esquecerão a noite de 7 de Junho de 2008. Nem os nossos emigrantes…

2 comentários:

  1. A performance da equipa foi mto boa, mas é preciso ter os pés bem assentes no chão.

    Quanto aos adeptos.. simplesmente espectaculares!!!

    Portugal é grande :)

    Abraço

    http://forumbenfica.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. É nesta manipulação da justiça que assenta a defesa do FCP no Tribunal Arbitral do Desporto:

    http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/06/eles-bem-tentam-mas-uefa-no-os-ouve.html

    TOCA A DIVULGAR... Pela JUSTIÇA!!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...