domingo, 23 de agosto de 2009

Sorte de campeão

V. Guimarães – 0; Benfica – 1 (2ª jornada) – Homem do Jogo: Ramires. A sorte que não se teve com o Marítimo, teve-a hoje o Benfica com o Vitória de Guimarães. O jogo já se previa complicado, frente a uma equipa sempre difícil e num terreno tradicionalmente duro.
A equipa vinha também de uma jornada europeia, que, apesar de não ter implicado nenhuma viagem, corresponde sempre a um desgaste acrescido que pode fazer mossa. Jorge Jesus sabia que tinha um teste difícil pela frente.
E sabia mais: depois do empate frente ao Marítimo, uma eventual perda de pontos em Guimarães seria sempre um rombo psicológico na equipa e nos adeptos de consequências imprevisíveis.
O onze titular não trouxe surpresas, embora fosse de admitir que Fábio Coentrão pudesse entrar de início. De início entrou Ramires, plenamente integrado na equipa e recuperado da mazela que o impediu de jogar contra o Marítimo.
Os primeiros 45 minutos foram disputados com uma grande intensidade competitiva, mas a uma baixa velocidade, talvez explicada pelo muito calor que se fazia sentir. Isso permitiu ao Vitória de Guimarães travar os homens mais adiantados do Benfica, como Cardozo, Saviola, Di Maria.
Com Saviola completamente manietado, o Benfica via apenas Cardozo a lutar contra a defesa vitoriana. Pouco para sector tão compacto. No meio-campo a luta era tremenda. Não se saía disto, até que Aimar, depois de passe brilhante de Di Maria, teve nos pés uma grande oportunidade, que desperdiçou.
Lembrei-me, de imediato, do jogo da época passada no Restelo, em que Aimar falhou três grandes oportunidades. Temi que o resultado pudesse ser igual: 0-0. Mais preocupado fiquei quando Cardozo falhou, pela segunda vez, uma grande penalidade, após mão indiscutível de Flávio Meireles.
Tão indiscutível foi o penálti e a expulsão que Flávio Meireles, conhecido pela sua impetuosidade, nem discutiu, limitando-se a entregar a braçadeira e encaminhar-se para as cabinas.
Jesus tem de procurar solução para estes dois factores: os falhanços de Aimar na cara dos guarda-redes e os penáltis falhados de Cardozo. No que diz respeito à segunda situação, sou de opinião que o Tacuara deve continuar a ser o marcador dos penáltis. Quanto a Aimar, julgo que se deve a alguma ansiedade em marcar pelo Benfica, pelo que Jesus saberá tratar dessa questão, no âmbito psicológico.
A entrada de Fábio Coentrão, a saída de Saviola, em sub-rendimento, e de Aimar, procurando assim Jesus o jogo mais directo, vieram revolucionar a partida. Surpresa a entrada de Keirrisson, que passou ao lado do jogo, não sabemos se por ter levado logo um toque que o inferiorizou, se por não estar ainda integrado.
No final, a justiça de um golo magnífico marcado por Ramires, um excepcional jogador, após um livre magnificamente executado por Fábio Coentrão. Uma vitória na Hora H, que permite agora a Jorge Jesus uma adequada gestão do plantel para o jogo da 2ª mão, na Ucrânia, para a Liga Europa.

Foto: REUTERS/Miguel Vidal (PORTUGAL SPORT SOCCER)

9 comentários:

  1. Grande chouriço, já que o triste do Targino não teve, por duas vezes, categoria para desfeitiar o Joaquim. Então no primeiro lance, parecia um sketch do Benny Hill. Eu cada vez mais me convenço, o Joaquim como keeper é sobre o fraco, mas tem cá uma leiteira...

    PF, já que gosta tanto da verdade desportiva, comente por favor a decisão do seu consócio em assinalar o mergulho do Coentrão que depois dá origem ao golo. Eu digo isto não só por ser um jogador do seu clube - ainda que me pareça que são mais esses que outros a explorar a falta de personalidade dos nossos árbitros - mas também pelo simples facto do nosso futebol se estar a transformar num espectáculo cada vez mais efeminado onde não pode haver qualquer tipo de contacto!

    ResponderEliminar
  2. Campeão de quê???

    ResponderEliminar
  3. Só um pormenor, que se calhar é um pormaior, ninguém discute o penalty cometido pelo Flávio, apesar de não me parecer intencional, já q se abrisse os braços a bola batia-lhe no peito, mas tudo bem, foi um acto irrefletido, agora o cartão é que não percebo, ou se calhar percebo porque era o segundo. Ainda a semana passada o jogador do Benfica, David Luís, não foi amarelado com uma falta mais perigosa (penalty)! São os critérios q temos no nosso futebol, aliás basta olhar para o jogo do Sporting, do Porto e mesmo a semana passada do Benfica, lance do Weldon, para constatarmos da mediocridade da nossa arbitragem.

    Já agora, falou-se mt deste árbitro (sócio do Benfica) q prejudicou no passado as águias, reportando-se ao jogo do Porto. É bem verdade, mas uma coisa é "roubar" nas antas, outra é em Guimarães. O Vitória é pequenino e não vai ser este clube q vai impedir, nesta primeira fase, a enorme onda vermelha q existe no país, a bem da nação......

    Só mais uma curiosidade, a expulsão do Nuno Assis, parece-me perfeitamente desadequada....mas vá- -se lá saber porquê, também estava amarelado.....

    Que fique o registo, não foi pelo árbitro que o Vitória perdeu, bateu-se bem, e foi injusto. É certo que o Benfica domínou (2ªparte/com + um jogador), mas fê-lo sem consequência, aliás não tem qq oportunidade a seguir ao penalty (excepção, óbvia para o golo). Foi pena, mas o futebol é assim às vezes ganha-se no primeiro minuto.

    Um abraço

    PS: declaração de interesse, sou sócio do Vitória Sport Club há 26 anos, tenho 30.

    ResponderEliminar
  4. Paulo Bento, o seu Sporting e os seus problemas em http://controversiasdofutebol.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Paulo Bento, o seu Sporting e os seus problemas em http://controversiasdofutebol.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Porquê PP? para não expulsar o cabeça de ovo luisão

    ResponderEliminar
  7. Para ser campeão, há dias de sorte e dias de azar, apesar de jogar bem, o que não foi o caso.
    Grande golo do puto Ramirez.
    Como dizia o grande John Mortimor, até ao lavar dos cestos é vindima.

    ResponderEliminar
  8. Ramires resolveu um jogo com uma vitória feliz, mas justa, feliz, porque esta foi seguramente a exibição menos conseguida até ao momento pelo Benfica, feliz, porque mais uma vez, o Benfica defrontou uma equipa muito mais preocupada em não deixar jogar, do que em jogar, ou seja um novo autocarro.

    ResponderEliminar
  9. Logo á segunda jornada:Colinho ???????falta fantasma ,livre e golo
    Assim se começa a perseber o porquê de dizerem que não vão falar das arbitragens

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...