Fez domingo 10 anos que chegou ao Benfica. A "A Bola" fez questão de o lembrar com destaque de última página. Trazia consigo um importante cartão de visita - ter tornado um clube dos subúrbios de Lisboa num caso de sucesso na 1ª divisão, o Alverca.
Poucos teriam aceite trocar um clube em ascensão, com grande potencial, por um gigante falido, nas bocas do Mundo pelos piores motivos. Isto pode parecer uma heresia, mas é disso que estamos a falar. O Benfica era, na altura, um poço sem fundo.
Manuel Vilarinho aceitou ser candidato por vaidade pessoal. Não arriscou muito e cumpriu o sonho de uma vida. Você, não. De origens humildes, tendo subido na vida a pulso, arriscou muito ao meter-se no vulcão que era então o Benfica.
Deixe-me que lhe diga que ouvi pessoalmente Manuel Vilarinho, no antigo gabinete da Luz, dizer que não conseguia desatar os nós que todos os dias lhe apareciam. É claro que quando dizem que você foi tratar do futebol, estão ser redutores. Você foi "tratar" do clube e o futebol, digo-o sem tibiezas, foi talvez aquilo com que menos se preocupou. E fez bem. Na verdade, as prioridades eram outras.
Ocupado com outros "nós" e com Vilarinho a meter água no futebol, com o despedimento de Mourinho à cabeça das infantilidades, para não lhes chamar outra coisa, a "gestão desportiva" foi ruinosa. Mas a gestão do clube foi um sucesso.
Até que, estabilizado o clube, você se virou para o futebol. E, diga-se em abono da verdade, acertou em cheio: foi buscar um trio de sucesso Simão + Trapattoni + Veiga, a ordem é arbitrária (e claro, já tinha trazido de Alverca essa jóia da coroa que era o Pedro Mantorras).
O sucesso desportivo apareceu num ápice. Depois, uma série de peripécias, entre as quais os problemas em que se viu envolvido José Veiga e a insólita decisão de dispensar Fernando Santos à 1ª jornada, fizeram o "projecto desportivo" recuar.
Este foi, talvez, o ponto negro do seu consulado. Do qual se demorou a recompor e desde aí a ânsia legítima e justa em ver reconhecido dentro das quatro linhas todo o trabalho que fez em reerguer o clube das cinzas tem-lhe toldado um pouco o racíocínio. Com mais paciência e menos impetuosidade; com mais cínismo e menos frontalidade; com mais silêncio e menos ruído - as coisas podiam e deviam ter sido diferentes.
Todos os benfiquistas têm já registado no seu código genético de benfiquistas tudo o que fez em prol do clube: o estádio, o centro de estágios, a recuperação financeira, a credibilização do clube, a recuperação das modalidades (que até já vão em catadupa às finais das provas europeias), a Benfica TV, a Fundação Benfica, a difusão do benfiquismo pelas Casas do Benfica, os 240 mil sócios.
Falta, você sabe que falta meu caro Luís Filipe Vieira, a cereja em cima do bolo: uma enorme consistência na conquista de títulos. Deixe-me arriscar este prognóstico para os próximos 10 anos do seu consulado: 6 títulos de campeão, 3 finais europeias (e as finais não se jogam, ganham-se) e 500 mil sócios. Só está nas suas mãos atingir estes objectivos.
desculpa la, mas a cereja em cima do bolo é a parte final do teu texto!
ResponderEliminarisso sim!!!! aaaaaaaahahahahahahahaha!!!!
loooooooooooooooooooololololololol!!!
absolutamente demais!
Mas que grande sonhador.
ResponderEliminarO mundo pula e avança......
Você deve estar com calor a mais meu caro INFERNO! E isso toldou-lhe o discernimento! Vir com um texto destes, elogiar alguém medíocre e oportunista como se tem mostrado Vieira e desejar mais dez anos, só pode um anti benfiquista primário! Se Vieira continuar, o clube sucumbirá antes dos dez anos por si protagonizados...
ResponderEliminarNa sua óptica, Vieira FEZ, CONSTRUIU, CREDIBILOU!!! Pois, pois! Herdou um passivo de 38 milhões e já o alcandorou aos 400 milhões!!! Assim também faria coisas e loisas e mostraria obra de gabarito! Fez, construiu, credibilizou a troca de dívidas e títulos... NEM VELOS!
No ultimo paragrafo falta,
ResponderEliminarliquidar a divida de Portugal ao FMI,
reconquistar Angola, Olivença e Ceuta.
até o super nuninho com a ajuda da fruta só conseguiu 4 campeonatos e duas taças de portugal na primeira década... e não apanhou um clube mais que falido!
ResponderEliminar"Deixe-me arriscar este prognóstico para os próximos 10 anos do seu consulado: 6 títulos de campeão, 3 finais europeias (e as finais não se jogam, ganham-se) e 500 mil sócios. Só está nas suas mãos atingir estes objectivos."
ResponderEliminarloooooooooooooooooooooooooooooooooool
Não é sonho nem utopia.
ResponderEliminarBastará os benfiquistas(alguns)deixarem-se de saudosismos,de se armarem em ''importantes'' (importante é o Benfica) e convergirem sem atropelos, sem alçapões e sem mesquinhices, que muito contribue para o desgaste,para o desânimo.
LFV tem estofo suficiente(já o demonstrou)para capitanear o navio por mais 10 anos, bastará apenas poder contar com a tripulação a todos os níveis.
Boa viagem capitão!
Pedro
ResponderEliminarO que é que você não compreendeu quando o Califa de 'mAl-anda a Luz' referiu que se prolongaram os festejos em demasia...?!
Ainda assim gostava de lhe vir a dar razão daqui a 10 anos, começando de imediato por um simples BI...!
ULTIMAS ESCUTAS DO FCPORTO:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=GGJyLBMWv_s
Eu, sou Benfiquista... mas o que eu me ri com a ultima parte do teu texto... o Rei Sol,está a matar o Benfica ... este escroque do LFV, está no Benfica, para se servir do clube , em vez de servir o clube ... 6 anos campeão ? lol nem 1 quanto mais 6 ...vai sonhando, pode ser é que quando os seguistas dele abrirem os olhos,já seja tarde demais.
ResponderEliminarConseguiu escrever isso sem se rir?
ResponderEliminarComo é que você preside uma casa do Benfica?! Já sei... da mesma maneira que o Vieira preside o "b"enfica.
AHAHAHAHAH
ResponderEliminarComo se devem rir os andrades com textos como estes!
ABRAM OS OLHOS!!! VEJAM AS CONTAS DO BENFICA E O SUPOSTO MILAGRE FINANCEIRO!
ESTÁDIOS?!CENTRO DE ESTÁGIO?! OS LAGARTOS TAMBÉM TEM E NUNCA, NUNCA OS OUVI FALAR NISSO PARA MANTEREM OS FRACOS DIRIGENTES POR LÁ.