domingo, 18 de outubro de 2009

Monsanto e Sertã: taça cheia, taça vazia

A festa da taça de Portugal teve ontem um dia de paradoxos. Em Torres Novas, em estádio emprestado, a equipa da bela aldeia de Monsanto, concelho de Alcanena, em pleno Ribatejo, levou atrás de si uma população inteira para ver jogar a equipa da terra contra o Glorioso Benfica.

Dia histórico em Monsanto e em Torres Novas. Novos e velhos, homens e mulheres, famílias inteiras, foram participar numa festa do futebol. É bonito que assim seja, que o futebol seja esta festa, esta alegria. Um futebol limpo, sem casos, sem guerras, sem jogadas de bastidores.

O Monsanto perdeu por 0-6, mas que importa quando o futebol faz toda a gente feliz? Que importa o resultado quando os dirigentes do Monsanto, na mesma linha dos seus adeptos e dos habitantes daquela localidade ribatejana, se diziam, no final do jogo, felizes.

A receita foi gorda, a festa foi bonita, o jogo foi espectacular. Parabéns aos bravos e correctos jogadores do Monsanto. Parabéns aos técnicos e dirigentes do Monsanto. Parabéns às gentes de Monsanto.

Esta crónica não fala do Benfica, nem dos jogadores do Benfica. Esta é uma crónica de homenagem ao futebol como ele devia ser sempre. E é uma homenagem a uma equipa e a uma terra que bem mereceu ter tido toda esta felicidade.

Mais a Norte, porém, a taça de Portugal não foi festa mas farsa. Os bravos rapazes da Sertã não mereciam ser assim tratados no dragão. Pode ser que um dia todos possam ter a felicidade do Monsanto.

O bonito concelho da Sertã, no interior esquecido de Portugal, sofreu na pele os desfavores da interioridade perante o centralismo, não do Terreiro do Paço, mas da avenida Fernão Magalhães.

A sorte do Monsanto foi o azar da Sertã. Até um dia…

foto em www.slbenfica.pt

2 comentários:

  1. Realmente, o vício é já tanto que, até a equipas de uma divisão secundária se roubam penalties descarados...
    Rui Silva

    ResponderEliminar
  2. Afinal sempre a verdade vem ao de cima:só contratam ou estão xeios de coxos
    Aimar não pode fazer 2 jogos por semana
    Carlos Maluco fás 1 ou 2 jogos e de seguida encosta ás boxes
    Mantorras já nem no banco Sup se senta

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...