sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Adesão europeia

Benfica - 4; Vorkla Poltava (Ucrânia) - 0 (Play-off Liga Europa). Uma entrada em grande estilo a do Benfica na Liga Europa. O adversário era um ilustre desconhecido, oriundo de uma escola de bom futebol, a ucraniana, mas que podia levantar problemas.

Isso mesmo alertou Jorge Jesus no lançamento do jogo. O treinador do Benfica sublinhou a confiança em aproveitar as oportunidades que se depararem, ao contrário do que aconteceu com o Marítimo.

E foi isso que aconteceu. O Vorska Poltava regressa á Ucrânia com uma goleada de 4-0 na bagagem, que bem poderiam ter sido mais, face a uma torrente, mais uma, de oportunidades perdidas.

Jesus tem razões para dizer que a expectativa é ir mais longe que no ano anterior com o Sporting de Braga, que chegou aos oitavos de final da UEFA. Os benfiquistas deram também uma cabal demonstração de que estão com a equipa.

Depois do semi-desaire de domingo, com o empate diante o Marítimo, a expectativa era de saber quantos iriam estar na Luz, depois das enchentes anterior com Atlético de Madrid, Milan e Marítimo.

Os quase 35 mil, a um dia de semana, não defraudaram as expectativa e, por exemplo, suplantaram os sportinguistas que ainda sem grandes jogos em Alvalade, não chegaram aos 30 mil para verem o empate diante a Fiorentina para o Play-off da Liga dos Campeões. Lá vamos encontrar o sporting na Liga Europa.

Regressando ao jogo de ontem à noite, podemos dizer que a primeira meia-hora foi um pouco aos soluços. Se Fábio Coentrão voltou a mostrar ser digno de um lugar de titular, Di Maria demorou a entrar no jogo.

O Voltava, como o Marítimo, é que não estava para destapar muito o seu reduto atrasado. Algumas dificuldades de penetração, justificadas pela pouca velocidade posta no jogo e por algum excessivo individualismo, nomeadamente de Di Maria, começaram a causar impaciência.

O público foi, no entanto e mais uma vez, um precioso 12º jogador, que nunca deixou de apoiar a equipa. O primeiro golo, nascido de um lançamento primoroso de Coentrão para Di Maria, fez com que o argentino explodisse para o jogo.

Com os dois extremos em grande plano, com Aimar, agora sim, a pautar o jogo, e com Saviola mais envolvido, o Benfica despertou para brilhantes e criativos movimentos de ataque, onde há a sublinhar o ressurgimento de Cardozo, depois de alguma falta de sorte contra o Marítimo.

O paraguaio vingou-se do penálti falhado na primeira jornada da Liga e, ontem, fez jus à confiança de Jorge Jesus e marcou o penálti como ele sabe, com um potente disparo que só parou no fundo da baliza ucraniana.

O resto foi um show de ataque do Benfica. Na retina o lance do terceiro golo, da autoria de Saviola, depois de um enorme trabalho na área de Cardozo. E, mais um golo do inevitável Weldon, que se está a tornar uma arma secreta e, quem diria, o novo Mantorras.

Do Voltava apenas a registar um assomo de ataque a poucos minutos do fim, quando já estava a perder por 4-0, como sucedeu com o Marítimo. É já um hábito as equipas na Luz sofrerem massacres humilhantes. Foto: AP Photo/Armando França

2 comentários:

  1. O estádio da lus fói transformado em Panificadora 22 Padeiros em actividade
    Mas 11 eram padeiros de alto calibre que vieram da Ucrania
    Da forma como comentas este jogo entre padeiros até d´ideia que já ganhaste a taça UEFA
    ?e já agora ?onde está a goleada que iam dar ao Maritimo??
    Antes do jogo do Maritimo também já eram Campeões Nacionais...Tristes vão-se curar
    Talvês ganhes o próximo jogo com o Benfiquista que vai apitar este fim de semana

    ResponderEliminar
  2. O teu grande goso é encontrarem o SCP
    O meu grande goso é que não passaste de um mediucre terceiro lugar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...