quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O que nasce torto...

O momento mais emocionante desta jornada da Taça da Liga foi quando Luisão, regressado à equipa depois de longa paragem por lesão, beijou o emblema que transportava ao peito, após ter marcado o seu penalty na Reboleira, contra o E.Amadora (Estrela – 1, Benfica – 1 (4-5, nas gp).
Em 20 de Maio deste ano, escrevi: “A Taça da Liga morreu”. O futuro veio dar-me razão. Ainda não morreu, mas o que se passou esta noite é um atestado de óbito com data em branco. Saída da cabeça burocrática de Hermínio Loureiro, presidente da Liga, esta prova só podia resultar no espectáculo deprimente a que se assistiu nos jogos dos 3 grandes esta noite. Criada com o argumento de que os clubes precisavam de competição e de gerar mais receitas, a Taça da Liga redundou num completo falhanço. Os clubes grandes jogam com as segundas linhas (o Sporting ainda apresentou uma equipa de elementos mais rodados, em Guimarães), e pior do que isso, anunciam dias antes que o vão fazer. Resultado: poucos espectadores, fraco espectáculo. A Taça começou mal, e o que nasce torto…
Aliás, a rodagem de jogadores pelos 3 grandes significa o contrário do que argumentou Hermínio Loureiro. Para os treinadores, há muita competição. A Taça da Liga também não tem uma estratégia de marketing promocional que se veja. Na Reboleira estava menos de meia casa para ver o Benfica; em Guimarães (tradicionalmente um estádio que se enche de vitorianos) também menos de meia casa, cerca de 13 mil; em Fátima, onde jogou o FC Porto, lotação esgotada com 2.500 pessoas (!!!). Se isto é defender o espectáculo e promover o futebol, estamos conversados.
Última nota: na Reboleira, o árbitro Duarte Gomes assinalou penalty contra o Estrela no minuto 90, correspondendo a sinal do seu auxiliar. Freddy Adu fez o empate para o Benfica. Uma decisão errada do árbitro auxiliar, dado que a bola, rematada por Bynia, não bateu na mão do defesa estrelista mas sim na cabeça.
A 3 dias do Benfica – Sporting, não posso dizer que esta decisão me agradou. Mas quero recordar os de memória mais curta: Duarte Gomes foi o árbitro que marcou o célebre penalty contra o Benfica, na Luz, a favor do Sporting, após uma inacreditável simulação de Jardel, cujo golo resultou no empate (2-2); Duarte Gomes foi também o árbitro que marcou uma grande penalidade contra o Benfica, na Luz, que deu o primeiro golo ao Sporting, após outra inacreditável simulação de Elpídio Silva na área (1 – 3). Por isso, estamos conversados…

Foto: Fredy Adu, marcador de dois golos de grande penalidade do Benfica na Reboleira (http://www.espndeportes.espn.go.com/)

1 comentário:

  1. Espectáculo reprimente foi o roubo de que foi alvo o Estrala da Amadora. De resto, este "post" só pode ser entendido como uma crítica a José Antóniuo Camacho que não utilizou os melhores jogadores na Reboleira, prejuficando assim o Benfica e a própria Taça da Liga. A sorte é que há sempre um árbitro amigo na hora decisiva...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...