sexta-feira, 5 de março de 2010

Passivo virtuoso

Os mais de 300 milhões de euros que, segundo as últimas notícias, o Benfica tem de passivo parecem um grão de areia insignificante, ridículo, desprezível, quando comparado com o encaixe que o Benfica pode fazer nas vendas de Di Maria, David Luiz e Cardozo – tudo somado, fala-se em mais de 100 milhões de euros.
Ou seja, aquilo que parecia ser um assustador défice, não é mais do que um sinal cada vez mais claro de uma gestão inteligente, responsável, mas, como as geniais, ousada e no limiar do risco.
O caminho trilhado por Luís Filipe Vieira está em vias de se tornar um “case study” da gestão em clubes desportivos. Ousar arriscar, investindo não só em atletas mas no fortalecimento do Benfica Global, com a Benfica TV à cabeça, era a opção mais difícil, até do ponto de vista pessoal para o Presidente do Benfica.
Mas a outra opção, seguida pelo Sporting, por exemplo, era atentatória da história gloriosa do nosso clube. Vieira sabia e sabe que o futebol é aleatoriedade, é bola no poste e penálti mal marcado, mas teve a genialidade para equilibrar a entrada em força no mercado de jogadores com o lançamento de um projecto (Benfica TV), que lhe permite uma maior liberdade de movimentos em termos de receitas de transmissão televisiva, e a criação do “Stars Fund”.
Para colocar o passivo quase no zero (uma situação inédita ao nível dos grandes clubes mundiais), basta vender os 3 jogadores referidos e mais uns quantos, como Ramires e Luisão. Vieira não vai por aí.
Sabe que o investimento estratégico, pensado e planificado é a mola do sucesso do Benfica. Sabe que vem aí a Champions, com os seus milhões e mais os milhões das transmissões televisivas. Sabe que vêm aí as enchentes da Luz, mais os milhões de receita que isso traz em bilheteira e merchandising. Sabe isso tudo e pensou isso tudo. Há muito tempo.
Por isso, quem se alarma com o passivo do Benfica não sabe do que fala.

4 comentários:

  1. Bom poste, que vem suavizar as mentes mais negativas sobre o nosso futuro imediato.

    A esses hipotéticos 100 milhões nas vendas, convém não esquecer de que estamos próximos de fazer 200 milhões de euros nas transmissões Televisivas, (40 milhões ano) a partir de 2.012 que já é ao virar da esquina.

    ResponderEliminar
  2. fogo !fogo ! mas na casa do vizinho S.L.BENFICA mas na nossa ( lagartada e andrades) nada e tudo só maravilhas basta ver os calotes e as falcatruas para se ter uma imagem de tudo!

    ResponderEliminar
  3. É melhor tirar desses "100" aquilo que já está nas mãos do fundo de jogadores...(fora, ordenados, comissões e valor pago aquando da entrada dos jogadores na Luz).

    E já agora, perceber que 100M de algo que não aconteceu pode ser coniderado "esperar o ovo no cú da galinha".

    Por último, entender que dificilmente 100M serão um grão de areia num passivo de mais de 300M.

    ResponderEliminar
  4. ripa na rapaqueca06 março, 2010 00:53

    Todos os dias rezo aos santinhos para que nao se caia no erro de vender uma equipa campeã..
    O meu grande sonho é o benfica voltar ao topo e manter-se por la.. manter as suas estrelas e projectar o clube la' fora.
    Por isso me encho de orgulho, me envaideço qd leio entrevistas como a de Javi Garcia.

    Abraçalhao,

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...