domingo, 3 de agosto de 2008

Imagens do Benfica do futuro

Benfica - 2; PSG - 2 - Torneio da Cidade de Guimarães (Estádio D. Afonso Henriques). Foto em www.slbenfica.pt
Não foi, ainda, no relvado do estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, que apareceram as imagens do Benfica do futuro. Esse Benfica do futuro, que queremos cada vez mais ganhador e cada vez mais forte e liderante, apareceu nas bancadas.
As crianças de Guimarães (ou em Guimarães, para o caso tanto faz) vestidas com as camisolas do Benfica, empunhando adereços do Benfica, gritando pelo Benfica, deram um colorido e uma alegria invulgares nos estádios de futebol portugueses.
São essas crianças uma das imagens mais fortes do Benfica do futuro, confirmando a tese de que, mesmo no Norte, os mais novos continuam a ser maioritariamente do Benfica. Enquanto essa alegria não esmorecer, e não esmorecerá, na cara daquelas centenas de crianças, o futebol português terá futuro, mas principalmente o Benfica terá um futuro risonho, grandioso, ganhador.
Na tribuna presidencial do D. Afonso Henriques estava à vista de todos outra das imagens do Benfica do futuro: Luís Filipe Vieira e Rui Costa lado a lado, num sinal de união, sintonia e conjugação de esforços para levar o Benfica do futuro ao lugar que lhe pertence e que merece: o 1º lugar.
Para quem, nos últimos dias, tem tentado, de maneira dissimulada, criar cenários artificiais e fictícios de “desencontros” entre Presidente e Director desportivo, aqui está a resposta: o Benfica do futuro também estava naquela tribuna presidencial: lado a lado e unido.
Descendo alguns degraus até à relva, o que há a dizer é que também Quique Flores está a construir o Benfica do futuro, com paciência, com convicção, com trabalho, com testes, claro, mas com a firme certeza de que o justo prémio pela coragem e pelo risco irá chegar a curto prazo.
O jogo mostrou muito do que vai ser o Benfica daqui para a frente. Sem culpas nos golos, Quim está de pedra e cal. A linha defensiva é a que mais preocupações está a dar. Maxi, no lado direito, não serve – foi por ele que o PSG chegou ao segundo golo. No centro da defesa, Luisão é inamovível, sobrando uma vaga, que deve ser para David Luiz ou Katsouranis; Sidney mostrou bons pormenores, nomeadamente num lance na área do PSG em que atirou à trave, mas fica ligado a um falhanço clamoroso que deu o 0-2 para os franceses. Miguel Vítor está a tentar ganhar espaço. No lado esquerdo, Léo não tem concorrência, com Jorge Ribeiro a mostrar na primeira parte que não é homem para o lugar.
Do meio-campo para a frente, o problema para já é de abundância e de falta de automatismos. Percebendo que Quique vai apostar preferencialmente no 4-4-2, as dúvidas estão em todo o lado. Carlos Martins e Aimar serão titulares, mas o argentino jogará mais recuado, como verdadeiro 10 ou mais adiantado, como segundo ponta-de-lança? Quique experimentou as duas soluções ontem à noite em Guimarães. A primeira parece-me mais eficaz, mas foi com dois avançados puros que se chegou aos golos. E quem a “fazer” de Petit: Bynia, Yebda, Katsouranis? O camaronês jogou 90 minutos; o francês e o grego nenhum. O que é que isto quer dizer? Julgo que Katso está destinado a ocupar um lugar de central, enquanto Sidney não cria rotinas e David Luiz não atinge a forma.
Nas alas e na frente de ataque, mais dúvidas. Balboa está com lugar cativo, enquanto do lado esquerdo, a aposta em Nuno Assis não deverá continuar quando chegar Di Maria. Os dois homens mais avançados deverão ser Óscar Cardozo, que regressou ávido de mostrar serviço, e mostrou com um golo fantástico, e Luís Garcia, se como tudo indica ingressar na Luz. Makukula, com um golo portentoso, pode ser importante ao longo da época, e Nuno Gomes, que jogou a primeira parte, é uma referência incontornável, agora que Petit se foi embora. Os quatro podem ficar e dar o seu contributo numa época longa e desgastante.
Temos assim que o Benfica 2008/09 não deve andar longe desta equipa-tipo: Quim; Nélson, Luisão, Katso (David Luiz); Léo; Yebda (Bynia); Carlos Martins; Di Maria; Balboa; Aimar e Óscar Cardozo (Luís Garcia).

8 comentários:

  1. Há muitas soluções e muita qualidade. É preciso é misturar tudo bem. E o que Quique faz agora é ver quais as melhores misturas.

