sexta-feira, 8 de outubro de 2010

LIDERANÇA E liderança

O Presidente do Benfica e o do Sporting deram entrevistas no mesmo dia. Luís Filipe Vieira falou de manhã à Antena Um; Bettencourt falou à noite na RTP.
Esta é, aliás, a única parte em comum entre as duas entrevistas – o seu timing -, tudo o resto é diferente e não coincidente. A análise destas duas intervenções é preciosa para quem quiser perceber o estilo e a forma de liderar destes dois homens, que estão à frente dos dois únicos clubes com base social de âmbito nacional (enfim, no caso do Sporting já começa a ser difícil dizer isto…).Tudo os separa.
E é nesta ausência de pontos de contacto que também se percebe e vislumbra todo um mundo de diferenças entre o Benfica e o Sporting. Nunca, como no presente, o Benfica se distanciou na forma e na substância do Sporting.
Os resultados desta estratégia estão à vista. O Benfica, nos últimos anos, recuperou a sua histórica liderança do futebol português e a sua respeitabilidade internacional. É hoje um clube que fundando-se nos seus pergaminhos históricos, recomeçou a amealhar títulos em todas as modalidades, prestigiando, de novo, o seu ecletismo único no Mundo.
O Sporting é um clube que definha, a cada dia que passa, sem militância, nem amor-próprio, numa espiral de decadência que não se sabe que dimensão trágica terá, mas acabará certamente mal.
Tudo isto, em síntese, está explícito no discurso dos dois presidentes. Luís Filipe Vieira assume com coragem uma postura de ataque aos podres do futebol português e fala sem receios. Não se refugia no politicamente correcto, nem nas artificialidades diplomáticas que só servem para mascarar a impotência. Sempre ao ataque na defesa do Benfica.
Bettencourt é o oposto: timorato, sempre na defensiva, sempre explicativo, sem garra, sem coragem, sem estratégia – o exemplo claro do que é hoje o Sporting.
Na voz dos dois líderes se percebe o destino dos dois clubes: o Benfica caminha pujante para recuperar a áurea dos anos 60; o Sporting caminha para uma “belenensização” sem glória.

Post-Scriptum: Um exemplo claro do que ficou atrás dito é a posição de Luís Filipe Vieira e de JEBettencourt em relação às novas escutas relacionadas com o processo “Apito Dourado/Apito Final” (que podem ser ouvidas por todos no Youtube, sem necessidade de fazer links).
O Presidente do Benfica não poupa nas palavras e diz o que é evidente: esta é a prova da falsidade do futebol português durante anos, e não deixou, ainda, de apontar, com coragem e razão, o dedo à “justiça”.JEB, por seu lado, quando confrontado com o assunto, refugiou-se nas “leis” e em “suposições”.
Enfim…, cada clube tem o que merece!

9 comentários:

  1. Enquanto LFV se mostra preocupado para o rumo que o futebol português parece querer de novo caminhar, JEB mostra-se conformado e aceita que a corrupção saia impune.

    ResponderEliminar
  2. O Benfica, nos últimos anos, recuperou a sua histórica liderança do futebol português e a sua respeitabilidade internacional.

    é para rir?
    1 campeonato em 5 anos, não vejo onde foi recuperada essa tal liderança, mas pronto...

    ResponderEliminar
  3. Na era do ESTADO NOVO é que era bom,não era?Sois uma cambada de CENTRALISTAS e NEO-COLONIALISTAS!

    ResponderEliminar
  4. Pedro,
    Não concordo muito com a tua opinião sobre o que o Cotonete disse sobre as escutas.
    Claro que diz não ser muito adepto das escutas por serem ilegais, mas sobre a substancia que lá estão nas escutas, foi dizendo que houve viciação e durante muitos anos no futebol.

    Haja Deus!!!
    Finalmente, há um submisso verde a falar no conteúdo das escutas...já não era sem tempo.

    Quanto à "belenensização" do Ceportém e ir pelo cano abaixo, ontem já era tarde!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. JOAO
    1 campeonato em 5 anos, porque as máfias que estão nas escutas deram frutos...

    Simples, né???

    ResponderEliminar
  6. @jkl: que confusão vai nessa cabecinha. Na década de 60 a selecção nacional, que eram 9 jogadores do SLB, ficou em 3º no Mundial. O Salazar tb mandava na FIFA? Tira as palas dos olhas homem.

    ResponderEliminar
  7. A respeitabilidade não tem nada a ver com ganhar ou perder. Os andrades são a gente mais estúpida que existe, e ainda não perceberam isso.

    De outro outro modo, a Máfia italiana, para já não falar em certos cartéis da droga, seria a organização mais respeitada, pois é uma organização que está implantada em quase todo o mundo, é uma multinacional, e tem ganhos fabulosos, com uma parte substancial do PIB italiano.

    No entanto não é isso que acontece. Toda agente de bem a tenta combater. Em todo o mundo. Já se deram ao trabalho de pensar porquê?

    ResponderEliminar
  8. Todos percebemos hoje que o FCP durante os últimos anos teve uma actuação que se identifca com a guerrilha maoista.
    Elegeu um inimigo principal o Benfica e aliou-se ao Sporing, instrumentalizando-o, para melhor combater o Benfica.
    Os métodos utilizados foram todos os possiveís,lícitos e ilicitos.
    Os miltantes intelectuais do FCP formam a vanguarda encarregue de divulgar junto das massas algumas mentiras esperando que as mesmas se tornem verdades. Entre elas está a afirmação ridicula que o Benfica era um clube protegido pelo Estado Novo. Esta mentira já foi desmascarada e só por estupidez é repetida pelos mentecaptos.
    O FCP tem uma estratégia óbvia de retirar a hegemonia na sociedade ao Benfica, alimentando o ódio.
    Desde já conseguiu enfraquecer o Sporting. Não irá nunca ser maior que o Benfica que é um clube de fortes raízes populares em todo o país.
    Não são vinte anos e mais alguns que sejam de dominio do FCP que retirarão ao Benfica o seu destino de maior clube portugues.
    Isto tudo para dizer que parece finalmente hever alguém no Benfica que sabe que a guerra é a continuação da politica por outros meios.

    ResponderEliminar
  9. Tens a resposta a esse comentário no blogue : NQC71
    Se queres ver os pequeninos que voçês são vai até lá e depóis metes o teu comentário na Gaveta,porque é a melhor resposta que pode haver a patetas como tu

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...