sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Perdoai-lhe(s) Senhor


Há uns anos, um programa televisivo chamado “Perdoa-me” conquistou um lugar de destaque no “share” audiovisual. Duarte Gomes, o árbitro do Estrela da Amadora – Benfica, para a Taça da Liga, talvez viciado nos “reality shows”, quer revisitar essa época e esse programa.
Hoje, em comunicado divulgado na página oficial da Liga de Clubes (!!??), Duarte Gomes pediu desculpa pelo erro/engano da marcação da grande penalidade contra o Estrela e que permitiu ao Benfica empatar o jogo já em cima da hora para o fim da partida.
Ocorre-me uma dúvida: a quem pediu desculpas Duarte Gomes? Ao Estrela, ao Benfica, a todos os clubes? É pena que este acto de contrição de Duarte Gomes não possa ser exercido de forma retroactiva. A sê-lo, este árbitro teria de pedir desculpas pela grande penalidade assinalada contra o Benfica, na Luz, em jogo com o Sporting. Estava o resultado em 2-1, quando, a cerca de 10 minutos do fim, depois de um canto marcado, Jardel desenhou uma pirueta no ar e deixou-se cair dentro da área. De pronto, Duarte Gomes ajudou a completar o espectáculo circense de Jardel e perante o espanto geral marcou penalty. O jogo terminou em 2-2. E podíamos ir por aí fora. Não só com Duarte Gomes como com muitos outros, p.ex. Carlos Calheiros, José Guímaro, José Pratas, Martins dos Santos, Soares Dias. Era trágico, se não fosse cómico.
Vou estar atento, a partir de agora, para todos os pedidos de desculpa que se irão seguir às jornadas de fim-de-semana, ou após os jogos da Taça de Portugal e da Liga. Se tal prática não se institucionalizar, então quem tem de vir pedir desculpa aos adeptos de futebol em Portugal é o senhor Vítor Pereira.

Foto: Duarte Gomes, in http://adeptos.blogspot.com

3 comentários:

  1. Na época 2001-2002, quando o Duarte Gomes decidiu ver um penalti que mais ninguém conseguiu ver, o resultado era de 2-0.

    O 2-2 foi também o Jardel que fez, mas de cabeça a centro do Tello.

    O problema do Duarte Gomes foi precisamente este segundo golo...

    Ele pensava que o 2-1 era um resultado mais justo, daí ter inventado o penalti...

    ResponderEliminar
  2. Só uma correcção: esse penalty do Jardel deu o 2-1. O 2-2 foi marcado também por ele, de cabeça, a 5 min. do fim.

    ResponderEliminar
  3. Olha, acrescenta aí mais uns nomes para o 'Perdoa-me': Inocêncio Calabote, Cilinho Baptista, Jorge Coroado, Vitor Pereira, aquele das botas do algarve,etc...

    PS. Desculpa só ter mencionado estes mas a minha memória já não dá para mais.

    As melhoras...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...