    Tem ainda 22 dias para apurar o paladar. Mas já começa a mostrar retoques de qualidade.

    O Benfica não tera um 11 fixo mas 15 a 16 jogadores regulares, dependendo do adversário e das condições físicas. Por isso é necessário que Quique experimente agora.

    Abraço e boas férias (se for caso disso!).

    V.

    P.S.: Gostei muito da forma como Carlos Martins jogou! A lembrar o grande Karagounis!

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro

    Na minha opinião o Belleti para a direita da defesa vinha dar mais classe e estabilidade. Quanto ao Bynia, é verdade que ainda é muito novo e tem grande margem de progressão, mas neste momento é um jogador muito faltoso e duro e tem uma percentagem alta de passes falhados. Na frente não concordo com a dispensa de Makukula, pois pode dar muito jeito principalmente naqueles jogos na Luz em que defedem os 11 na grande área e quando o Cardozo vai para a selecção.

    ResponderEliminar
  3. Excelente analise. Concordo contigo e penso que é nesta fase que se deve perder e aprender com os erros. É agora que fazem sentido as experiencias. Contudo, penso que há algo que os benfiquistas nao percebem. com Di Maria na seleçao não ha extremos esquerdos, sendo um inapto Nuno Assis a ocupar o lugar. Eu pergunto: porquê os emprestimos de Coentrao, Adu e Carvalhas quando estes podiam ser alternativas mais que validas para preencher aquele sector ? é que mesmo que os emprestassem, devia-se esperar mais um pouco pela possivel contrataçao de um extremo-esquerdo e pela volta de Di Maria. Como nao se esperou pacientemente, agora vivemos em defice naquela posiçao, e isso, parecendo que não, desiquilibra totalmente o meio campo benfiquista. Alguem partilha desta opiniao ou sou o unico a divagar ?

    ResponderEliminar
  4. Estamos sempre a apreender !
    Fiquei a saber ,por este post,que jovens a falarem francês de emigrantes ou com sotaque de Fafe ou Felgueiras passaram a ser crianças de Guimarães !
    Eu sei que o benfica gostava de ter implantação em Guimarães como tem em pequenas cidades vizinhas como Braga ou Fafe.
    Mas não tem.
    Em Guimarães só dá Vitória.
    Mas,caro "inferno",cada um tem as ilusões que quer.
    E o "Artur Jorge" espanhol(vulgo Quique Flores)em termos de ilusão parece ser um mestre.
    Só assim se compreende que pelos benfiquistas ainda existam ilusões perante uma equipa que só por mera sorte não foi humilhada pelo PSG.
    E não deixa de ser curioso que a melhor fase do SLB tenha sido quando a maioria dos presumiveis titulares já tinha saido.
    Incluindo Aimar.
    E sinceramente não vejo neste benfica,neste momento,capaciadade para mais do que lutar com belenenses,setubal e maritimo pelo 5º lugar !
    O plantel dá para mais,como é evidente,mas a forma como está a ser gerido não me parece.
    É ridiculo Nuno Assis continuar a ser titular quando estará de saida,é confrangedor a manobra defensiva assentar num limitadissimo Bynia,é irónico os golos serem marcados pelos pontas de lança teoricamente dispensáveis.
    Dispensáveis enquanto um inofensivissimo Nuno Gomes continua a estar por lá como titular.
    Eu estive ontem no D.Afonso Henriques.
    E o que vi,enquanto vitoriano,deixou-me satisfeito.
    Se fosse benfiquista é que estaria muito preocupado.
    Mas cada um com as suas angustias.

    ResponderEliminar
  5. têm de ler a crónica de RAP na Bola de domingo, procurem o jornal ou espreitem aqui: http://footballdependent.blogspot.com/

    quanto ao jogo de guimarães e à equipa é preciso ter paciência, mas creio que foi possível vermos mais e melhor. temos um futuro auspicioso pela frente mas nós, enquanto adeptos, não podemos continuar a dizer que sabemos que é preciso tempo e criticar treinador e jogadores ainda na pré época...

    cumprimentos,


    taigo pinto

    ResponderEliminar
  6. A tua opinião é importante para o Benfica e para todos os benfiquistas.
    Participa e divulga no blog benficaomaiorclubedomundo.blogspot.com

    Para que o Benfica continue a ser o Maior Clube do Mundo.

    ResponderEliminar
  7. Tenho fé que as coisas se resolvam, e que o arranque do campeonato seja melhor que a pre-epoca, e certamente com concentração e determinação esta noite conseguiram a 1ª vitória.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...